Publicada: 18/03/2023 às 06h52

”Suas ideias não correspondem aos fatos”

11 ataques e um policial penal assassinado somente na noite da sexta e madrugada deste sábado (18), mesmo assim, em meio diante da crise, o Governo Federal diz haver evolução da segurança do RN.

Por Sérgio Costa

O Secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar chegou no RN com uma certeza, de que o Estado não precisa da presença das forças militares para frear as ações terroristas que já duram cinco dias. Mesmo fazendo um reconhecimento de áreas afetadas pelos ataques e acompanhado da governadora Fátima Bezerra e o Secretário de Segurança Francisco Araújo, Tadeu teve que amargar o contrário que foi dito. A facção que vem promovendo esse terror concluiu as últimas 12 horas com a execução de 11 ataques e o assassinato de um policial penal. A evolução destacada pelo Secretário Nacional não condiz com o que está de fato acontecendo.

Os criminosos faccionados agiram mais uma vez de maneira violenta e sangrenta, incendiando um prédio da prefeitura de Ceará-Mirim, atentando contra a vida de funcionários de uma lanchonete no bairro Lagoa Azul, ateando fogo no terminal de transportes no Parque dos Coqueiros e residências no bairro Igapó, além de outros pontos na capital e no interior. No bairro Jardim Lola, em São Gonçalo do Amarante, o policial penal Carlos Eduardo Nazário foi atingido por quatro tiros enquanto conversava com a esposa em um bar, ele foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

A negativa do Governo Federal quanto a presença das forças armadas frustra a expectativa do potiguar que está testemunhando o poder do crime e tendo que ficar acuado, fechando as portas de suas casas, comércios e tendo que pagar um preço muito alto devido a essa negligência, as vezes com a própria vida. “As suas ideias não correspondem aos fatos”.