Natal, Rio Grande do Norte, 15 de Janeiro de 2025

Exclusivo: O Sindicato do RN gerou o Bonde do Cangaço

Grupo criminoso usa bala, sangue e mortes para se tornar mais uma facção no RN

Sérgio Costa   16/12/2024 às 20h10   -  Atualizada em 17/12/2024 às 13h11

 Um grupo criminoso cada vez mais comentado, violento, exibicionista e de acordo com cronistas policiais, perdido em um labirinto criado por eles mesmos. Desorganizados esses homens e mulheres que não possuem liderança hierárquica, ou regras, além de terem como principal como rival, seus antigos companheiros! Integrantes do Sindicato do RN, facção conhecida, autora de terríveis ações noticiadas ao longo dos últimos anos. Uma fonte do PortalBO, integrante da equipe que investiga o bando e o comportamento desse grupo, afirmou com conhecimento, que “O bonde do cangaço” Ou “Tropa do Cangaço” é resultado de uma guerra ou divisão interna de integrantes do Sindicato do RN, criado no Estado no final de 2012. O policial, afirma de maneira experiente e categórica que pelas características, o “Bonde do Cangaço” não é considerado uma facção, visto que as características fogem das regras impostas por uma facção. A ausência de um conselho disciplinar, assim como leis internas, normas e regras, hierarquia, tesouraria, um sistema financeiro de caixa, ou até mesmo a ordem de execução para quem não estiver disposto a cumprir o que manda a carta do crime.

Na entrevista exclusiva concedida ao PortalBO, a fonte destacou que o grupo tenta impor o medo em alguns pontos de algumas regiões para criar um clima de terror exibindo armas, promovendo execuções, roubos e se confrontando em qualquer lugar com integrantes do Sindicato do RN, como a que aconteceu na tarde da última segunda-feira (06) em Pipa, onde três indivíduos morreram nesse confronto. Um dos mortos pertencia ao “O Bonde do Cangaço” e era o alvo do atentado que não deu certo, pois a intenção era de uma verdadeira chacina. A reportagem do PortalBO conversou com o delegado da cidade de Tibau do Sul Erick Gomes que, o bacharel informou que todas as ações possíveis estão em andamento com o processo de investigação em conjunto com as demais forças de segurança, que para ele é de extrema importância. “O trabalho em conjunto é fundamental e os resultados surgem a cada dia, sendo mostrados a sociedade de forma positiva. Aqui, o trabalho é voltado para a paz e a tranquilidade de toda a sociedade, o crime não terá essa região como endereço”, disse.

O comandante da Polícia Militar, o Sub Tenente Aristelo, vem intensificando a fiscalização e identificação de indivíduos principalmente na praia da Pipa, muitos pertencem a facções ou grupos criminosos e procuram o local para usá-los como esconderijo. Essa prática já é conhecida pela PM local que, não desvia o olhar para o tráfico de drogas que sempre foi uma pauta discutível e fortemente combatida nos últimos meses. O delegado Erick e o Sb. Tenente Aristelo, assim como as demais equipes que trabalham lado a lado, pretendem de maneira possível fechar literalmente as portas para os criminosos que pretendem fazer daquela localidade um ambiente de medo e destino de insegurança. Há pouco tempo foi desencadeada uma operação dividida em duas fases, uma na cidade de Pureza no RN e outra em Cabo de Santo Agostinho em PE onde cinco integrantes do Cangaço foram mortos e armas, como fuzis e pistolas apreendidas.

© 2011-2025. Portal BO - O 1º Portal Policial do RN - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

Título