Natal, Rio Grande do Norte, 11 de Maio de 2024

Polícia Civil prende dois homens e apreende arma, drogas e combustíveis no interior do RN

Prisões aconteceram nos municípios de São Bento do Trairí e Japi

Redação   10/05/2024 às 10h21  

Foto: PCRN

Policiais civis da 80ª Delegacia de Santa Cruz (80ª DP) prenderam, na manhã desta sexta-feira (10), dois homens pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e armazenamento ilegal de combustíveis. As prisões aconteceram nos municípios de São Bento do Trairí e Japi.

No município de São Bento do Trairí, um homem, de 22 anos, foi preso em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo com numeração suprimida, além de tráfico de drogas. Na ocasião, o investigado teve em seu desfavor um mandado de busca e apreensão, deferido pela 2ª Vara da Comarca de Santa Cruz.

Já na cidade de São Bento do Trairí, um homem, de 30 anos, foi preso em flagrante na posse de combustível armazenado ilegalmente para a venda. O produto estava dividido em garrafas dentro de um lava jato. O mandado foi expedido pela 1ª Vara da Comarca de Santa Cruz.

Os dois foram presos e encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

A operação contou com a participação de policiais civis das Delegacias de Campo Redondo, Tangará, Serra Caiada, Canguaretama e Baía Formosa.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Comentar

Roubos a ônibus caem 22% em Natal

Nos últimos seis anos, de 2018 a 2023, os assaltos no sistema de transporte públicos de Natal despencaram: - 74%

Redação   10/05/2024 às 09h48  

Foto: PMRN

Os roubos a ônibus estão em queda na capital potiguar. Neste último quadrimestre a redução foi de 22% em comparação com os primeiros quatro meses do ano passado. E tem mais: cosiderando os últimos seis anos completos, de 2018 a 2023, os assaltos no sistema de transporte públicos de Natal despencaram: - 74%.

Os dados acima foram consolidados pela Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), por meio Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE), e em conformidade com o Sindicado das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (SETURN).

A SESED também divulgou os números absolutos de crimes ocorridos. Quanto ao período de janeiro a abril de 2023, foram registrados 32 roubos a ônibus em Natal. Este ano, no mesmo período, foram 25. Já nos últimos seis anos, é notável o declínio. Em 2018, por exemplo, foram 479 assaltos, contra 125 roubos registrados em 2023.

Abaixo, veja a totalidade de roubos a ônibus registrados na capital potiguar ano a ano:

* 2018: 479

* 2019: 432

* 2020: 213

* 2021: 190

* 2022: 173

* 2023: 125

Outras reduções

Tomando como base as ocorrências de violência e criminalidade registradas de janeiro a abril deste ano, comparando com o mesmo período do ano passado, as forças de segurança pública que atuam no Rio Grande do Norte têm obtido vários resultados importantes. Confira:

* Mortes Violentas Intencionais: - 13,2%

* Roubos de telefones celulares: - 16,5%

* Roubos a estabelecimentos comerciais: - 11,8%

* Roubos a residências: - 16,3%

* Roubos em via pública: - 7,6%

* Roubos e furtos de veículos - 4,3%

Vale destacar que os dados contabilizados e consolidados pela COINE são repassados mensalmente para o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e para o Ministério Público Estadual (MPRN).

Comentar

Mulher é presa após soprar 1.10mg/l no bafômetro; mais 12 foram autuados por embriaguez em Natal

Blitz da Lei Seca foi montada na Av. Romualdo Galvão

Redação   10/05/2024 às 09h11  

Foto: PMRN

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio da SEÇÃO LEI SECA, realizou na noite desta quinta-feira (9) e início da madrugada de hoje (sexta-feira,10), em Natal, e autuou 12 condutores por dirigir sob a influência de álcool.

A blitz, montada na Avenida Romualdo Galvão, culminou ainda na prisão em flagrante de uma mulher. Ela, ao ser submetida ao teste de alcoolemia, apontou valor de 1.10mg/l, mais que três vezes limite legal que já configuraria crime.

