A reportagem solicitada não foi encontrada.

Natal, Rio Grande do Norte, 03 de Maio de 2024

Fuga em massa: 41 presos escapam de Alcaçuz

Na madrugada desta sexta-feira (20), detentos conseguiram escapar do pavilhão novo.

Thyago Macedo   20/01/2012 às 06h01   -  Atualizada em 24/07/2017 às 06h48

Fotos: José Aldenir / O Jornal de Hoje
Dos 41 foragidos, apenas três foram recapturados após se depararem com viaturas da Polícia Militar.

Uma fuga em massa foi registrada na penitenciária estadual de Alcaçuz, localizada em Nísia Floresta. Um total de 41 presos fugiram do Pavilhão Rogério Coutinho Madruga, construído em 2010 e inaugurado no ano passado. Dessa quantidade de fugitivos, apenas três foram recapturados.

Leia MaisFábio Hollanda aponta negligência para fuga em Alcaçuz e exonera diretores

A unidade onde foi registrada a fuga foi construída com modelo de segurança dos Estados Unidos. Na semana passada, o diretor de Alcaçuz, major Lisboa, havia dito ao Portal BO que seria impossível uma fuga no pavilhão novo. No entanto, os presos já tinha sido flagrado tentando fazer buracos na parede. O pavilhão é todo revestido de concreto, tendo mais de duas camadas no chão, justamente para tornar difícil a fabricação de túneis. 

 
Major Lisboa acabou sendo exonerado do cargo após fuga em massa
 

Aproximadamente 140 homens estavam detidos na unidade, que é dividida em quatro alas. No fim da noite, os detentos de uma das alas conseguiram abrir as celas que estavam sem cadeados. Depois disso, eles fizeram uma espécie de torre humana e escalaram até as grades colocadas na parte superior do solário.

Logo depois, eles usaram serras para abrir um buraco na estrutura e conseguir ter acesso à parte superior do pavilhão. A partir daí, os presos usaram uma “Teresa”, espécie de cordas feitas de lençóis para conseguir saírem da ala onde estavam. Após deixarem o pavilhão, os detentos arrancaram uma escada de ferro que estava pregada na estação de tratamento do presídio e, dessa maneira, conseguiram escalar o muro com mais de cinco metros de altura, tendo acesso à área externa da penitenciária.

Para realizar todo esse trabalho de “engenharia”, os presos gastaram entre 30 minutos e uma hora. Mesmo assim, nenhum agente penitenciário ou policial militar percebeu a ação. Com isso, os detentos conseguiram escapar com tranquilidade. O então diretor de Alcaçuz, major Marcos Lisboa, conversou com a imprensa, na manhã desta sexta-feira, e informou que os demais presos do pavilhão Rogério Coutinho Madruga não fugiram porque não quiseram.

Ele explicou que as guaritas de fiscalização do pavilhão 5 estavam sem nenhum guarda, bem como não tinha agente penitenciário fazendo observação dos detentos. Ou seja, o setor ficou abandonado durante a noite de ontem. Major Marcos Lisboa alega que isso aconteceu porque não havia efetivo suficiente para atender toda demanda da penitenciária, que tem um total 792 homens cumprindo pena e até em regime provisório.

A fuga dos 41 presos no fim da noite de ontem só foi descoberta por sorte. Policiais militares que faziam patrulhamento na praia de Pirangi visualizaram três homens em atitude suspeita, por volta de 1h, e decidiram fazer abordagem. Os acusados estavam sem documentos e acabaram confessando que tinham fugido de Alcaçuz.

Presos arrancara escada da estação de tratamento e usaram para escalar muro de Alcaçuz
 

A partir daí, eles foram levados de volta para a unidade e só então os agentes descobriram que tinha ocorrido uma fuga em massa. Ainda durante a madruga, a cúpula da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania e da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social foi acionada. Várias diligências vêm sendo realizadas ao longo das últimas horas na tentativa de localizar os 38 presos que continuam foragidos.

Veja lista dos foragidos

Clebson Galdino Amador
Ailson Teixeira de Lima
Thiago Manoel Tavares Fernandes
Raniere Davison Menezes da Silva
Josué Augustinho da Silva
Everton Patrick de Melo (Recapturado)
José Rodrigo da Silva
Magno Henrique Martins da Silva
Gustavo Nicácio Alves
Caio César Marinho Cândido (Recapturado)
Luiz Augusto Pereira Silva
Ayrton Silva da Costa
João Carlos de Oliveira
Eribaldo Alves Garcia Júnior
Valderlei Floriano da Costa
Jeferson Câmara de França
Evaldo Chianca da Silva
João Paulo Viana
José Guilherme de Lima
Everton da Silva Barbosa
Edcarlos Teixeira de Oliveira
Paulo César Balbino de Oliveira
Joabe da Silva
Walter Costa de Andrade
José Walmir Sales dos Santos
Marcos Antônio de Lima
Maibson Alison Silva
Francisco de Assis Ananias dos Santos
Isaias Leandro Lopes
João Maria Cândido de Melo
Ramicés Aparecido da Silva
Francisco Evanaldo Gomes da Silva
Thiago Roberto da Silva (Recapturado)
Genilson Souza de Carvalho
Rodrigo Carvalho Pacheco
Eclesiaste Alves Carvalho
Jeferson Soares Sales Alves de Oliveira
Elias Cândido do Nascimento Júnior
Leandro Faustino da Silva
Kaio Fábio de Oliveira
Anderson Carlos Inácio do Nascimento

*Atualizada às 14h para acréscimo de informações e fotos

 

© 2011-2024. Portal BO - O 1º Portal Policial do RN - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

Título