Natal, Rio Grande do Norte, 07 de Setembro de 2024

"Operação Braço Direito:" Polícia Civil prende mulher suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas em Acari

Redação   20/08/2024 às 11h33   -  Atualizada em 20/08/2024 às 11h37

PCRN

Policiais civis da 93ª Delegacia de Polícia (DP) de Acari cumpriram, na tarde de segunda-feira (19), um mandado de prisão preventiva contra uma mulher, de 21 anos, suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas na cidade de Acari. A ação faz parte da terceira fase da “Operação Braço Direito”, que visa a combater o tráfico de drogas na região Seridó do RN.

De acordo com as investigações, a mulher é companheira de um homem preso na primeira fase da operação e que atualmente cumpre prisão preventiva. As investigações revelaram que ela possui participação direta no tráfico de drogas e em outros crimes. A mulher é conhecida na cidade com atividades ilícitas, além de ser bastante ativa nas redes sociais. Após diligências, a suspeita foi localizada e presa pelos policiais.

Com o apoio do 13º Batalhão da Polícia Militar, ela foi conduzida à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhada ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A “Operação Braço Direito” recebeu esse nome devido à ligação do marido da suspeita com o tráfico de drogas em Acari e cidades vizinhas, sob a liderança de Bruno Ferreira dos Santos, de 25 anos, que é procurado por tráfico, associação para o tráfico e roubo.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima por meio do disque denúncia 181.

*Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do Rio Grande do Norte - SECOMS.*

Comentar

Professor de Jiu-jitsu morre após atentado na porta de academia no bairro da Redinha

Frederico da Silva estava dando aula quando foi chamado pelo assassino; o crime ocorreu na noite desta segunda-feira (19)

Redação   20/08/2024 às 10h59   -  Atualizada em 20/08/2024 às 11h19

Foto: Cedida

Um homem de 40 anos identificado como Frederico da Silva Siqueira foi assassinado com vários tiros, na frente de uma academia onde dava aula, na rua Pedro Pinheiro, no bairro da Redinha, na noite desta segunda-feira (19). De acordo com testemunhas, a vítima foi chamada por homens em uma moto e ao sair foi surpreendida pelos disparos. Fred, como conhecido, ainda foi socorrido para o hospital Santa Catarina, mas não resistiu.

As razões para o crime ainda são desconhecidas, a DHPP (Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa) esteve no local do fato para tentar colher o máximo de informações possíveis, assim como a vida pregressa de Fred.

Comentar

Polícia Federal prende espanhol com cocaína diluída no Aeroporto de Natal

Redação   19/08/2024 às 12h23   -  Atualizada em 19/08/2024 às 12h25

Foto: PF

A Polícia Federal prendeu, na madrugada do último sábado 17/8, no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal, um cidadão espanhol de 27 anos, suspeito de envolvimento com tráfico de drogas. Com o homem, que trabalha como camareiro, foram encontrados 9,8 litros de cocaína diluída em recipientes de detergente e shampoo.

A prisão ocorreu durante uma fiscalização de rotina quando o suspeito se preparava para embarcar em um voo com destino a Barcelona, Espanha. Ao passar sua bagagem pelo aparelho de raios X, a coloração do material levantou suspeitas dos policiais. Após uma abordagem inicial, o estrangeiro foi informalmente entrevistado e, diante do nervosismo apresentado, foi conduzido à sala da Polícia Federal no aeroporto. Em seguida, ele foi levado à sede da PF, localizada no bairro de Lagoa Nova, onde exames preliminares da perícia confirmaram a presença de cocaína diluída nos frascos apreendidos.

Durante o seu depoimento ele disse que recebeu a mala de um desconhecido em Ponta Negra, Zona Sul de Natal, mas negou saber a bagagem tivesse droga, alegando que apenas fazia um favor para uma pessoa que conheceu num aplicativo de relacionamento e que esta teria pedido para que levasse a mala até Lisboa, Portugal.

