Natal, Rio Grande do Norte, 11 de Julho de 2020

Policiais penais recebem equipamentos contra o coronavírus

Redação   08/04/2020 às 20h04   -  Atualizada em 09/04/2020 às 05h40

Foto : Cedida

Policiais penais da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) de todas as unidades prisionais do Rio Grande do Norte foram reabastecidos com insumos de proteção individual, material médico-hospitalar e saneantes para subsidiar as ações e medidas de controle e prevenção do novo coronavírus (Covid-19). Os servidores receberam máscaras, luvas, pulverizadores e mais de 2.300 litros de agua sanitária e detergentes e, em breve, serão contemplados com R$ 1 milhão em equipamentos diversos, inclusive com aparelhamento de consultórios das unidades de saúde. O sistema prisional não tem casos suspeitos da doença.

A Seap tem efetivo de 1.419 policiais penais. Foram distribuídos 1.920 máscaras cirúrgicas, 2.519 máscaras do tipo N95 e PFF2, 2.790 luvas, além de grande quantidade de álcool em gel e saneantes como água sanitária, sabão e detergentes. Parte desse material foi doado pela UFRN, SINDASP, SAP, Governo do Ceará e Central de Doações do Governo do RN.

Esta semana, as 17 unidades que custodiam presos receberam 50 protetores faciais (face shield). O equipamento tem a vantagem de funcionar como uma barreira física, um escudo que evita que o servidor receba pequenas partículas diretamente no rosto. A máscara deve ser utilizada pelos policiais penais quando existir risco de exposição a respingos de secreção corporal e pode ser reutilizável. Outra vantagem do protetor, é que ele dificulta o reflexo natural do ser humano de levar a mão ao rosto, dificultando a contaminação.

O equipamento deve ser exclusivo de cada profissional responsa?vel pela assiste?ncia, podendo ser utilizado várias vezes no mesmo plantão, com o cuidado de apo?s o uso sofrer limpeza e posterior desinfecc?a?o com água e detergente. Não deve ser aplicado álcool para evitar a perda de transparência do acrílico.

Para o enfrentamento da pandemia, a Seap está adquirindo novas remessas de álcool gel, aventais descartáveis, luvas para procedimentos não cirúrgicos, máscaras cirúrgicas descartáveis, máscaras de proteção, óculos de proteção individual, toucas descartáveis, termômetro digital infravermelho, além de insumos de higiene e equipamentos para consultórios das equipes de saúde prisional, totalizando investimento de cerca de R$ 1 milhão.

O sistema prisional do RN tem aproximadamente 10 mil presos e, desde o início do decreto de calamidade pública, as celas, corredores e ambientes de uso comum são desinfetados diariamente. Desde o dia 13 de março, foi decretado a suspensão das visitas de familiares de internos, o atendimento de advogados e defensores públicos, serviços de assistência religiosa, educacional, social e de capelania.

 

Encontre-nos no Facebook
Fechar
© 2011-2020. Portal BO - O 1º Portal Policial do RN - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

Título