A infratora foi encaminhada à Central de Flagrantes para as providências criminais cabíveis

Comentar

PM apreende quase 100 pedras de crack maconha e cocaína na Zona Norte de Natal

Drogas foram entregues na 9ª Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis

Redação   10/05/2024 às 09h04  

Foto: PMRN

Por volta das 15:00h desta quinta-feira (09), policiais Militares do Comando de Policiamento da Capital (CPC), por meio da 2ª Companhia do 4º BPM - Rádio Patrulha em ação conjunta com a Força Tática, foram acionados via COPOM para verificar suposto crime de tráfico de entorpecentes em um imóvel na Travessa Marcílio Dias.

De posse das informações as equipes seguiram até o local. No imóvel, um indivíduo ao perceber a presença das viaturas fugiu pelos fundos pulando os muros. Foi realizado o cerco porém, o suspeito conseguiu se evadir. No imóvel foi encontrado o seguinte material:

- 91 pedras pequenas de substância amarelada análoga a crack;

- 14 porções médias de substância esverdeada análoga a maconha;

- 01 pedra média de substância amarelada análoga a crack;

- 30 porções pequenas de substância esverdeada análoga a maconha;

- 04 porções grandes de pó branco análogo a cocaína.

O material foi conduzido até a 9ª Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.

Comentar

Bombeiros do RN embarcam hoje para auxiliar o povo gaúcho

Equipe sai do Quartel do Comando Geral, em Natal, rumo ao Rio Grande do Sul, às 7h desta sexta (10)

Redação   10/05/2024 às 06h00  

Foto: CBM

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte envia nesta sexta-feira (10), para o Rio Grande do Sul, 11 bombeiros militares, equipamentos e veículos para a força tarefa humanitária no estado.

Também serão enviados equipamentos de resgate e salvamento, quatro embarcações, duas pick-ups, kits de atendimento pré-hospitalar e dois cães especialistas em busca e resgate.

A equipe do CBM sairá do Quartel do Comando Geral, em Natal, rumo ao Rio Grande do Sul, às 7h desta sexta-feira. A previsão de duração da viagem é de cinco dias.

“Nesse momento de crise que o Rio Grande do Sul passa, manifestamos toda nossa solidariedade ao povo gaúcho, e estamos com toda nossa Corporação à disposição para atuarem nas diversas frentes que for necessário”, disse o comandante-geral. "Estamos enviando bombeiros cursados e capacitados para atuarem nessa missão. Junto a eles, irão equipamentos, botes e viaturas que darão apoio no resgate das vítimas", complementou Luiz Monteiro.

O gabinete de gestão de crises do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom) tem sido responsável pela coordenação do envio de efetivo e de recursos dos demais estados. "O gabinete definirá os próximos passos de nossas equipes assim que chegarem no Rio Grande do Sul", finalizou o comandante-geral.

Comentar

Operações da PF combatem crimes de descaminho e moeda falsa no RN

Foi cumprido um mandado de busca e apreensão no bairro Cidade Jardim, Zona Sul da capital potiguar

Redação   09/05/2024 às 16h10  

Foto: PF

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (09), a Operação “Pequeno Smart”, que investiga a comercialização de aparelhos smartphones e smartwatches de marca chinesa, itens eletrônicos possivelmente internalizados no mercado nacional sem o devido pagamento dos impostos devidos.

Foi cumprido um mandado de busca e apreensão no bairro Cidade Jardim, Zona Sul da capital potiguar, na residência da pessoa responsável pela comercialização dos itens.

A ação policial apurou ainda que a investigada possivelmente adquire os produtos em zonas de comércio popular em Natal/RN e São Paulo/SP, bem como no exterior (Paraguai), supostamente sem se preocupar com a introdução clandestina no país ou a importação fraudulenta dos bens e sua documentação fiscal.

A investigação também conseguiu vincular a investigada a cinco perfis de uma rede social dedicada à venda de produtos. A obtenção de dados cadastrais junto a essa rede possibilitou identificar mais de 200 anúncios de venda de aparelhos smartphones e smartwatches entre janeiro de 2022 e fevereiro de 2024.

O crime imputado a envolvida neste caso é de descaminho, cuja pena máxima é de quatro anos de reclusão.