O acusado foi indiciado por tráfico internacional de drogas. Ele também passou por exame de corpo de delito no Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e se encontra, provisoriamente, sob custódia na Superintendência da Polícia Federal, à disposição da Justiça.

Comentar
PCRN

Policiais civis da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos (DEFUR/Natal) prenderam, no final da tarde desta sexta-feira (16), quatro integrantes de um grupo especializado em uma série de furtos a lojas e shoppings na região Nordeste. As prisões aconteceram no bairro Bom Pastor, Zona Oeste de Natal, no âmbito da "Operação Velho Oeste". Na oportunidade, diversas bebidas alcoólicas e roupas foram recuperadas.

Segundo as investigações da DEFUR/Natal, os crimes eram cometidos em várias lojas e hipermercados de renome nacional. Os investigados foram identificados após uma minuciosa investigação que revelou a atuação coordenada do grupo em diferentes estados da região Nordeste do Brasil. Ainda de acordo com as investigações, os indivíduos vieram do Recife/PE ontem (15) e no mesmo dia iniciaram uma série de furtos a estabelecimentos comerciais em Natal e continuaram cometendo os crimes hoje (16), quando foram capturados em flagrante delito, com diversos bens subtraídos e prontos para retornar ao estado de Pernambuco.

No momento do flagrante, foram presas duas mulheres, de 21 e 22 anos de idade, e dois homens naturais do Estado do Pará, de 27 e 31 anos. Os indivíduos foram presos e estão sendo encaminhados para os procedimentos legais necessários. A Polícia Civil, por meio da DEFUR, continua trabalhando para combater atividades ilícitas de furtos e roubos a fim de garantir a segurança da população.

A "Operação Velho Oeste" alude ao período da Lei Seca nos Estados Unidos, que impôs a proibição da venda de uísque entre 1920 e 1933. Durante esse tempo, o mercado negro prosperou e grupos criminosos se fortaleceram, gerando um ambiente de corrupção e crime. Além disso, as bebidas no deserto eram transportadas através de carroças ou trens.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.

*Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS.*

Comentar
Foto: SESED

Apenas uma perturbação do sossego alheio, causada por som alto, foi registrada pela Polícia Militar no Rio Grande do Norte ao longo de todo o domingo (18), durante a aplicação da prova do Concurso Público Nacional Unificado, o chamado "Enem dos concursos".

Para o coronel PM Josemário Xavier, coordenador de operações, o esquema de segurança pública montado no estado "foi realizado com sucesso e o resultado pode ser considerado tranquilo".

Em visita ao Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), montado na Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) o titular da pasta, coronel Francisco Araújo também considerou as atividades satisfatórias. "Tudo transcorreu dentro da normalidade. Fica aqui o nosso agradecimento pelo empenho de todos os policiais e agentes de segurança envolvidos na operação", destacou.

No RN, 230 PMs atuaram em 93 locais de provas, sendo 41 em Natal, 16 em Parnamirim, 9 em Mossoró e 7 em Caicó.

Mais de 50 mil pessoas se inscreveram para o concurso no RN. Em todo o país, foram mais de 2 milhões de candidatos.

Comentar

Lei Seca: 59 condutores são autuados na praia da Pipa

A ação ocorreu na noite do sábado e na madrugada deste domingo (18)

Redação   18/08/2024 às 10h56  

Foto: PRERN

A Seção Lei Seca do CPRE realizou operações na Praia da Pipa, em Tibau do Sul, neste fim de semana, culminando na autuação de 59 condutores que se recusaram a realizar o exame de alcoolemia. Os motoristas foram enquadrados no artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Além disso, a ação policial resultou em 24 autuações por outras infrações ao CTB e na remoção de sete veículos para o pátio do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). No total, foram abordados 847 condutores.

As operações de fiscalização de trânsito desenvolvidas pelo CPRE e DETRAN têm como objetivo garantir a segurança viária e a paz pública.

