Natal, Rio Grande do Norte, 19 de Maio de 2024

Assembleia presta homenagem ao programa RN Vida - Não às Drogas

Sessão solene foi realizada na manhã desta sexta-feira.

Redação   23/08/2013 às 14h18   -  Atualizada em 02/08/2017 às 13h05

Foto: Divulgação / Eduardo Maia

Por proposição do deputado Hermano Morais (PMDB) a Assembleia Legislativa realizou nesta manhã (23) uma sessão solene para homenagear o programa RN Vida – Não às Drogas, que segundo ele “é uma iniciativa digna de nossas congratulações e de reconhecimento de todo o povo do Rio Grande do Rio Grande do Norte”.

Ele defendeu que sejam estabelecidas políticas públicas efetivas de combate ás drogas, citando como exemplo aqui no Estado o Programa Educacional de Resistência às Drogas – o PROERD.

“Hoje estamos reunidos para prestar uma homenagem à outra iniciativa de sucesso. O RN Vida, que completou um ano de existência e de realização de um belo trabalho de enfrentamento às drogas, em especial ao crack. Desde o início, o Programa tem como objetivo estabelecer uma política integrada de enfrentamento aos problemas relacionados ao consumo e abuso de álcool e outras drogas no Rio Grande do Norte, unindo forças com os demais parceiros que entendem a complexidade do tema e compreendem o papel que toda a sociedade dever exercer a favor da vida”, afirmou.

Hermano destacou que as ações do RN Vida já alcançam 24 municípios do Estado. Por meio de reuniões com prefeitos, palestras e seminários de mobilização e sensibilização , o Programa vem alertando o poder público e a população sobre a grave situação social que envolve os usuários e dependentes de drogas. ´É preciso fazer muito mais. É preciso ampliar essas ações para todo o Rio Grande do Norte”, acrescentou.

Ao agradecer a homenagem, a coordenadora do RN Vida, procuradora Sonali Rosado disse que ele foi criado a partir de acordo de cooperação técnica celebrada entre o Estado, o Ministério Público, Poder Judiciário, Poder Legislativo, UFRN e as polícias Federal e Rodoviária Federal, com a missão de estabelecer uma política integrada de enfrentamento às drogas, em especial ao crack.

Ela disse ainda que após o lançamento, novos parceiros vieram a somar na luta, que são IFRN, Fiern e Fecomércio. Acrescentou que o RN Vida não tem bandeira política partidária, ideológica e religiosa. Não foi construído dentro de sala e nem gabinete fechado e sim escutando os técnicos de cada secretaria envolvida. Essas técnicas deram subsídios para elaboração do Programa.

“Temos apenas um ano de vida , mas nos orgulhamos de cada passo, de cada ação, de cada família que atendemos e que levamos luz e esperança. Hoje temos a felicidade de ter uma pessoa que foi atendida pelo Programa, o cidadão André Luiz Lúcio da Silva reinserido ao mercado de trabalho e mais três que estão sendo monitorados pela equipe. Na construção do RN Vida foi importante o amor ao Rio Grande do Norte, a amizade, o espírito de solidariedade”, concluiu. 

© 2011-2024. Portal BO - O 1º Portal Policial do RN - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

Título