“Falso Jardim”

Em outra operação policial deflagrada nesta data, a Polícia Federal visando coibir o crime de moeda falsa em investigação que apura a aquisição de cédulas falsificadas e sua remessa pelos Correios, interceptou uma encomenda postal contendo R$ 1 mil em dinheiro falso e que estava dividido em vinte notas de R$ 50.

Os policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão no bairro Planalto, Zona Oeste da capital, no endereço residencial do responsável pela aquisição do material.

Neste caso, o crime atribuído ao investigado é de moeda falsa, cujas penas variam de três a doze anos de reclusão, além de multa.

A repressão a essa modalidade de delito visa evitar a contaminação do meio circulante com a inserção em circulação de dinheiro falsificado, evitando prejuízos para a sociedade.

Comentar

Operação Sucata recupera 3 toneladas de fios e objetos em sucatas de Natal

Ao todo, cinco pessoas foram conduzidas à Central de Flagrantes da Zona Sul

Redação   09/05/2024 às 13h35  

Foto: PCRN

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, com a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Neonergia Cosern) e com a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), deflagrou mais uma fase da “Operação Sucata”, nesta quinta-feira (09), com o objetivo de fiscalizar ferros-velhos e empresas de reciclagem, reprimindo a receptação de materiais comercializados nos estabelecimentos, em especial os fios de cobre, alvos de furtos nos últimos meses no Rio Grande do Norte. Ao longo das diligências, foram fiscalizados seis estabelecimentos nos bairros Bom Pastor, Nossa Senhora da Apresentação e Igapó.

Em um dos alvos, no bairro Bom Pastor, a Polícia Civil localizou quase três toneladas de fios, cobre, equipamentos eletrônicos e baterias. Além das instituições públicas mencionadas, a operação também contou com a colaboração das empresas de telefonia móvel (Vivo, Claro, Oi e Vtal). A ação contou com a participação das delegacias distritais de Natal e municipais da Grande Natal, por meio da Diretoria de Polícia Civil da Grande Natal (DPGRAN).

Ao todo, cinco pessoas foram conduzidas à Central de Flagrantes da Zona Sul. As fiscalizações da Operação Sucata contam com um caráter pedagógico e preventivo, no sentido de orientar os proprietários das empresas a não comprar ou comercializar material sem procedência.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Comentar

RN tem o quadrimestre menos violento dos últimos 14 anos

A série histórica de mortes violentas no Rio Grande do Norte teve início em 2011

Redação   09/05/2024 às 10h28  

Foto: PMRN

O primeiro quadrimestre de 2024 no Rio Grande do Norte foi o menos violento dos últimos 14 anos. De janeiro a abril, 316 pessoas foram vítimas de morte violenta no estado. Antes, a melhor marca havia sido alcançada em 2011, quando se iniciou a série histórica. À época, foram 343 vítimas, o que significa uma redução de quase 8%. Os dados são da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE) da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED).

A maior diminuição dentro da série histórica aconteceu em 2017, considerado o mais violento do RN. Naquele ano, 818 pessoas foram mortas em todo o território potiguar. Em comparação com as ocorrências registradas este ano, a queda foi de 61,3%.

*Série histórica*

A série histórica de mortes violentas no Rio Grande do Norte teve início em 2011, quando a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) passou a contabilizar, de forma padronizada, as mortes violentas intencionais ocorridas no estado. Desde então, os critérios adotados para a consolidação dos dados estatísticos têm se mantido os mesmos, inclusive, seguindo o padrão nacional.

Em todo o país, são consideradas MVIs (Mortes Violentas Intencionais) toda vida perdida em decorrência de homicídio doloso, latrocínio, feminicídio, lesão corporal seguida de morte e intervenção policial, que são as mortes que ocorrem em confronto com agentes da segurança pública.