Comentar
Foto: SESED

A Polícia Militar está pronta para atuar na segurança dos candidatos que farão o Concurso Público Nacional Unificado (CNU), o "Enem dos concursos". As provas serão aplicadas neste domingo (18), em dois turnos. No Rio Grande do Norte, são 93 locais de provas, sendo 41 em Natal, 16 em Parnamirim, 9 em Mossoró e 7 em Caicó.

Mais de 50 mil pessoas se inscreveram para o concurso no RN. Em todo o pais, são mais de 2 milhões de candidatos.

Importante lembrar que, pela manhã, os portões abrem às 7h30, no horário de Brasília (DF). A prova termina às 11h30 e haverá um intervalo, quando os candidatos poderão sair para almoçar. À tarde, os portões reabrem às 13h.

"A PM estará nas ruas, preparada para fazer a escolta das provas até o locais de aplicação, já a partir das 5h. Viaturas irão acompanhar os carros dos Correios e teremos pelo menos dois policiais em cada unidade onde as provas serão realizadas", pontuou o coronel Josemário, coordenador da operação.

Comentar

Policiais civis da 103ª Delegacia de Polícia (DP) de Tibau do Sul, em ação conjunta com policiais militares da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (4ª CIPM) deflagram na tarde de quinta-feira (15) mais uma fase da "Operação Liberdade". A ação teve como objetivo reprimir o tráfico de drogas e fechou três "bocas de fumo" localizadas na praia de Pipa, no município de Tibau do Sul, litoral sul do RN. Cinco homens foram presos em flagrante.

No decorrer das diligências, os policiais civis e militares prenderam cinco suspeitos pela prática do crime de tráfico de drogas. De acordo com as investigações, os estabelecimentos eram comandados por integrantes de uma facção criminosa que comercializava entorpecentes na região.

Durante a operação, foram apreendidas 200 porções de maconha, 101 papelotes de cocaína, aproximadamente meio quilo de cocaína pesada, 12 porções de haxixe, cinco balanças de precisão, sacos zip lock, aparelhos celulares e uma quantia em dinheiro fracionado.

A ação contou ainda com o apoio da 102ª Delegacia de Polícia (DP) de Arez, da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) e de policiais militares da Operação Protetor, da SENASP/MJSP.

Esta ação marca a 24ª fase da "Operação Liberdade", que já resultou na prisão de 40 pessoas na cidade. A operação visa libertar a população dos pontos de distribuição de drogas, combater facções criminosas, homicídios e a posse ilegal de armas de fogo, entre outros crimes conexos.

Os homens foram conduzidos à Delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.

*Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS.*

Comentar

Motorista de ônibus é morto a tiros no bairro Planalto

Tamires Dantas estava a caminho do trabalho na manhã desta sexta-feira (16).

Redação   16/08/2024 às 08h32   -  Atualizada em 16/08/2024 às 08h34

Foto: Reprodução

Um motorista de ônibus, foi morto a tiros na manhã desta sexta-feira (16), na avenida João Hélio, no bairro Planalto, zona Oeste de Natal, enquanto caminhava em direção ao trabalho por volta das 4h. De acordo com as primeiras informações colhidas pela Polícia Militar, Tamires Dantas de Souza, de 60 anos sofreu cerca de cinco disparos efetuados por um desconhecido durante um possível assalto.

Os trabalhos de perícia é investigação foram iniciados no intuito de esclarecer o que de fato motivou o assassinato da vítima. O caso será investigado na DHPP.

Comentar

Paixão criminosa: Polícia Civil prende casal condenado por homicídio em Macaíba

Redação   15/08/2024 às 18h29   -  Atualizada em 15/08/2024 às 18h36

Policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) cumpriram, na terça-feira (13), dois mandados de prisão em desfavor de um casal, uma mulher de 46 anos e um homem de 52 anos, condenados pelo crime de homicídio qualificado. A prisão ocorreu em Macaíba, na Grande Natal.

