Natal, Rio Grande do Norte, 01 de Fevereiro de 2023

Polícia Civil deflagra 24ª fase da Operação Parabellum e prende quatro suspeitos por roubos em Macaíba

Redação   17/01/2023 às 08h27   -  Atualizada em 17/01/2023 às 08h29

Foto:PCRN

Policiais civis da 20ª Delegacia de Polícia (DP de Macaíba) deflagraram, nesta segunda-feira (16), a 24ª fase da Operação “Parabellum”, que resultou na prisão em flagrante de quatro suspeitos por roubos majorados, porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa armada, receptação, adulteração de sinais identificadores de veículos. As diligências foram realizadas na Rodovia BR 226, no bairro Mangabeira, em Macaíba, e no bairro Planalto, zona oeste de Natal. Foram presos: João Maria Diniz dos Santos, 33 anos, e sua companheira, Adriely Gomes da Silva, 22 anos; Matheus Ferreira de Paiva, 20 anos; e José Carlos Lira dos Santos, 19 anos.

O objetivo da operação é reprimir roubos a imóveis urbanos e rurais na cidade, além de desarticular a ação de organizações criminosas na região, com ações proativas e reativas no combate aos crimes praticados possivelmente por integrantes de organizações criminosas responsáveis por diversos crimes de roubos sequenciados cometidos na cidade, nos últimos meses. Segundo as investigações, os suspeitos presos integravam um grupo que, saindo de bairros da cidade de Natal, em especial do Planalto, Guarapes e Felipe Camarão, executavam roubos a transeuntes e arrastões em propriedades do interior do Rio Grande do Norte (RN), com registros de Boletim de Ocorrências em Bom Jesus, Santa Maria, Ceará-Mirim, São Pedro, Riachuelo e Caiçara dos Rios dos Ventos.

Ainda de acordo com as investigações, no dia 03 de janeiro deste ano, o grupo teria praticado uma série de, pelo menos, três roubos na área rural da cidade de Bom Jesus, subtraindo de uma das vítimas um veículo que, posteriormente, após ter sua placa adulterada, passou a ser utilizado em outros crimes. Além disso, há suspeita de que, segundo registrado, no dia 09 de janeiro, outros três roubos tenham sido praticados pelo grupo, sendo eles em “Sucavão dos Gomes”, Distrito de Macaíba, na localidade de Bancos, área rural de Santa Maria, e Lagoa de Fora, Distrito de São Pedro.

Em razão da violência empregada pelo grupo e a reiteração delitiva, com ações em diversas cidades do interior, a equipe da Delegacia de Macaíba, já na madrugada desta segunda-feira (16), passou a acompanhar a movimentação dos suspeitos que, armados e utilizando o veículo roubado e adulterado, realizou roubos na cidade de Caiçara dos Rios dos Ventos, subtraindo um outro veículo, dinheiro e pertences das vítimas, sendo o grupo interceptado na BR 226, no bairro Mangabeira, Macaíba. Houve tentativa de fuga dos suspeitos, mas foram eles cercados e capturados na posse dos dois veículos roubados, duas armas de fogo, uma espingarda de pressão e diversos objetos subtraídos de vítimas no crime desta segunda-feira (16). Em diligência ao bairro Planalto, zona oeste de Natal, para prisão e captura de outros integrantes do grupo, foram localizados diversos objetos subtraídos em roubos anteriores praticados pelos criminosos, sendo presa em flagrante Adriely Gomes.

*Operação “Parabellum”*

O nome da operação remete ao provérbio latino “si vis pacem, parabellum”, que significa “se quer paz, prepare-se para a guerra”, tendo em vista as diversas ações policiais de combate às facções criminosas que têm atuado na cidade.

A Polícia Civil agradece o apoio que vem recebendo da população local e solicita que continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181 ou pelo número da DM de Macaíba: (84) 98114-4042 (WhatsApp).

 

© 2011-2023. Portal BO - O 1º Portal Policial do RN - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

Título