Natal, Rio Grande do Norte, 18 de Abril de 2024

Governadora anuncia ações de Segurança Pública e entrega viaturas, armas e coletes

Redação   17/10/2012 às 21h05   -  Atualizada em 24/07/2017 às 11h52

Fotos: Divulgação / Elisa Elsie

A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, acompanhada da cúpula da Segurança Pública, anunciou à imprensa na manhã dessa quarta-feira (17), no auditório da Governadoria, as ações e medidas de Segurança Pública que estão em andamento no Estado. O evento contou com a participação do Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Aldair da Rocha, dos Comandantes dos órgãos de Segurança Pública, bem como os prefeitos das respectivas cidades beneficiadas.

“Hoje estamos divulgando breves relatos a respeito do que vem sendo feito na área da Segurança Pública. Essa é uma prioridade e preocupação do nosso governo em solucionar o problema da violência, pois sabemos que essa é uma área vital para a nossa sociedade”, disse Rosalba Ciarlini.

A Governadora também ressaltou a importância da integração de todas as unidades de Segurança Pública para o bom desempenho desse trabalho. “Estamos fazendo algo inédito no estado que é integrar todos os setores de Segurança Pública como Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Civil para realizar um trabalho organizado, com investimento no serviço de Inteligência, inclusive, nós temos um Comitê de acompanhamento, no qual reunimos semanalmente, os comandantes desses órgãos para fazer um relatório de avaliação”, relatou.

Na ocasião, a gestora também fez a entrega de 37 novos veículos à Polícia Militar destinados à atividade de policiamento ostensivo no interior do Estado, além de 1.200 novos coletes balísticos e 2.500 pistolas modelo PT 100 calibre ponto 40. Com essa entrega, a Governo do Estado do RN completa a distribuição das pistolas a todos os policiais militares que trabalham na atividade operacional, fazendo com que cada policial militar tenha sua arma de porte individual. Os coletes, somados aos que a PM já possui, completarão todo o efetivo operacional de serviço.

O Governo do Estado está investimento R$ 2,347 milhões, na compra das viaturas e coletes balísticos. As pistolas são fruto de um convênio firmado entre o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e o Governo do Estado de São Paulo. A Polícia Militar do Estado de São Paulo doou cinco mil pistolas automáticas, projetadas especialmente para as Forças da Segurança Pública, utilizadas em todo mundo.

No final do mês de setembro, a governadora Rosalba Ciarlini entregou duas mil dessas pistolas e 108 viaturas para a Polícia Militar do RN reforçar o policiamento na Região Metropolitana de Natal.

SISTEMA PRISIONAL

A Governadora Rosalba Ciarlini também anunciou a abertura de 400 vagas no sistema prisional a partir da próxima terça-feira (23), quando será reaberto o Pavilhão 5 do presídio de Alcaçuz. Parte dos detentos que estão alojados nos Centros de Detenção Provisório (CDP) e no Núcleo de Custódia da Polícia Civil devem passar a ser removidos a partir da próxima semana. De acordo com gestora, também devem ser abertas mais 150 vagas para colocação dos presos após as obras e reformas que serão feitas no antigo prédio da Deprov e no CDP da Ribeira previstas para novembro.

“Isso vai ter um reflexo positivo na Polícia Civil, pois vai desafogar algumas das suas unidades que abrigam presos, bem como as Cadeias Públicas do Estado, graças ao suporte de investimentos financeiros da Governadora Rosalba no Sistema Prisional”, ponderou o Secretário da Justiça e Cidadania, Kércio Pinto.


INVESTIMENTOS MELHORAM SERVIÇO DE SEGURANÇA PÚBLICA

 

 

Para o Secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, oGoverno do Estado não tem medido esforços para proporcionar um serviço de segurança pública de qualidade. “Cada centavo investido nas polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Itep transforma-se em benefício aos cidadãos que desejam ir e vir em segurança. A integração dos órgãos da Segurança Pública do RN, aliada aos investimentos, nos dá a certeza que estamos no caminho certo. Temos conseguido reduzir a criminalidade em algumas regiões, enfim, temos trabalhado dia e noite em prol da sociedade", avaliou Aldair da Rocha.

Dentre os principais investimentos anunciados pela Governadora Rosalba para a Polícia Militar estão a compra de 5.040 novas pistolas .40, 25 capacetes balísticos e 20 escudos balísticos, 40 coletes à prova de bala, a aferição de 122 etílômetros (bafômetros), além 160 pistolas taser (armas não letais), 108 viaturas operacionais, que estão atendendo às 10 cidades da Região Metropolitana; 1/3 da frota de ônibus de Natal já conta com dispositivo de segurança ligado à central de operações da polícia (CIOSP), acionado em casos de assalto; Investimento de 620 mil reais na expansão de teleatendimento e despacho de viaturas no CIOSP do Oeste. O Governo do Estado também atendeu a uma reivindicação que as Corporações Militares tinham há quase 20 anos que é a implantação do subsídio.

De acordo com o Comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, a governadora Rosalba Ciarlini tem priorizado ações de segurança em todo o Estado. “As compras de viaturas, coletes à prova de bala e armas têm melhorado a capacidade de atuação dos nossos policiais, que têm maior dignidade, pois estão trabalhando com produtos de primeira qualidade. O pagamento do subsídio atendeu a uma reivindicação de mais de vinte anos, assegurando uma melhor remuneração à tropa, que se sente mais estimulada”, considera.

Para a Polícia Civil, a Governadora destacou a entrega de 420 coletes à prova de bala, 55 novas viaturas, 175 computadores, 85 impressoras, móveis para as delegacias, 88 aparelhos de ar condicionado e a Criação da Delegacia de Homicídios de Mossoró. Até o final de 2012, a Polícia Civil deve receber mais viaturas, um Simulador de tiros e duas delegacias móveis.

Na ocasião, o Delegado Geral da Polícia Civil, Fábio Rogério Silva lembrou também da importância da convocação dos novos policiais civis como um passo importante na interiorização da Polícia Civil. “A interiorização da Polícia Civil demonstra a preocupação do Governo Rosalba com a Segurança Pública do estado, com isso foi possível instalar e inaugurar a Delegacia de Homicídios em Mossoró, levar a Polícia Civil para mais 16 Comarcas e com isso diminuir o número de cidades atendidas por uma única unidade policial como é o caso da delegacia de Nova Cruz que seu titular atendia 24 cidades e agora atende apenas quatro municípios”, analisou. 

*Fonte: Assessoria de Comunicação

© 2011-2024. Portal BO - O 1º Portal Policial do RN - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

Título