A Coordenação da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte vai receber, nesta terça-feira (4), 20 presos que estão nas delegacias de plantão de Natal. A decisão saiu de uma reunião na Corregedoria de Justiça, pela manhã, após embate entre a Polícia Civil e a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania sobre a responsabilidade da custódia de presos.
“Tivemos essa reunião para chegarmos a um consenso. Inicialmente, o sistema penitenciário se comprometeu a fazer a transferência desses 20 presos. Mas, progressivamente, vamos retirar todos das delegacias”, disse José Olímpio, diretor da Coape.
Serão transferidos 12 presos da Delegacia de Plantão da Zona Sul, onde hoje estão mais de 60 homens, e outros oito presos deixarão a Delegacia de Plantão da Zona Norte, que estava com 20 detidos até a manhã desta terça-feira.
“Na reunião de hoje, também ficou acordado que a Justiça vai providenciar a progressão de regime de alguns detentos de Alcaçuz, para que possamos abrir novas vagas”, completa José Olímpio.
Sobre o pavilhão novo da maior penitenciária estadual, ele afirmou que as obras de drenagem estão em fase final e, só depois da conclusão, é que os presos poderão ocupar as celas, somando cerca de 400 novas vagas no sistema prisional do Rio Grande do Norte.
A reunião realizada na manhã de hoje, na Corregedoria de Justiça, contou com a presença, além dos representantes da Sejuc, de membros da Delegacia Geral da Polícia Civil, do comandante da Polícia Militar, coronel Araújo Silva e de representantes do Ministério Público Estadual.