Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Natal e São Gonçalo do Amarante; celulares foram apreendidos para perícia
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18), a 18ª fase da Operação Uiraçu, com foco no combate ao armazenamento e compartilhamento de mídias contendo cenas de abuso sexual infantil na internet.
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Natal e São Gonçalo do Amarante. Durante as diligências, aparelhos celulares foram apreendidos e encaminhados para perícia técnica, a fim de subsidiar as investigações em andamento. Os alvos são investigados por crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O nome da operação faz referência ao “Uiraçu”, ave de rapina que costuma atacar pequenos mamíferos, especialmente filhotes, simbolizando a ação da PF contra predadores sexuais que vitimam crianças e adolescentes.
A Polícia Federal também reforçou a necessidade de atenção por parte dos pais e responsáveis, destacando que a prevenção é essencial. A instituição orienta sobre a importância de conversar com os filhos sobre os riscos do ambiente virtual, acompanhar o uso de redes sociais, jogos e aplicativos e observar sinais de mudanças de comportamento que possam indicar situações de risco.
Segundo a PF, a informação e o diálogo aberto são ferramentas fundamentais para proteger crianças e adolescentes, garantindo sua segurança e bem-estar.