A reportagem solicitada não foi encontrada.

Natal, Rio Grande do Norte, 19 de Abril de 2024

Polícia deveria criar mecanismo de denúncia contra motoristas bêbados

Thyago Macedo   26/11/2012 às 09h47   -  Atualizada em 24/07/2017 às 11h55

Foto: Thyago Macedo

Depois do triste acidente registrado na BR101, no último sábado (24), fruto da imprudência de um motorista alcoolizado, dezenas de pessoas mandaram comentários aqui no Portal BO falando das falhas da legislação e impunidade para esse tipo de crime. Vários leitores também afirmaram que a própria população é quem deveria ajudar e denunciar quando visse alguém bebendo e dirigindo.

Daí fiquei pensando: mas como um cidadão poderia denunciar? Para onde e para quem ligar? A polícia, ou melhor, as polícias estadual e federal deveriam se unir e criar um sistema, um Disque Denúncia mesmo, para que pudéssemos repassar informações como placa de carro, rua e bairro de onde bêbados saíram com seus veículos e passaram a colocar em risco vidas de inocentes.

Estive no local do acidente de sábado e confesso que foi muito triste ao ver inocentes mortos no meio da BR e ver um irresponsável vivo, praticamente ileso, dentro da viatura da Polícia Rodoviária Federal. Naquele momento pensei que eu poderia ter sido uma daquelas vítimas, pois passo naquele trecho todos os dias pelo menos duas vezes.

O próprio motorista que provocou o acidente, identificado como Wellington Operiano Gonçalves, disse aos policiais rodoviários federais que estava bebendo. Agora ele provavelmente irá responder a processo por homicídio culposo, quando não há intenção de matar, e, assim como outros responsáveis por mortes no trânsito, não deverá ficar preso.

Se as leis referentes ao trânsito são fracas para motoristas irresponsáveis e assassinos, então a melhor maneira seria mesmo prevenir. Ou seja, criar um mecanismo de denúncia, fiscalização e conscientização da sociedade ao longo de todo o ano, e não apenas no verão, é o melhor caminho para salvar vidas inocentes.
 

© 2011-2024. Portal BO - O 1º Portal Policial do RN - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

Título