O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta quinta-feira (13) duas operações simultâneas em cidades paulistas para desarticular associações criminosas especializadas em estelionato mediante fraude eletrônica, os chamados crimes cibernéticos.
A operação Mística cumpriu três mandados de busca e apreensão em São Paulo/SP, visando desarticular um grupo criminoso que aplicava golpes via WhatsApp e Instagram. A investigação teve início após denúncia recebida pelo Disque Denúncia do MPRN em junho de 2023, na qual a vítima relatou ter sua conta do Instagram hackeada e utilizada para aplicar golpes em seus contatos. Um investigado é considerado foragido de Justiça.
Simultaneamente, a operação Lumen cumpriu nove mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo e Poá. A operação visa desarticular uma associação criminosa suspeita de estelionato mediante fraude eletrônica e invasão de dispositivo informático. As investigações tiveram início pela Polícia Civil potiguar a partir de um Boletim de Ocorrência registrado em janeiro de 2022, em Natal, onde a vítima relatou ter sido lesada após a compra de eletrodomésticos pelo Instagram.
Ambas as operações contaram com o apoio da Polícia Civil (PC SP) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de São Paulo (MPSP). Os materiais apreendidos nas duas operações serão analisados pelo Gaeco do MPRN. O MPRN investigará o envolvimento de outras pessoas e a prática de outros crimes por parte dos grupos.
O MPRN reforça a importância da denúncia de qualquer atividade suspeita e orienta a população a tomar medidas de segurança online, como a utilização de senhas fortes e a verificação da autenticidade de perfis e anúncios em redes sociais.
Fonte: MPRN