Natal, Rio Grande do Norte, 15 de Janeiro de 2025
Redação 01/12/2024 às 17h12 - Atualizada em 01/12/2024 às 19h22
Policiais Militares da equipe de Força Tática do 9° BPM, durante estágio do 7° curso de Força Tática, realizavam patrulhamento no início da tarde deste domingo (1) na comunidade do Mosquito, zona leste da capital, quando abordaram um homem em atitude suspeita.
O homem, que possui um mandado de prisão em aberto, portava uma mochila e dentro dela foi encontrado um vasto material ilícito, dentre os quais:
- 55 (cinquenta e cinco) munições .556 mm;
- 24 (vinte e quatro) munições .12 mm;
- 2 (duas) balaclavas;
- 2 (duas) luvas táticas;
- 1bandoleira.
Diante da materialidade delitiva, o flagrante foi conduzido à Delegacia para os procedimentos judiciais cabíveis
Redação 30/11/2024 às 06h25 - Atualizada em 30/11/2024 às 06h31
Policiais civis da Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente (DPCA) de Parnamirim cumpriram um mandado de busca e apreensão, expedido pela Vara da Infância e Juventude da Comarca de Parnamirim, nesta sexta-feira (29), em uma residência localizada no bairro de Nova Parnamirim, em Parnamirim, na Grande Natal. Um homem de 42 anos foi preso em flagrante por armazenamento de nudez infantil.
As investigações indicam que um casal chantageava uma adolescente do seu núcleo familiar para a prática de atos sexuais. O suspeito foi preso em flagrante ao ser encontrado com diversas imagens de nudez e abuso sexual infantil em seu celular.
Durante a operação, os policiais apreenderam dispositivos eletrônicos dos investigados; o principal suspeito confessou os crimes.
A prisão faz parte da operação nacional "Hagnos", uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública para combater crimes contra crianças e adolescentes. O nome da operação, de origem grega, significa "santo" ou "sagrado", simbolizando a luta pela proteção da infância.
O suspeito foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Civil reforça a importância da denúncia anônima através do Disque Denúncia 181.
*Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS.*
Redação 30/11/2024 às 06h09
O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio da *SEÇÃO LEI SECA*, realizou, na tarde desta sexta-feira, blitz na Praia do Meio, zona leste de Natal, e registrou mais 02(duas) prisões pelo crime de embriaguez ao volante.
Os infratores de 34 e 35 anos, a bordo de motocicletas, apontaram, respectivamente, valores de 0.57mg/l e 0.42mg/l nos testes de alcoolemia, configurando crime previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro.
A fiscalização culminou ainda na confecção de 06(seis) autuações administrativas pela mistura de álcool e direção.
Redação 27/11/2024 às 09h23 - Atualizada em 27/11/2024 às 09h28
O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio da *SEÇÃO LEI SECA*, realizou, nesta terça-feira, blitz na Avenida das Fronteiras, zona norte de Natal, e registrou a prisão de 02(dois) condutores pelo crime de embriaguez ao volante.
Os infratores de 59 e 46 anos, apontaram, respectivamente, valores de 0.70mg/l e 0.51mg/l nos testes de alcoolemia, configurando crime previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro.
Eles foram encaminhados à Central de Flagrantes para as providências cabíveis.
Redação 26/11/2024 às 20h27 - Atualizada em 26/11/2024 às 20h33
Uma das aeronaves da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do RN, instalada no Centro Integrado de Operações Aéreas, foi acionada de maneira urgente, na tarde desta terça-feira (26), para a cidade de Areia Branca distante 282 quilômetros de Natal. O motivo do chamado foi bastante grave, dois funcionários de uma usina eólica ficaram presos a uma das torres após um incêndio iniciado em um dos geradores das cabines do local, em iminência de morte, os dois homens não tiveram outra opção, senão pedir socorro subindo em uma das hélices da torre.
Em poucos minutos a equipe do Ciopaer, recebeu a informação e partiu com destino indicado e resgatou os dois funcionários que não tiveram ferimentos graves. A brevidade no deslocamento para pontos de extrema necessidade vem provocando um efeito peculiar nas ações em todo o Estado, vidas foram salvas vítimas de afogamentos ao longo do extenso litoral do Estado, criminosos foram rendidos em situação de fuga e centenas de operações policiais foram exitosas mediante a presença das aernaves 01 e 02.
