Ocorrências em Cruzeta e Caicó mobilizam guarnição do Alto da Bomba Tanque Salvamento com resposta rápida e técnica
Na segunda-feira (21), o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) atendeu a três ocorrências de incêndio na região do Seridó, envolvendo dois focos em vegetação e um incêndio em queijaria. A guarnição do Alto da Bomba Tanque Salvamento (ABTS) foi acionada e atuou de forma ágil para controlar as chamas.
A primeira ocorrência aconteceu em Cruzeta, onde um curto-circuito na rede elétrica da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN) causou um incêndio em um amontoado de lenha usado na caldeira de uma queijaria local. No local, os bombeiros identificaram um cabo de energia rompido e ainda energizado em contato com o material em combustão.
Seguindo protocolos de segurança para incêndios com cabos energizados, a equipe iniciou o combate utilizando pacotes de água, técnica específica para esse tipo de situação, controlando a propagação do fogo e criando um aceiro ao redor da área. Após a COSERN desligar a energia, os bombeiros extinguiram completamente o incêndio com segurança.
As outras duas ocorrências ocorreram no município de Caicó. O primeiro incêndio consumia vegetação em um terreno baldio, gerando intensa fumaça que ameaçava residências e comércios próximos. O segundo foco estava próximo à escola das Aldeias, no bairro Castelo Branco, onde o fogo consumia podas de árvores acumuladas. Com técnicas específicas de combate a incêndios florestais, as equipes conseguiram conter as chamas e realizaram o rescaldo para evitar novos focos.
O Corpo de Bombeiros reforça a importância de comunicar imediatamente qualquer princípio de incêndio pelo número 193, seja em áreas urbanas, industriais ou de vegetação. A rápida resposta é essencial para conter o fogo, evitar danos maiores e preservar vidas e o meio ambiente.