A reportagem solicitada não foi encontrada.

Natal, Rio Grande do Norte, 27 de Abril de 2024

Coape decide transferir presos do Núcleo de Custódia para Candelária

Prédio onde funcionava CDP estava desativado, mas será reaberto com urgência.

Thyago Macedo   13/03/2013 às 08h14   -  Atualizada em 24/07/2017 às 17h43

Foto: Sérgio Costa
Cadeia de Candelária será reativada.

O coordenador da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte, major Castelo Branco, confirmou ao Portal BO, na manhã desta quarta-feira (13), que o Núcleo de Custódia da Polícia Civil, na Cidade da Esperança, será esvaziado. Para isso, a Coape irá transferir os cerca de 100 presos que lá estão para o prédio onde funcionava o Centro de Detenção Provisória de Candelária.

“Essa foi a única providência encontrada por nós para conseguirmos cumprir essa decisão judicial que estabelece 48 horas para o fechamento do Núcleo de Custódia”, comenta Castelo Branco. A cadeia de Candelária estava desativada, após os detentos de lá serem levados para uma unidade na zona Norte de Natal.

Agora, a Coordenadoria da Administração Penitenciária iniciou um trabalho de reparos no prédio para poder receber presos novamente. “Estamos fazendo adaptações para que as sete celas estejam novamente prontas. Acredito que até o próximo domingo teremos concluído a transferência e esvaziado o Núcleo de Custódia”, destaca.

O fechamento do prédio da Cidade da Esperança é uma determinação do juiz Cícero Macedo Filho, da 4ª Vara da Fazenda Pública, que deu prazo de 48 horas para que isso seja efetivado. O Ministério Público chegou a requerer o afastamento do delegado geral da Polícia Civil, Fábio Rogério, e o bloqueio de o bloqueio de recursos públicos da ordem de R$ 5 milhões, pelo descumprimento da medida.

Com a transferência, a cadeia de Candelária voltará a rotina de receber presos com mais frequência. “Vou solicitar ainda ao Comando Geral da PM alguns policiais para a guarda externa da unidade, como forma de garantia da segurança”, disse major Castelo Branco.

A diretora do Núcleo de Custódia da Polícia Civil, Tânia Pereira, informou que com a medida anunciada, a atual estrutura da unidade será levada para um prédio no bairro do Panatis, onde ficarão alojados presos flagranteados nas Delegacias de Plantão das Zonas Sul e Norte. "Como nosso efetivo é pequeno, não temos condições de assumir o prédio de Candelária, então, ele deverá ficar sob responsabilidade da própria Coape", comentou.

© 2011-2024. Portal BO - O 1º Portal Policial do RN - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

Título