Natal, Rio Grande do Norte, 29 de Março de 2024

Corpo de Bombeiros prevê aumento de incêndios no verão

Fogo surge a partir de pontas de cigarro lançadas em terrenos com vegetação seca, da limpeza de lixo com o uso do fogo, brincadeira de criança, entre outros fatores.

Redação   14/10/2012 às 11h13   -  Atualizada em 24/07/2017 às 11h52

Foto: Divulgação / Bombeiros

A aproximação do período mais quente do ano caracterizado pelas temperaturas elevadas e reduzida umidade nos combustíveis vegetais conduz a uma elevação no número de ocorrência de incêndios florestais em todo o Rio Grande do Norte.

Preocupado com esta realidade, o Corpo de Bombeiros Militar do RN, em convênio com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA/RN), vem capacitando centenas de militares para atuar com mais eficiência em operações florestais, de forma a qualificá-los ao combate e prevenção a incêndios em áreas de matas.

Para o Comandante Geral do CBMRM, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, as condições climáticas do período, associadas à existência de uma mata desidratada, especialmente em redor das habitações e a comportamentos negligentes na utilização do fogo, aumentam as situações de iminente perigo nesta estação.

“Cerca de 80% das ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros em nosso estado são de incêndios que foram provocados pela ação humana. Geralmente surge a partir de pontas de cigarro lançadas em terrenos com vegetação seca, da limpeza de lixo com o uso do fogo, brincadeira de criança, entre outros fatores. Um incêndio florestal, além de agredir ao meio ambiente, pode propagar-se às habitações e provocar graves prejuízos”, ressaltou o Coronel Elizeu Dantas.

Nesta sexta feira, dia 12, os Bombeiros concluíram mais uma turma do Estágio de Operações Florestais (EOF), desta vez realizado no município de Mossoró, reunindo bombeiros e policiais das regiões oeste, alto oeste e seridó.

“A ação com os militares no interior do estado está dentro da programação prevista no convênio firmado, no mês de dezembro de 2011, entre a instituição e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA/RN). Já capacitamos 104 militares nas regiões metropolitana e oeste. Nossa expectativa é de formamos mais 80 agentes de segurança para atuar nesta área", disse o Coronel Dantas.

Somando 2010 e 2011, o CBMRN atendeu a 181 ocorrências de incêndios florestais no estado. Nestes dez meses do ano de 2012 este número já ultrapassou os 150 chamados e a tendência, segundo o Coronel Elizeu Dantas, Comandante do CBMRN, é triplicar até fevereiro de 2013, quando a temperatura permanece evoluindo.

“A tendência natural é de que este tipo de ocorrência venha triplicar nos meses que se aproximam. Precisamos estar com a tropa pronta para atender a grande demanda do período", disse o Comandante do CBMRN.

Na próxima segunda-feira (15,) a corporação iniciará uma nova capacitação no 2º Grupamento de Bombeiros, em Mossoró. O Estágio de Operações Florestais (EOF) tem duração de uma semana e aborda atividade teórica e práticas, testando a capacidade física e mental do militar.

*Fonte: Corpo de Bombeiros 

© 2011-2024. Portal BO - O 1º Portal Policial do RN - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

Título