Taxa de incidência no estado chega a 6,1 casos por 100 mil habitantes, ficando abaixo da média nacional, mas entre as mais altas do Nordeste.
O Rio Grande do Norte contabilizou 108 casos de feminicídio consumado e tentado em 2025, segundo levantamento do Laboratório de Estudos de Feminicídios da Universidade Estadual de Londrina. A taxa registrada foi de 6,1 ocorrências por 100 mil habitantes, a quinta maior entre os estados do Nordeste, embora ainda abaixo da média nacional de 6,3.
Na região, os maiores índices foram observados em Alagoas, Piauí, Sergipe e Maranhão. Apesar disso, o aumento registrado no RN em relação a 2024 foi pequeno, com crescimento de 0,3 ponto na taxa de incidência.
Em todo o país, o Brasil registrou cerca de 6,9 mil casos de feminicídio consumado e tentado em 2025, um aumento de 34% em relação ao ano anterior. A maioria dos crimes foi cometida por parceiros ou ex-parceiros das vítimas.
Especialistas apontam que, apesar de avanços na rede de proteção, o enfrentamento à violência de gênero ainda exige políticas públicas integradas e maior incentivo à denúncia. Casos de violência contra a mulher podem ser denunciados pelo Disque 180.














