Publicada: 21/08/2012 às 08h29

Exposição excessiva em redes sociais representa ameaça

Por Redação

 A febre das redes sociais no Brasil faz com que milhares de pessoas passem horas na frente de um computador ou até mesmo celulares e tabletes. A infinidade de sites e aplicativos permite a troca de todo tipo de informação. No entanto, a exposição excessiva na internet pode representar uma ameaça para o internauta.

Assim como pessoas de bem, bandidos passam horas conectados nas redes sociais buscando vítimas para seus crimes, que muitas vezes ultrapassam a barreira virtual e chegam à vida real. Por isso, é importante ter cuidado com o que se posta em sites de relacionamentos e blogs. Evite, por exemplo, detalhar sua rotina, como a hora que sai de casa, o endereço ou a escola dos filhos.

Muitas pessoas parecem não se preocuparam com a exposição sem controle e fazem das redes sociais um diário coletivo. Outras, contudo, às vezes nem percebem que estão postando detalhes de suas vidas. Alguns aplicativos de localização, por exemplo, quando instalados em celulares ou tabletes atuam automaticamente e jogam informações simultâneas de sua movimentação em restaurantes, bares, shoppings e demais locais públicos.

Lembre-se, hoje, uma informação posta na internet pode fugir do seu controle em fração de segundos e ganhar proporções irremediáveis. Por isso, pense duas vezes antes de publicar uma foto íntima, por exemplo, ou publicar informações que atraiam a atenção de criminosos.