*Reduções*

Tomando como base as ocorrências de violência e criminalidade registradas de janeiro a abril deste ano, comparando com o mesmo período do ano passado, as forças de segurança pública que atuam no estado têm obtido resultados importantes. Confira:

* Mortes Violentas Intencionais: - 13,2%

* Roubos de telefones celulares: - 16,5%

* Roubos a estabelecimentos comerciais: - 11,8%

* Roubos a residências: - 16,3%

* Roubos em via pública: - 7,6%

* Roubos e furtos de veículos - 4,3%

Vale destacar que os dados contabilizados e consolidados pela COINE são repassados mensalmente para o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e para o Ministério Público Estadual (MPRN).

Comentar

Mulher é presa com espingarda e munições no interior do RN

Redação   09/05/2024 às 09h54  

Foto: PMRN

Por volta das 21h30 desta quarta-feira (08), policiais da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (1ª CIPM), em patrulhamento na Av. Batista Motenegro, na cidade de Afonso Bezerra, prenderam uma mulher armada com uma espingarda.

A suspeita conduzia uma moto CB 300. Ao visualizar a viatura, ela tentou fugir. Realizado o acompanhamento, ela foi alcançada e abordada em frente à sua residência, na rua Lenira Silva, onde, antes de parar, havia arremessado uma sacola plástica vermelha dentro da casa.

Ao ser verificada a sacola, a mesma continha várias munições calibre 22. Questionada sobre o armamento, a infratora informou que iria trocar essas munições em munições de calibre 12, pois tinha um arma de mesmo calibre no quarto, que era do seu falecido marido.

Material apreendido:

01 espingarda calibre 12 artesanal

33 munições calibre 22

04 estojos percutidos

R$ 56,00 em dinheiro fracionado

02 celulares

Salientando que a referida infratora já foi presa duas vezes por tráfico de drogas.

Diante do fato delituoso, todo material juntamente com a mulher (30 anos) foram apresentados na 5ª DRPC em Macau, para os procedimentos cabíveis.

Comentar

Polícia Civil apreende máquinas caça-níqueis e combate jogos de azar no RN

Operação aconteceu em dois estabelecimentos de João Câmara

Redação   09/05/2024 às 09h45   -  Atualizada em 09/05/2024 às 09h48

Foto: PCRN

Policiais civis da 85ª Delegacia de Polícia de João Câmara (85ª DP) deflagraram a "Operação Game Over", no final da tarde de quarta-feira (08), que resultou na apreensão de nove máquinas caça-níqueis e diversas maquinetas de cartões crédito no município de João Câmara, região do Mato Grande.

A operação aconteceu em dois estabelecimentos no município. Além das apreensões, os responsáveis das "casas de jogos" foram conduzidos à Delegacia, ocasião em que foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Eles serão investigados por exploração de jogo de azar, definido no artigo 50, da Lei de Contravenções Penais.

A "Operação Game Over” é fruto de uma investigação da equipe da 85ª DP e tem como intuito combater a exploração de jogos de azar na região.

A Polícia Civil solicita que as informações continuem sendo enviadas de forma anônima por meio do disque denúncia 181.

Comentar

Ladrão é preso e carro roubado recuperado na Zona Norte de Natal

Contra o bandido havia mandado de prisão em aberto pelos crimes de roubo e porte ilegal de arma de fogo

Redação   09/05/2024 às 09h31  

Foto: PMRN

Na manhã desta quarta-feira (08), uma ação eficaz de Policiais Militares da rádio patrulha do 4° BPM resultou na prisão de um foragido e na recuperação de um veículo roubado.

A equipe estava em patrulhamento pela Travessa Bosque, quando os policiais visualizaram um veículo Chevrolet Tracker Azul, sendo as mesmas características de um veículo roubado dias antes na região metropolitana de Natal. Prontamente a equipe realizou a consulta ao banco de dados onde constatou que o veículo possuía queixa de roubo.

Diante da situação de flagrante a equipe abordou um casal que estava de posse do veículo. foi encontrado com eles os seguintes materiais sem comprovação de origem ou propriedade:

- 03 Celulares;

- 01 Caixa de Som;

- 01 Bateria automotiva;

- 01 Aparelho de som automotivo;

- 01 TV 32"

- Placas veiculares com queixa de roubo;

- Peças de motos;

Diante dos fatos foi dado voz de prisão ao homem de 49 anos e a mulher de 43 e a ocorrência juntamente com os materiais foram apresentados na Delegacia de Plantão Zona Norte da Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.