O crime aconteceu em outubro de 2011, quando a vítima, Emanuelle Sabino Féliz, foi executada com diversos disparos de arma de fogo no Distrito Industrial de Macaíba. As investigações apontaram que a motivação do crime foi uma antiga rixa entre a mulher e a vítima, que culminou no homicídio.

A mulher foi sentenciada a 21 anos de reclusão, enquanto o homem recebeu pena de 24 anos de prisão.

A Polícia Civil reforça a importância da denúncia anônima como ferramenta fundamental no combate à criminalidade. A população pode colaborar com as investigações através do Disque Denúncia 181.

*Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS*

Comentar
PCRN

Policiais civis da Delegacia Especializada de Narcóticos (DENARC) de Natal apreenderam, nesta quinta-feira (15), entorpecentes, dezenas de munições de armas de fogo, materiais para arrombamentos e roupas camufladas, possivelmente para utilização de furtos mediante arrombamento, em uma residência no bairro do Alecrim, Zona Leste de Natal.

Segundo as informações, um grupo de homens estava frequentando de modo suspeito, durante o período noturno, uma residência localizada no bairro do Alecrim. Por razão disso, foram realizadas diligências pela equipe policial, sendo possível confirmar as informações e obter elementos que indicavam a prática do crime de tráfico de drogas. Na manhã do dia de hoje, foi organizada uma operação com o objetivo de capturar os suspeitos em flagrante. Ao chegar ao local, às autoridades visualizaram um homem suspeito que, ao perceber a presença da viatura, empreendeu fuga pelos fundos do imóvel.

No interior da residência, foram encontrados pouco mais de um quilo de cocaína, sacos zip-lock, balanças de precisão, acessórios de arma de fogo, dezenas de munições de calibre restrito (calibres .556, .45 e .40), além de material usualmente aplicado para arrombamento de cofres, como ferramentas tipo maçaricos, pé de cabra, alicate, botijão de gás e cilindro.

Além dos demais objetos e entorpecentes encontrados na residência, também foram apreendidos roupas táticas, por vezes utilizadas para roubos e ações criminosas, como coldres, balaclavas, gandolas, calças camufladas, óculos com lentes de proteção e chapéus. Os materiais foram conduzidos à DENARC/Natal, onde prosseguirá as investigações para responsabilização dos envolvidos.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

*Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS.*

Comentar

Dupla é presa após furar barreira e trocar tiros com a PM em Parnamirim

Um terceiro suspeito conseguiu escapar; o fato ocorreu na noite desta quarta-feira (14)

Redação   15/08/2024 às 11h17   -  Atualizada em 15/08/2024 às 11h20

Foto: Cedida

Dois homens foram presos na noite desta quarta-feira (14), após o carro onde estavam furar uma barreira policial instalada no bairro Parque Indutrial, na cidade de Parnamirim, além de trocar tiros com a equipe do 3° Batalhão que realizava a fiscalização.

Os suspeitos estavam em veículo tipo Siena e quando visualizaram a blitz fugiram. Os policiais iniciaram um acompanhamento, mas os indivíduos que ocupavam O carro atiraram, o que provocou a reação dos agentes de segurança. Já em uma área de mata, três homens desembarcaram do veículo, sendo que dois acabaram rendidos e um terceiro conseguiu escapar. A dupla foi conduzida para a Central de Flagrantes em Natal.

Comentar

Polícia Civil prende quarteto e apreende mais de 20 quilos de drogas durante "Operação Quatro Mãos" em Mossoró

Redação   15/08/2024 às 10h20   -  Atualizada em 15/08/2024 às 10h22

PCRN

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, através da Delegacia Especializada em Narcóticos de Mossoró (DENARC/Mossoró) deflagrou na manhã desta quarta-feira (15) a "Operação Quatro Mãos", que resultou no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão e na prisão de quatro suspeitos de tráfico de drogas na cidade de Mossoró. A ação contou com a participação da Divisão de Polícia Civil do Oeste (DIVIPOE), da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Mossoró (DEFUR/Mossoró) e da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações de Mossoró (DEFD/Mossoró).

