Solenidade no Quartel do Comando Geral reconheceu militares e civis que se destacaram na Justiça Militar e na preservação do meio ambiente
A Polícia Militar do Rio Grande do Norte realizou, na manhã desta quinta-feira (18), no Quartel do Comando Geral, em Natal, a solenidade de entrega da Medalha do Mérito de Polícia Judiciária Militar Estadual e da Medalha do Mérito Ambiental Capitão Gontijo. A cerimônia homenageou mais de 200 agraciados, entre militares e civis, que se destacaram em suas áreas de atuação.
A Medalha do Mérito de Polícia Judiciária Militar Estadual simboliza o reconhecimento àqueles que atuam na defesa da ordem jurídica castrense, na preservação da disciplina e na condução ética e técnica das atividades investigativas no âmbito militar. A condecoração reforça valores essenciais à credibilidade e à solidez da PMRN, como a justiça, a verdade e a responsabilidade institucional.
Já a Medalha do Mérito Ambiental Capitão Gontijo destaca a importância da proteção ao meio ambiente e do compromisso com a sustentabilidade. A honraria faz referência ao oficial que simboliza dedicação, visão e pioneirismo na causa ambiental e reconhece personalidades e profissionais que contribuem de forma relevante para a preservação ambiental, especialmente nas ações desenvolvidas pelo Batalhão de Policiamento Ambiental (BPamb).
As medalhas de Mérito de Polícia Judiciária Militar Estadual foram concedidas por ato do Comandante-Geral da PMRN, após criteriosa avaliação e publicação em Boletim Geral nos meses de dezembro de 2021 e dezembro de 2022. Por motivos administrativos, as entregas não haviam sido realizadas à época, sendo definidas para esta data. Já a Medalha do Mérito Ambiental Capitão Gontijo foi concedida por ato governamental da Excelentíssima Senhora Governadora do Estado, com publicação em Boletim Geral no dia 15 de dezembro de 2025.
Durante a solenidade, o Comandante-Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Alarico, ressaltou a importância do reconhecimento institucional, destacando que as homenagens representam o compromisso diário de homens e mulheres que atuam com ética, responsabilidade e espírito público, fortalecendo a Justiça Militar, preservando o meio ambiente e elevando o nome da PMRN.
A cerimônia reforça o compromisso da Polícia Militar do Rio Grande do Norte com a valorização profissional, o fortalecimento institucional e a integração entre segurança pública, justiça e preservação ambiental.