Durante a elaboração do procedimento foi constatado que o indivíduo de 49 anos havia dado um nome diferente. Contra ele havia um mandado de prisão em aberto pelos crimes de roubo e porte ilegal de arma de fogo expedido pela 1ª Vara de Execução Penal - TJ RN.

Comentar

Motoqueiro de 19 anos é preso embriagado na Zona Norte de Natal

Ao ser submetido ao teste de alcoolemia foi apontado valor de 0.44mg/l, configurando crime

Redação   09/05/2024 às 09h12  

Foto: PMRN

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio da SEÇÃO LEI SECA, realizou na noite desta quarta-feira (08), por volta das 21h, a prisão de um jovem de 19 anos pelo crime de embriaguez ao volante.

Ele tinha sido contratado por um pai a fim de buscar o filho, uma criança de 8 anos, na escolinha de futebol, e foi interceptado pela fiscalização no bairro de Igapó, Zona Norte.

Ao ser submetido ao teste de alcoolemia foi apontado valor de 0.44mg/l, configurando crime. O infrator, que também não é habilitado, foi encaminhado à Central de Flagrantes.

Já na Zona Oeste, bairro Planalto, um homem de 36 anos também recebeu voz de prisão por estar pilotando motocicleta em estado de embriaguez, enquanto que outros oito condutores foram autuados na esfera administrativa por misturar álcool e direção.

Comentar

Suspeito de estuprar criança de 6 anos no RN se entrega à polícia em Pernambuco

Crime aconteceu no último domingo (05), no município de Areia Branca, região da Costa Branca

Redação   08/05/2024 às 19h28  

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte e a Polícia Civil de Pernambuco informam que deram cumprimento, no final da tarde desta quarta-feira (08), a um mandado de prisão em desfavor de um homem, de 29 anos, investigado pelo crime de estupro de vulnerável contra uma criança, de seis anos, ocorrido no último domingo (05), no município de Areia Branca, região da Costa Branca.

A ocorrência foi registrada na tarde da última segunda-feira (06), na 42ª Delegacia de Polícia de Areia Branca (42ª DP). A partir das investigações da Polícia Civil e da representação de um mandado de prisão, atendido e decretado pelo Poder Judiciário, na tarde de terça-feira (07), o homem tomou conhecimento das investigações e fugiu para o estado de Pernambuco. Hoje (08), juntamente com sua advogada, o suspeito se apresentou na delegacia do município de Vitória do Santo Antão, onde as autoridades cumpriram o mandado de prisão.

No intuito de resguardar a intimidade e a integridade emocional das vítimas, a Polícia Civil não fornecerá detalhes como: nomes das pessoas envolvidas e endereços.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Comentar

"Operação Interseção" prende 10 pessoas e cumpre mandados de busca e apreensão no RN

Suspeitos presos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça

Redação   08/05/2024 às 15h48  

Foto: PCRN

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou nesta quarta-feira (08) a "Operação Interseção", que resultou na prisão de 10 pessoas em Natal e Região Metropolitana. Os suspeitos são investigados pelos crimes de roubo, furto, estelionato, tráfico de drogas e roubos e furtos de veículos.

Durante as diligências, foram cumpridos 14 mandados judiciais, sendo sete de prisão e sete de busca e apreesnão. Além disso, foram realizadas três prisões em flagrante. Em Natal, as ações ocorreram nos bairros de Lagoa Nova, Alecrim, Capim Macio, Redinha, Nossa Senhora da Apresentação e Bom Pastor, e nas cidades de Ceará-Mirim, Macaíba, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

A operação deflagrada consistiu em uma ação integrada das Delegacias que fazem parte do Complexo de Especializadas. A ação policial foi o resultado de um trabalho em sinergia estratégica entre as Unidades, tendo em vista que a criminalidade atua de modo organizado e articulado, fazendo emergir a necessidade de combater o crime de modo abrangente e interligado. Por esta razão, o nome da Operação Interseção, que envolve a ideia de ponto em comum entre as equipes.