No início, as investigações apontaram para uma organização criminosa atuante no bairro Parque das Rosas, com uma estrutura hierarquizada que envolvia desde distribuidores de drogas até usuários. Durante as buscas, os policiais encontraram cerca de 15 quilos de maconha "prensada", três quilos de maconha "refinada", pedras de crack e três quilos de cocaína e outras drogas já fracionadas para venda. O prejuízo estimado ao crime foi de quase R$ 200 mil.

Um dos presos atuava como motorista de aplicativo e transportava e ocultava as drogas para a facção. Também foram presos mais três indivíduos, sendo duas mulheres e um homem, responsau por vender os entorpecentes diretamente aos usuários. As investigações continuam para identificar e prender os demais envolvidos na organização.

O nome da "Operação Quatro Mãos" simboliza a atuação do quarteto preso durante as ativadades criminosas de tráfico de drogas.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

*Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS.*

Comentar

Policiais civis da 85ª Delegacia de Polícia (DP) de João Câmara deflagraram, nesta terça-feira (13), uma operação que resultou no cumprimento de uma ordem judicial de internação provisória, expedida pela 1ª Vara da Comarca do município, contra um adolescente pela suspeita da prática de ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas.

O jovem é suspeito de integrar uma facção criminosa que atua no tráfico de entorpecentes na região. Além disso, foi constatado também que ele já possuía passagem pela polícia por ato infracional análogo ao crime de associação para o tráfico.

A apreensão aconteceu no centro de João Câmara. Ele será enviado ao Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (CASEP), onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

*Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS.*

Comentar
Foto: PRERN

A *Seção Lei Seca/CPRE* realizou operações na Zona Leste e Oeste de Natal na noite desta terça-feira. Durante o bloqueio na Avenida dos Caicós, um idoso de 61 anos foi abordado e, ao ser submetido ao exame de alcoolemia, apresentou um índice de 0,56 mg/L, configurando crime de trânsito. No dia 10 deste mês, outro idoso da mesma idade também foi flagrado e preso por embriaguez ao volante.

Além dessa prisão, a equipe autuou outros três condutores por dirigir sob efeito de álcool. Mais de 190 motoristas foram abordados nos pontos de bloqueio.

As ações desenvolvidas pelo CPRE reforçam o compromisso em garantir a segurança nas estradas, combater o tráfico de drogas e outros crimes.

Comentar

Marinha do Brasil abre inscrições para concurso de redação da Operação “Cisne Branco” 2024

Poderão participar estudantes de escolas públicas e particulares, do Ensino Fundamental e Médio, que concorrerão a diversas premiações

Redação   13/08/2024 às 10h58   -  Atualizada em 13/08/2024 às 11h09

A Marinha do Brasil (MB) torna público o concurso de redação da Operação “Cisne Branco” (OCB)/2024. O certame é destinado a selecionar os melhores trabalhos por escola, por cidade e a nível nacional. Os interessados devem elaborar um texto (escrito a mão)

sobre um tema ligado à Marinha, e conforme requisitos dispostos em regulamento disponível no link: https://www.marinha.mil.br/operacao-cisne-branco

O concurso é direcionado às escolas públicas e particulares, com proposições diferenciadas para o Ensino Fundamental e Médio. Poderão participar da OCB/2024 os alunos regularmente matriculados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1° ao 3°

ano do Ensino Médio, bem como alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os estudantes, que pretendem participar do concurso, devem escrever as dissertações sobre os seguintes temas:

- Para os alunos do Ensino Fundamental: “O Valor de uma Marinha bem equipada”;

- Para os alunos do Ensino Médio: “A importância dos investimentos no Poder Naval para o

fortalecimento do Brasil”.

A inscrição no concurso ocorre mediante a entrega da redação pela escola, até o dia 20 de setembro. Para as escolas situadas no Rio Grande do Norte, o local de

recebimento será no Comando do 3º Distrito Naval, bairro Santos Reis, em Natal.

