A reportagem solicitada não foi encontrada.

Natal, Rio Grande do Norte, 28 de Março de 2024

Interior do RN tem média de um delegado para cada dez cidades

Números da Associação de Delegados da Polícia Civil mostra a deficiência da segurança em boa parte do Estado.

Thyago Macedo   08/09/2011 às 11h26   -  Atualizada em 21/07/2017 às 14h39

Foto: Reprodução

A Associação dos Delegados da Polícia Civil do Rio Grande do Norte apresenta números que retratam a difícil realidade dos municípios do interior do Estado. Atualmente, cada delegado responde em média por dez municípios, tendo uma demanda alta de processos e precisando contar com ajuda de policiais miliares para atender à população.

Segundo informações da Adepol-RN, os delegados estão presente oficialmente apenas nas cidades onde funcionam delegacias regionais. Hoje, por exemplo, o titular da Regional de Pau dos Ferros, delegado Inácio Rodrigues, é responsável pelos procedimentos de 21 municípios. Diante desse quadro, ele só se desloca para a maioria dele quando há flagrante ou casos de homicídio.

Até mesmo um delegado distrital de Natal tem atuado no interior. Elói Xavier, do 11 Distrito Policial, no Cidade Satélite tem atuado em três cidades interioranas. A Delegacia Regional de Nova Cruz, por sua vez, conta com dois delegados. No entanto, eles respondem por 23 municípios.

O mesmo acontece em João Câmara, onde dois delegados atendem a 19 cidades, números iguais aos da Regional de Caicó. Em boa parte desses municípios, a sede da delegacia chega a ser compartilhada com o destacamento da Polícia Militar, integrando as duas instituições em um trabalho só.

 
Delegado Inácio Rodrigues, de Pau dos Ferros, atende 21 municípios
 

O resultado da falta de efetivo é o acumulo de inquéritos. Somente em Natal, são aproximadamente 4 mil procedimentos parados nas delegacias distritais e especializadas. Na Delegacia de Fraudes e Defraudações, por exemplo, a quantidade de inquéritos e processos ultrapassa os 1.600.

No interior, a Adepol nem mesmo conseguiu fazer o mapeamento de inquéritos atrasados, em virtude da falta de pessoal e de computadores nas unidades. Atualmente, a Polícia Civil d Rio Grande do Norte conta com 138 delegados em seus quadros, sendo que alguns deles estão afastados e ocupando cargos públicos ou representativos de classe.

Só municípios são 167. Em algumas cidades, como Natal, Parnamirim e Mossoró, o número de delegacias é ainda maior. Só na capital, são mais 15 delegacias de bairros e mais dez especializadas. De acordo com a Adepol, atualmente, existem 20 vagas em aberto para delegados, em virtude de aposentadorias e mortes desde 1996. No entanto, nenhum dos aprovados no último concurso ainda foi chamado. 

© 2011-2024. Portal BO - O 1º Portal Policial do RN - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

Título