Natal, Rio Grande do Norte, 31 de Outubro de 2024
Redação 23/09/2012 às 10h41 - Atualizada em 24/07/2017 às 11h51
Hoje em dia, a comunicação por e-mail é uma das mais usadas e, consequentemente, isso apresenta riscos para sua segurança. Um vacilo ao abrir um e-mail contendo vírus pode gerar prejuízos incalculáveis na sua vida. Um exemplo disso foi a divulgação na internet de fotos da atriz Carolina Dieckmann nua. Ela teve o computador invadido por hackers.
Devemos ficar atentos para não cairmos no mesmo tipo de crime. É importante verificar a procedência de todos os e-mails antes de abri-lo. Desconfie de e-mails de bancos, lojas ou provedores de serviços. Mesmo seu antivírus esteja atualizado e seja bom, ele não é invencível.
Por isso, evite abrir arquivos enviados por fontes não confiáveis. Outro forma de se proteger é não abrindo arquivos que chegam em formatos “.exe, .bat, .zip”, por exemplo. Mesmo que eles tenham sido enviados de pessoas que você conhece, lembre-se que o e-mail dessa pessoa pode estar contaminado com vírus e ela nem mesmos sabe que está lhe enviando uma mensagem.
Nunca preencha formulários com seus dados enviados por supostos bancos, principalmente senhas. Tenha cuidado com sua vida digital. Lembre-se que no seu computador estão arquivos pessoais, que nem sempre você gostaria de vê-los expostos ao público. Além disso, hackers podem descobrir suas senhas e dados.