A OCB é uma atividade de relações públicas conduzida pela MB, que visa contribuir

para o desenvolvimento da mentalidade marítima no contexto da sociedade brasileira, despertando nos jovens, pais e professores o interesse por temas de relevância para a Força Naval.

Informações aos interessados em participar da Operação “Cisne Branco”, no Rio Grande

do Norte:

Telefone: (84) 3216-3008

E-mail: diego.oliveira@marinha.mil.br

Prazo de entrega (por meio físico) da redação: até o dia 20 de setembro no Comando do 3º Distrito Naval, na Rua Coronel Flamínio, nº100 - Santos Reis - Natal – RN.

Regulamento: https://www.marinha.mil.br/operacao-cisne-branco.

Comentar

"Operação Shamar": Polícia Civil prende mais um homem suspeito de violência doméstica na Grande Natal

Redação   13/08/2024 às 10h33   -  Atualizada em 13/08/2024 às 10h38

Foto: Cedida

Policiais civis da 25ª Delegacia de Polícia (DP) de Nísia Floresta deram cumprimento, na segunda-feira (12), a um mandado de prisão preventiva, expedido pela Vara Mista da Comarca de Cabedelo, na Paraíba, contra um homem de 39 anos, pela suspeita da prática dos crimes de ameaça e lesão corporal, ocorridos no município de Cabedelo, localizado no Estado da Paraíba. A prisão aconteceu no município de Nísia Floresta, na Grande Natal.

O crime aconteceu em 2021, quando o suspeito teria ameaçado e agredido a ex-companheira. Após o crime, o homem fugiu. No entanto, após diligências, os policiais conseguiram localizar e prender o suspeito no distrito de Campo de Santana, no município de Nísia Floresta.

O suspeito foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e, posteriormente, encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

*"Operação Shamar"*

A ação faz parte da "Operação Shamar", nome em hebraico que significa cuidar, proteger e vigiar, é uma ação nacional realizada durante o Agosto Lilás, mês de conscientização pela defesa da mulher, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

*Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS.*

Comentar

Operação transnacional desarticula rede de lavagem de dinheiro da máfia Italiana no Brasil

A operação resultou na execução de um mandado de prisão preventiva de um mafioso e cinco mandados de busca e apreensão em três estados brasileiros: Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Piauí.

Redação   13/08/2024 às 09h24   -  Atualizada em 13/08/2024 às 09h31

Foto: PF

A Polícia Federal, em coordenação com o Ministério Público Federal e apoio internacional do Ministério Público e da Guardia di Finanza de Palermo, Itália, deflagrou hoje a Operação Arancia, visando desarticular uma rede de lavagem de dinheiro operacionalizada pela

máfia italiana no Rio Grande do Norte.

As investigações, que começaram em 2022, têm como alvo uma organização criminosa suspeita de lavar dinheiro para a máfia italiana Cosa Nostra no Rio Grande do Norte, onde se estima que os mafiosos atuem há quase uma década. As evidências coletadas até o

momento indicam que a máfia italiana utilizou empresas fantasmas e laranjas para facilitar a movimentação e a

ocultação de fundos ilícitos, provenientes de atividades criminosas internacionais. Estima-se que o esquema tenha investido não menos que 300 milhões de reais (cerca de 55 milhões de euros) no Brasil, utilizando esses recursos para adquirir propriedades e infiltrar-se no mercado imobiliário e financeiro brasileiro. Segundo as autoridades italianas, entretanto, o valor total

dos ativos investidos podem superar 500 milhões de euros.

A operação resultou na execução de um mandado de prisão preventiva de um mafioso e cinco

mandados de busca e apreensão, afetando três estados brasileiros: Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Piauí. Simultaneamente, a Direção Distrital Antimáfia de Palermo coordenou 21 buscas em várias regiões da Itália e na Suíça. Mais de 100 agentes financeiros italianos foram mobilizados, alguns dos quais encontram-se no Brasil, auxiliando o cumprimento dos mandados em Natal.