Redação 26/11/2024 às 18h54 - Atualizada em 26/11/2024 às 18h58
Policiais civis da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de Nova Cruz (DEAM Nova Cruz), com apoio da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher da Zona Norte (DEAM Zona Norte), prenderam em flagrante, nesta terça-feira (26), um homem de 42 anos suspeito de cárcere privado, ameaça e lesão corporal contra sua ex-companheira. O caso ocorreu no bairro das Flores, em Nova Cruz, interior do RN.
Durante a ação, os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão expedido pela 1ª Vara da Comarca de Nova Cruz. Como resultado, foram apreendidos uma arma de fogo de fabricação caseira e um simulacro de arma de fogo. Segundo relato da vítima, ela foi mantida presa na residência do suspeito durante toda a noite, sob ameaças com uma arma e agressões físicas. Aproveitando um momento de descuido, ela conseguiu escapar e procurou ajuda na delegacia, onde registrou a ocorrência e relatou os fatos.
Imediatamente, a equipe da Polícia Civil realizou diligências no endereço indicado, localizando e prendendo o suspeito em flagrante. A vítima foi encaminhada para atendimento médico e submetida a exame de corpo de delito, que confirmou as lesões sofridas.
O suspeito foi conduzido à delegacia para os procedimentos cabíveis e, em seguida, encaminhado ao Sistema Prisional, onde permanece à disposição da Justiça.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte reitera seu compromisso no combate à violência contra a mulher e destaca a importância de denunciar casos como este. As denúncias podem ser feitas anonimamente pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente na delegacia mais próxima.
*Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS.*
Redação 26/11/2024 às 00h00 - Atualizada em 26/11/2024 às 00h05
A chapa é quente!!!!
Policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) de Natal deflagraram, na sexta-feira (22), mais uma fase da "Operação Chapa Quente", que resultou na prisão de um suspeito nvestigado por furtos e roubos a cofres de postos de combustíveis, cometidos com o uso de explosivos e maquinários de corte. A prisão ocorreu no bairro Igapó, Zona Norte de Natal.
Segundo informações, o homem, de 32 anos, foi localizado em um supermercado no bairro Igapó, em Natal. As investigações apontam que a organização criminosa foi responsável, somente em 2024, por 11 furtos qualificados a cofres de postos de combustíveis, causando um prejuízo estimado em R$ 400 mil, além de um roubo com explosivos. Durante a primeira etapa da operação, seis mandados judiciais foram cumpridos, um de prisão e cinco de busca e apreensão.
Ao ser abordado, o suspeito também foi flagranteado por fraude processual, após quebrar o celular no momento da prisão. Ele foi conduzido à Delegacia e posteriormente enviado para o Sistema Prisional.
O nome Chapa Quente faz referência às ações do grupo criminoso, que utilizava explosivos e equipamentos de corte em seus crimes. A Polícia Civil reforçou que as investigações continuam para identificar e responsabilizar os demais envolvidos na organização criminosa.
A Polícia Civil ressalta que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
*Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS.*
Redação 25/11/2024 às 23h36 - Atualizada em 25/11/2024 às 23h52
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou no início do mês que o Estado do Rio Grande do Norte registou 1.387 delitos de trânsito entre janeiro a agosto de 2024.
Deste quantitativo, 259 foram procedimentos oriundos dos crimes de embriaguez ao volante decorrentes das blitzen Lei Seca/CPRE, o que representa 21% das ações.
O incremento da fiscalização e a análise mais criteriosa dos sinais de embriaguez daqueles condutores que se recusam a realizar o teste do “bafômetro”, são apontados como os principais fatores do alto número de prisões pela mistura de álcool e direção no Estado.
São crimes de trânsito, dentre outros: Lesão corporal culposa na direção de veículo automotor; Racha; Omissão de socorro; Embriaguez ao volante e Dirigir sem possuir Carteira Nacional de Habilitação, gerando perigo de dano.
Redação 25/11/2024 às 08h30 - Atualizada em 25/11/2024 às 08h40
Um homem morreu e outro ficou ferido após um atentado registrado, na noite deste domingo (24), no loteamento Dom Pedro, bairro Pajuçara, zona Norte de Natal. De acordo com a Polícia Militar, a vítima fatal, identificada, apenas como Buiú, foi atingida por tiros disparados por homens armados com fuzis que atingiram o peito e o rosto. Ele morreu na hora. Ainda segundo informes da equipe do 4º Batalhão, que foi acionada para verificar a ocorrência, outra pessoa foi atingida nas região da coxa e socorrida para o hospital mais próximo.
