Publicada: 12/10/2011 às 08h27

Presos voltam a se confrontar no presídio de Caicó

Detentos brigam por espaço e disputa de poder dentro da penitenciária.

Por Thyago Macedo

Os detentos da Penitenciária Estadual do Seridó, o Pereirão, voltaram a se confrontar na manhã desta quarta-feira (12). A unidade de Caicó já tinha sofrido uma rebelião na manhã desta terça-feira (11) que deixou, inclusive, um dos presos feridos.

No entanto, ao contrário do que aconteceu em Parnamirim, Natal e Mossoró, o motivo não foi a greve dos agentes penitenciários e sim a rivalidade entre os próprios detentos. Aproveitando o clima de instabilidade dentro do sistema penitenciário, detentos rivais tentaram entrar em confronto.

Os presos de um pavilhão pretendiam invadir o outro pavilhão para matar os inimigos. Com isso, também houve um quebra-quebra de grades e cadeados. Um dos detentos teve ferimento na cabeça e foi socorrido para o Hospital Regional de Caicó.

Os detentos de Caicó também reclamavam que a alimentação estava estragada. Inclusive, eles chegaram a invadir a cozinha da Penitenciária Estadual do Seridó. Representantes do Ministério Público, do Poder Judiciário e da OAB foram até a unidade ontem para acompanhar o fim da rebelião. 

Para conter os ânimos hoje, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros já foram acionados. Devido ao quebra-quebra de ontem, os presos estão todos soltos no pátio, o que pode facilitar os conflitos entre eles.