Os agentes penitenciários e policiais militares que trabalham no Centro de Detenção Provisória da Ribeira conseguiram impedir mais uma fuga na unidade. Na madrugada desta segunda-feira (31), por volta de 1h30, um dos detentos tentou escapar, após fazer um buraco em uma parede.
Iran Oliveira da Silva estava detido na cela de triagem, juntamente com outros 16 presos. Os policiais acreditam que ele iniciou a abertura do buraco na parede ainda na noite de ontem. Como o prédio é antigo, os tijolos já estão velhos e mais fáceis de serem perfurados, o que permitiu ao detento abrir sozinho uma circunferência de aproximadamente 40 centímetros.
O detento conseguiu sair da cela e se dirigiu até o solário do Centro de Detenção. Ele estava portando uma corda e pretendia pular o muro para deixar a unidade. A corda, também chamada de “Teresa”, de acordo com os agentes, tinha cerca de três metros de comprimentos e teria sido feita com lençóis.
Para azar de Iran Oliveira, os profissionais que cuidam do CDP estavam atentos às imagens do circuito de câmeras instalado no solário e viram o momento em que o preso se preparava para pular. Os agentes penitenciários e policiais militares agiram rapidamente e impediram a fuga.
Eles acreditam que caso Iran Oliveira conseguisse escapar, outros detentos também iriam fugir pelo mesmo buraco e pela mesma corda. O quase fugitivo está preso no Centro de Detenção pelo crime de furto e roubo. Após a identificação do buraco na parede, a direção do CDP da Ribeira solicitou a transferência dos presos que estavam na cela para outras unidades, o que foi feito no início da manhã.