Testemunhas acrescentaram que os criminosos usavam coletes balísticos, o que sugere que o grupo não era amador. Houve correria e pânico no momento dos disparos e por esse motivo os autores do ato não foram identificados, eles fugiram em um veículo de cor preta. Diligências foram realizadas em toda a região após o ocorrido, porém nenhum suspeito foi preso.
Redação 24/11/2024 às 22h38 - Atualizada em 24/11/2024 às 23h04
A Polícia Militar, através dos Policiais Militares do 3º Pelotão de Tibau do Sul da 4ª CIPM, realizaram na noite deste sábado (23) na praia da Pipa, a prisão de dois indivíduos acusados pelos crimes de Tráfico de Drogas e Associação para tráfico de drogas.
Os policiais militares realizavam patrulhamento tático na praia da Pipa, ocasião que visualizaram dois indivíduos, que ao perceberem a presença policial, empreenderam fuga.
Ato contínuo, a equipe policial acompanhou os suspeitos, sendo alcançados em seguida, ao ser feito abordagem policial, foi encontrado em posse dos indivíduos, vasto material relacionado ao crime de tráfico de drogas, abaixo elencado.
Material apreendido:
36 porções de uma substância que por sua característica assemelha-se a droga popularmente conhecida por MACONHA;
52 porções de uma substância que por sua característica assemelha-se a droga popularmente conhecida por COCAÍNA
R$ 560,00 (quinhentos e sessenta reais) em cédulas fracionadas típica ao tráfico de drogas;
01 aparelho celular.
Diante dos fatos, foi dado voz de prisão aos indivíduos, que foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para realização dos demais procedimentos legais.
Redação 24/11/2024 às 18h58 - Atualizada em 24/11/2024 às 19h08
O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual(CPRE), por meio da *SEÇÃO LEI SECA*, realizou, neste sábado, fiscalização na cidade de Mossoró e prendeu em flagrante 02(dois) condutores por dirigir em estado de embriaguez.
Os homens de 32 e 56 anos, ao serem submetidos aos testes de alcoolemia, apontaram valores superiores a 0.33mg/l, sendo encaminhados à delegacia de polícia civil e autuados com base no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro.
A blitz, montada no bairro Abolição, culminou ainda na autuação administrativa de 09(nove) pessoas por misturar álcool e direção.
Redação 23/11/2024 às 20h01
O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual(CPRE), por meio da *SEÇÃO LEI SECA*, realizou, na tarde deste sábado, blitz na Redinha e registrou a prisão de um homem de 36 anos pelo crime de embriaguez ao volante.
O infrator, a bordo de motocicleta, ao ser submetido ao teste de alcoolemia, apontou valor de 0.42mg/l, configurando crime previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro. Ele foi encaminhado à Central de Flagrantes.
06(seis) pessoas ainda foram autuadas na esfera administrativa por misturar álcool e direção.
Redação 23/11/2024 às 19h58
Na madrugada do dia 23 de novembro, durante patrulhamento de uma viatura do Comando de Policiamento da Capital (CPC), em ação pela Operação Paz em São José de Mipibu, município da Grande Natal, um veículo com três integrantes em atitude suspeita chamou a atenção dos policiais militares.
O trio foi abordado em um posto de gasolina e, no interior do veículo, foram encontrados:
• 1 pistola glock 9 mm;
• 3 carregadores;
• 69 munições;
• 2 máscaras.
Um dos abordados tinha um mandado de prisão em aberto. Todos foram conduzidos a delegacia de plantão.
Redação 21/11/2024 às 20h30 - Atualizada em 21/11/2024 às 20h34
O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio da *SEÇÃO LEI SECA*, realizou, nesta quinta-feira, blitz no bairro de Santos Reis, zona leste de Natal, e registrou a prisão de 03(três) condutores pelo crime de embriaguez ao volante.
Os infratores, sendo um idoso, ao serem submetidos aos testes de alcoolemia, apontaram valores superiores a 0.33mg/l, configurando crime. Eles foram encaminhados à Central de Flagrantes.
12(doze) pessoas ainda foram autuadas na esfera administrativa por dirigir sob a influência de álcool.
