Carga seguia para exportação em Pernambuco e apresentava irregularidades sanitárias; mais de 30% dos crustáceos estavam mortos
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Rio Grande do Norte, com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), realizou na manhã desta segunda-feira (22) a apreensão de cerca de duas toneladas de lagosta durante fiscalização de rotina no km 118 da BR-101.
Os agentes abordaram um caminhão que transportava o crustáceo sem a documentação exigida. Além da ausência de regularização, a carga apresentava graves irregularidades sanitárias, já que mais de 30% do material estava morto, em descumprimento à Portaria MPA/MMA 31/2025.
A PRF informou que o veículo já havia sido flagrado em ocorrência semelhante no mês passado, no estado da Paraíba. Desta vez, a carga, que saiu do litoral norte potiguar, tinha como destino o porto de Pernambuco, onde seria exportada.
A ocorrência, o veículo e o motorista foram encaminhados ao IBAMA, que assumiu as providências administrativas e criminais cabíveis. O pescado apreendido foi levado para a Base Naval, onde passou por transbordo e armazenamento em câmaras frias. Após perícia e avaliação, a carga será doada, segundo o órgão ambiental.