Os suspeitos presos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

A operação contou com as Delegacias de Narcóticos (DENARC/NATAL), Roubos de Veículos (DEPROV/NATAL), Furtos e Roubos (DEFUR/NATAL), Defraudações e Falsificações (DEFD), Capturas (DECAP) e Crimes de Trânsito (DECT).

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Comentar

PF prende mulher suspeita de usar documento falso para tentativa de alistamento eleitoral

Inscrever-se fraudulentamente como eleitor pode dar uma pena de até 5 anos de prisão

Redação   08/05/2024 às 12h00  

Foto: PF

A Polícia Federal no Rio Grande do Norte prendeu em flagrante uma mulher suspeita de cometimento de crime eleitoral. O fato ocorreu no Cartório Eleitoral da cidade de Extremoz, na manhã de ontem, dia 7 de maio, por volta das 10h. A suspeita estava em companhia de uma menor de idade, que foi conduzida à Polícia Civil.

As duas mulheres compareceram ao Cartório Eleitoral de Extremoz/RN com o objetivo de realizar alistamento eleitoral. Uma delas buscava a inscrição inicial, enquanto a outra solicitava a transferência de seu título. No entanto, o servidor da Justiça Eleitoral identificou que os documentos apresentados pelas suspeitas eram falsificados, e acionou a PF.

A menor de idade foi encaminhada à Polícia Civil para as providências cabíveis, e a outra, levada à sede da Superintendência Regional para os procedimentos de prisão em flagrante.

De acordo com o Artigo 289 do Código Eleitoral Brasileiro, a conduta de inscrever-se fraudulentamente como eleitor é punida com reclusão de até cinco anos e o pagamento de cinco a quinze dias-multa.

Comentar

Motorista é autuado duas vez em menos de meia hora por dirigir embriagado em Natal

Motorista foi pego em uma blitz na Via Costeira e depois em outra no Alecrim

Redação   08/05/2024 às 10h58  

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio da SEÇÃO LEI SECA, realizou na noite desta terça-feira (07), por duas vezes, a autuação de um homem por dirigir sob efeito de álcool em menos de 30 minutos.

Ele foi flagrado pelo CPRE por volta das 22h30, na Via Costeira e, instantes depois, abordado em outra blitz no bairro do Alecrim, Zona Leste de Natal. Durante a busca veicular os agentes encontraram cervejas e a autuação que tinha sido lavrada.

Nos dois casos ele se recusou a realizar o teste de alcoolemia e foi notificado na esfera administrativa. A multa na reincidência chega ao valor de R$ 5.869,40.

Durante a fiscalização, uma detenção por porte de maconha e uma prisão por embriaguez ao volante também foram registradas. Sete condutores ainda foram autuados por misturar álcool e direção.

Comentar

Roubos de telefones celulares têm redução de 16,5% no RN

Dado é da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE)

Redação   08/05/2024 às 10h35  

Foto: PCRN

O Rio Grande do Norte registrou uma queda de 16,5% na quantidade de telefones celulares roubados em 2024. A redução leva em consideração o primeiro quadrimestre do ano com o mesmo período do ano passado. O dado é da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED).

Em números absolutos, de acordo com o total de boletins registrados nas delegacias de Polícia Civil do RN, 3.389 aparelhos celulares foram roubados ao longo dos primeiros quatro meses de 2023. Já este ano, no mesmo período, foram 2.829 ocorrências formalizadas, totalizando 560 crimes a menos.

*Reduções*

Além da queda no total de roubos de telefones celulares (-16,5%), as forças de segurança pública que atuam no estado também conseguiram reduzir outros índices de criminalidade neste primeiro quadrimestre, como as mortes violentas intencionais (-13,2%), assaltos a estabelecimentos comerciais (-11,8%), roubos a residências (-16,3%) e em via pública (-7,6%), e roubos e furtos de veículos (-4,3%).