Redação 20/11/2024 às 07h23 - Atualizada em 20/11/2024 às 07h29
O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual(CPRE), por meio da *SEÇÃO LEI SECA*, realizou, na noite desta terça-feira -feira e início da madrugada de hoje, fiscalização itinerante em Natal e registrou a prisão de um homem de 47 anos pelo crime de embriaguez ao volante
O infrator, ao ser submetido ao teste de alcoolemia, apontou valor de 0.45mg/l, configurando crime previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro.
As blitzen, montadas nos bairros de Morro Branco e Nova Descoberta, culminaram ainda na autuação administrativa de outras 10(dez) pessoas por misturar álcool e direção.
Redação 19/11/2024 às 16h51 - Atualizada em 19/11/2024 às 19h40
Um caso no mínimo macabro foi registrado na manhã desta terça-feira (19), em uma praça pública, as margens da BR101, no bairro Lagoa Nova, no conjunto Potilândia, zona Sul de Natal. Um homem de 29 anos, morador de rua, tirou a vida do próprio pai a golpes de facas e em seguida arrancou a cabeça da vítima colocando-a em uma sacola. De acordo com testemunhas, o Indivíduo autor do assassinato e da ação terrível, acabou preso pela polícia militar um quarteirão depois.
Na delegacia, Victor relatou aos policiais civis que só matou o pai porque era perseguido por ele e que na ocasião teve que se defender, ou seja, foi seja, segundo ele, matou por legítima defesa, versão contestada pelas autoridades policiais presentes. Após os procedimentos cabíveis, Victor foi autuado em flagrante por homicídio qualificado. O corpo da vítima, que até o fim dessa matéria ainda não tinha sido oficialmente identificado, foi levado para a sede do ITEP (Instituto Técnico e Científico de Perícia), no bairro da Ribeira. O caso será investigado na DHPP (Divisão de Homicídios e Proteção Pessoa).
Redação 19/11/2024 às 08h00
O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual(CPRE), por meio da *SEÇÃO LEI SECA*, realizou, na noite desta segunda-feira e início da madrugada de hoje, fiscalização na zona sul de Natal e registrou a prisão de um homem de 55 anos pelo crime de embriaguez ao volante
O infrator, a bordo de motocicleta, ao ser submetido ao teste de alcoolemia apontou valor de 0.70mg/l, configurando crime.
A blitz, montada no bairro de Ponta Negra, culminou ainda na autuação administrativa de 12 (doze) pessoas por dirigir sob a influência de álcool e na detenção de um homem de 25 anos por porte de maconha.
Redação 18/11/2024 às 22h19 - Atualizada em 18/11/2024 às 22h22
A Polícia Federal, por meio do Grupo de Capturas (GCAP) da Superintendência Regional no Rio Grande do Norte, atingiu esta semana uma importante marca: 500 Mandados de Prisão cumpridos em 2024. O Grupo, composto por policiais treinados na Academia Nacional de Polícia, em Brasília/DF, é especializado na localização de pessoas foragidas, com atuação em todo território nacional.
Das 500 prisões realizadas, 258 ocorreram no RN, enquanto as 242 restantes foram cumpridas em outros estados da Federação, com base em levantamentos feitos pelo GCAP/RN. O trabalho desenvolvido pelo grupo envolve suas equipes de inteligência e operações, além da colaboração estreita com forças policiais federais e estaduais
Esse número reflete o empenho da corporação na luta contra a criminalidade e na garantia da eficácia do processo punitivo, com destaque para as 211 prisões preventivas, 234 definitivas e 26 recapturas realizadas em 2024, entre outras ações.
Os mandados de prisão cumpridos abrangem uma ampla gama de crimes, tanto de natureza federal quanto estadual, e resultaram na retirada de criminosos das ruas. As prisões envolveram réus que estavam foragidos da Justiça, os quais possuíam mandados de prisão ativos. Entre as infrações mais comuns praticadas pelas pessoas presas, destacam-se os crimes de roubo (154), homicídio (79) e tráfico de drogas (74).
Também foram cumpridos mandados por crimes como estupro de vulnerável (40), furto (22), lesão corporal (9), e crimes relacionados à Lei Maria da Penha (15), entre outros. Esses dados demonstram o comprometimento da Polícia Federal em garantir que criminosos não fiquem impunes, reforçando a segurança pública e a confiança da população no sistema judiciário.
