Natal, Rio Grande do Norte, 08 de Dezembro de 2021

Corpo de Bombeiros alerta motoristas para os cuidados no retorno do feriadão

A recomendação do CBMRN é para que os motoristas tenham paciência.

Redação   13/02/2013 às 13h49   -  Atualizada em 24/07/2017 às 17h42

Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Preocupado com o retorno dos foliões após o fim do carnaval, o Corpo de Bombeiros elaborou algumas dicas que podem auxiliar os motoristas na hora de pegar a estrada nesta quarta-feira de cinzas. Até o momento, o carnaval potiguar de 2013 pode ser considerado mais tranquilo que o mesmo período do ano anterior, segundo os bombeiros.

"Boa parte da redução de acidentes está no trabalho de prevenção dos Corpos de Bombeiros, Polícias Estaduais e Federal, outros agentes de Segurança Pública e Detran, combatendo, principalmente, o consumo de bebida alcoólica entre motoristas com a rigorosa Lei Seca", disse o coronel Elizeu Dantas, comandante geral do CBMRN.

Para que não haja um aumento no número de ocorrências, o Corpo de Bombeiros Militar reitera que no retorno do feriado de carnaval os motoristas precisam estar ainda mais atentos: os acidentes mais graves costumam acontecer após algum descuido ou alguma atitude imprudente.

A recomendação do CBMRN é para que os motoristas tenham um pouco de paciência, devido ao tráfego de veículos, além muita cautela: para garantir mais segurança no retorno ao lar e não terem surpresas desagradáveis ao final do feriadão, é recomendável viajar durante o dia após a verificação das condições de alguns itens do carro, como calibragem dos pneus, inclusive do estepe; nível de óleo; funcionamento dos faróis, setas e lanternas, macaco, chave de roda, triângulo de sinalização e extintor de incêndio.

Vale lembrar que o Contran tornou ainda mais rígida a Lei Seca e a configuração da infração de trânsito, com relação ao teste do etilômetro (bafômetro). Há infração se a medição a alcançar quantidade igual ou superior a 0,05 miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões, a metade da quantidade anterior, que era de 0,1 mg/L, descontado o erro máximo admissível do aparelho (0,04mg/L).

Se o motorista for enquadrado na Lei Seca, a multa é de R$ 1,915,40, além de suspensão do direito de dirigir por 1 ano. O infrator também pode responder a processo criminal, com pena que varia de seis meses a três anos.

Algumas dicas para garantir sua segurança no retorno pra casa:
• Prefira viajar durante o dia, é mais seguro;
• Descanse antes de viajar. Ao menor sinal de cansaço, pare e descanse. Não tome medicações que possam interferir nos sentidos;
• Planeje seu itinerário e programe paradas para descanso;
• Não ingira nenhum tipo de bebida alcoólica antes de pegar a estrada;
• Antes de sair, confira se está com o RG, a carteira de habilitação e os documentos do carro;
• Respeite a sinalização e, principalmente, os limites de velocidade. 

*Fonte: Corpo de Bombeiros

© 2011-2021. Portal BO - O 1º Portal Policial do RN - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

Título