Os crimes investigados incluem associação mafiosa, extorsão, lavagem de dinheiro e transferência fraudulenta de valores, com agravante de apoio a famílias mafiosas notórias. Além disso, como parte das medidas para desarticular o esquema e recuperar ativos financeiros, a Justiça Federal autorizou o sequestro de imóveis e o bloqueio de contas bancárias associadas aos suspeitos e às empresas fantasmas envolvidas. Essas ações visam garantir a reparação dos danos causados pelas atividades ilícitas e impedir continuação das operações criminosas. Destaca-se, nesse contexto, a colaboração internacional através da criação de uma Equipe de Conjunta de Investigação (ECI), em 2022, envolvendo a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e autoridades judiciais e policiais italianas, com apoio da Eurojust, agência da União Europeia que facilita investigações e processosjudiciais envolvendo múltiplos países, auxiliando na troca de informações e na formação de equipes de investigação conjuntas.

O nome "Arancia", que significa "laranja" em italiano, foi escolhido para a operação policial devido ao uso extensivo de "laranjas" — termo usado para designar pessoas ou empresas que emprestam seus nomes para ocultar os verdadeiros donos ou beneficiários de transações financeiras e ativos, mantendo assim a aparência de legalidade. Nessa operação, o esquema envolvia a criação de empresas fictícias e a compra de imóveis em nome desses "laranjas" para lavar dinheiro proveniente de atividades criminosas, especialmente da máfia italiana.

Comentar

Roubos a residências, lojas e assaltos em via pública continuam em queda no RN

Redação   12/08/2024 às 15h00   -  Atualizada em 12/08/2024 às 15h04

Foto: SESED

Os roubos a estabelecimentos comerciais, residências e assaltos em via pública continuam em queda no Rio Grande do Norte. Nas ocorrências em que os alvos foram pontos comerciais, a redução foi de 16%. Nos casos de roubos a residências, a redução foi de 10,4%. Por fim, nos assaltos em via pública, houve diminuição de 8,1%.

Os dados são referentes às ocorrências registradas de janeiro a julho deste ano, comparando com o mesmo período do ano passado. Os registros foram contabilizados e consolidados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED). Após o processo, as informações são compartilhadas com o Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP).

Comentar
PCRN

Policiais civis da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher das Zonas Leste, Oeste e Sul de Natal (DEAM/ZLOS) realizaram, na última sexta-feira (09), uma operação que resultou no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva contra cinco homens, pela suspeita da prática do crime de violência doméstica e familiar em Natal e na Grande Natal. A ação faz parte da "Operação Shamar" e resultou na prisão de um homem.

De acordo com as informações policiais, os alvos da operação são investigados por diversos crimes cometidos no contexto de violência doméstica contra mulheres. Durante as diligências, os agentes apreenderam quatro armas de fogo, incluindo três pistolas e um rifle semiautomático, além de várias munições.

Em um dos alvos, foram apreendidos um celular, um notebook e pen drives pertencentes a um dos investigados, suspeito de divulgar cenas de sexo ou pornografia. Além disso, em um dos locais onde foi cumprido um mandado de prisão, os policiais encontraram uma pistola calibre.380 registrada em nome de um terceiro, resultando na prisão em flagrante por posse irregular de arma de fogo e desobediência.

Todo o material apreendido será periciado e o suspeito preso foi conduzido à delegacia para os procedimentos cabíveis, ficando à disposição da Justiça.

*"Operação Shamar"*

A ação faz parte da "Operação Shamar", nome em hebraico que significa cuidar, proteger e vigiar, é uma ação nacional realizada durante o Agosto Lilás, mês de conscientização pela defesa da mulher, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

*Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS.*

Comentar
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 3 de 639
Fechar
© 2011-2024. Portal BO - O 1º Portal Policial do RN - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

Título