Natal, Rio Grande do Norte, 08 de Março de 2021

Polícia Federal e Marinha do Brasil apreendem duas toneladas e duzentos quilos de cocaína

A droga foi encontrada em uma embarcação em águas jurisdicionais brasileiras; A operação aconteceu neste domingo (14)

Redação   16/02/2021 às 18h50   -  Atualizada em 16/02/2021 às 18h59

Foto: PF

A Polícia Federal (PF) e a Marinha do Brasil (MB) realizaram, no último domingo, (14), ação conjunta que resultou na apreensão de 2,2 toneladas de cocaína em uma embarcação que navegava em alto mar, ainda em águas jurisdicionais brasileiras.
A operação é decorrente da troca de informações entre diversas agências – Centro de Análise e Operações Marítimas/Narcótico (MAOC – N), sediado em Lisboa/Portugal, Drug Enforcement Administration (DEA/EUA) e  National Crime Agency (NCA/Reino Unido) – e visava identificar o transporte de grande quantidade de cocaína em um veleiro catamarã que teria partido do Brasil com destino a Europa.

A operação de localização e abordagem em alto mar foi desenvolvida pela Polícia Federal em Natal/RN e pela Marinha do Brasil, com o emprego do Navio-Patrulha Oceânico Araguari, que realizaram a interceptação e apreensão da embarcação a cerca de 270 Km da costa de Recife/PE.
No interior da embarcação foram presos cinco tripulantes brasileiros, os quais seguiram conduzidos para a Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco, onde ocorreu a formalização da prisão em flagrante.

Visando resguardar a prova do crime, a embarcação que carregava o entorpecente também foi rebocada para Recife/PE pelo navio patrulha da Marinha do Brasil com auxílio de Policiais Federais do Grupo de Pronta Intervenção do Rio Grande do Norte que participaram das ações desde o seu início.

Esta foi uma operação inédita na história do Brasil com a utilização pela Marinha do Brasil de um Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) para ação conjunta com a Polícia Federal na interceptação de embarcações utilizadas para o narcotráfico.
A ação reforça diretrizes dos órgãos responsáveis pelo combate a crimes transnacionais no País quanto a mútua cooperação e troca de informações com outras instituições internacionais, visando a identificação de grandes organizações criminosas que atuam em solo brasileiro 

Encontre-nos no Facebook
Fechar
© 2011-2021. Portal BO - O 1º Portal Policial do RN - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

Título