Comentar

PM e Polícia Civil prendem dois suspeitos por tráfico de drogas em Goianinha

Foram encontradas várias porções de maconha, várias porções de crack, dinheiro fracionado e celulares

Redação   08/05/2024 às 09h48   -  Atualizada em 08/05/2024 às 09h52

Foto: PCRN

Na tarde desta Terça-feira, 07 de maio, Policiais Civis da 13º Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Goianinha, em ação conjunta com a Polícia Militar da 4ª CIPM, realizaram a prisão de dois indivíduos pelos crimes de Tráfico de Drogas e Associação ao Tráfico.

Por volta das 12h, as equipes policiais, deflagraram operação com o objetivo de fechar “boca de fumo” que funcionava diuturnamente, em uma localidade conhecida como “Batalha”, no centro de Goianinha.

Na residência foram encontradas várias porções de maconha, várias porções de crack, dinheiro fracionado e celulares.

Comentar

Itep/RN confirma que pegada encontrada em local onde psicóloga foi morta é de sapato que estava com suspeito do crime

A comparação deu positiva, confirmando que o calçado foi usado durante o crime

Redação   08/05/2024 às 07h32  

Foto: ITEP

A perícia realizada por profissionais do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN) confirmou que uma pegada encontrada no local onde a psicóloga Fabiana Veras foi morta na cidade de Assú, no mês de abril, pertence ao sapato que estava com o principal suspeito do crime.

A equipe do Itep que realizou a perícia no local identificou pegadas com manchas de sangue no chão do imóvel. Após o registro, o material foi enviado para o Setor de Perícias de Biometria e Papiloscopia Aplicada.

A pegada encontrada foi confrontada com o padrão da sola de um par de sapatos que estava na residência do suspeito quando o mesmo foi detido pela Polícia Civil. A comparação deu positiva, confirmando que o calçado foi usado durante o crime. Além disso, a perícia encontrou sangue no solado do sapato após o uso do luminol.

Este resultado representa mais uma significativa contribuição da perícia forense do Rio Grande do Norte para a resolução do caso.

Comentar

Homem é preso em Natal por comprar máquinas de café e dar calote

Após adquirir e máquinas no valor de R$ 31 mil, homem estornou a compra e não pagou

Redação   07/05/2024 às 16h15  

Policiais civis da 4ª Delegacia de Polícia de Natal (4ª DP) prenderam em flagrante, na tarde de segunda-feira (06), um homem, de 30 anos, por receptação qualificada. O suspeito, que já era investigado por estelionato, estava tentando vender uma máquina de café oriunda de fraude em uma plataforma on-line. A prisão aconteceu no bairro Capim Macio, Zona Sul de Natal.

A investigação começou após a vítima registrar o caso na 4ª Delegacia de Polícia. A vítima relatou ter vendido três máquinas de café, no valor total de R$ 31 mil, através de contato telefônico e mensagens de WhatsApp. O suposto comprador, utilizando diferentes números e se passando por pessoas distintas, solicitou o pagamento por meio de links de pagamento, alegando estar em viagem. Após as vendas e entregas das máquinas, as ordens de pagamento foram estornadas, configurando o crime de estelionato.

Ao analisar as informações do caso, os policiais civis descobriram que uma das máquinas vendidas estava sendo anunciada na plataforma OLX por um valor inferior ao da venda original. Além disso, duas das entregas das máquinas foram feitas para o mesmo indivíduo, que se identificou com nomes diferentes em cada compra. Diante dos indícios, a Polícia Civil montou uma operação para prender o suspeito em flagrante.

Na ocasião, a vítima marcou um encontro com o homem para avaliar a máquina e os policiais acompanharam a ação esperando o momento para realização do flagrante. No local, a vítima reconheceu o suspeito e, após a confirmação do número de série da máquina, o homem foi preso em flagrante pelo crime de receptação qualificada, previsto no artigo 180 do Código Penal Brasileiro. Uma cafeteira avaliada em R$10 mil foi recuperada e as investigações continuam.

O homem foi ouvido pela autoridade policial e preso por receptação qualificada. Ele foi encaminhado ao Sistema Prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Comentar
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 < Anterior 1 de 622
Fechar
© 2011-2024. Portal BO - O 1º Portal Policial do RN - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

Título