A Polícia Federal, por meio do Grupo de Capturas (GCAP) da Superintendência Regional no Rio Grande do Norte, atingiu esta semana uma importante marca: 500 Mandados de Prisão cumpridos em 2024. O Grupo, composto por policiais treinados na Academia Nacional de Polícia, em Brasília/DF, é especializado na localização de pessoas foragidas, com atuação em todo território nacional.
Das 500 prisões realizadas, 258 ocorreram no RN, enquanto as 242 restantes foram cumpridas em outros estados da Federação, com base em levantamentos feitos pelo GCAP/RN. O trabalho desenvolvido pelo grupo envolve suas equipes de inteligência e operações, além da colaboração estreita com forças policiais federais e estaduais
Esse número reflete o empenho da corporação na luta contra a criminalidade e na garantia da eficácia do processo punitivo, com destaque para as 211 prisões preventivas, 234 definitivas e 26 recapturas realizadas em 2024, entre outras ações.
Os mandados de prisão cumpridos abrangem uma ampla gama de crimes, tanto de natureza federal quanto estadual, e resultaram na retirada de criminosos das ruas. As prisões envolveram réus que estavam foragidos da Justiça, os quais possuíam mandados de prisão ativos. Entre as infrações mais comuns praticadas pelas pessoas presas, destacam-se os crimes de roubo (154), homicídio (79) e tráfico de drogas (74). Também foram cumpridos mandados por crimes como estupro de vulnerável (40), furto (22), lesão corporal (9), e crimes relacionados à Lei Maria da Penha (15), entre outros.
Esses dados demonstram o comprometimento da Polícia Federal em garantir que criminosos não fiquem impunes, reforçando a segurança pública e a confiança da população no sistema judiciário.
A atuação da Polícia Federal no Rio Grande do Norte é um exemplo claro do trabalho contínuo e da determinação dessa corporação e das demais forças de segurança em garantir a aplicação da lei, independentemente da natureza do crime ou da esfera em que ele se enquadre.
A atuação da Polícia Federal no Rio Grande do Norte é um exemplo claro do trabalho contínuo e da determinação dessa corporação e das demais forças de segurança em garantir a aplicação da lei, independentemente da natureza do crime ou da esfera em que ele se enquadre.
Redação 18/11/2024 às 11h13 - Atualizada em 18/11/2024 às 11h18
Policiais civis da Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente (DPCA) de Natal cumpriram, na quinta-feira (14), um mandado de prisão condenatória contra um homem de 34 anos, condenado por estupro qualificado e estupro de vulnerável. A ação ocorreu em parceria com a Delegacia Municipal de Osasco (SP).
De acordo com as investigações, o homem, que estava foragido desde 2020, foi localizado na cidade de Osasco, Zona Oeste do Estado de São Paulo (SP), e teve o mandado de prisão condenatória expedido pelo Poder Judiciário. Ele foi sentenciado a 16 anos de reclusão.
As investigações também apontam que o suspeito cometeu crimes contra a dignidade sexual de duas vítimas diferentes. Após identificar sua localização, a Polícia Civil do Rio Grande do Norte solicitou o apoio da Polícia Civil de São Paulo, que realizou diligências para efetivar a prisão.
O homem foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá a disposição da Justiça.
A Polícia Civil reforça a importância de a população continuar enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
*Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do RN – SECOMS.*
Redação 18/11/2024 às 11h02
Policiais civis da 81ª Delegacia de Polícia (DP) de Tangará, com o apoio da 80ª DP de Santa Cruz, da 9ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) e da Polícia Militar (PM), realizaram, no último domingo (17), uma operação para localizar um foragido da Justiça na cidade de Tangará, no interior do Rio Grande do Norte.
Durante as diligências, as equipes se depararam com dois indivíduos armados, que reagiram ao avistarem a aproximação policial. Houve confronto, e um dos suspeitos foi alvejado. Ele foi socorrido e encaminhado ao hospital local, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
De acordo com as investigações, o suspeito estava escondido em uma residência na cidade, onde, além das armas, seriam encontradas drogas. Durante a operação, outros dois suspeitos foram detidos: um homem de 20 anos e um adolescente. Eles foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e corrupção de menores.
Na ação, foram apreendidos diversos materiais, incluindo maconha, duas espingardas calibre 12, uma capa de colete balístico, uma balança de precisão e munições de calibres .40 e 12.
Os detidos foram encaminhados à delegacia para os procedimentos legais e permanecem à disposição da Justiça.
A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população e incentiva o envio de denúncias anônimas por meio do Disque Denúncia 181.
*Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS.*