Natal, Rio Grande do Norte, 20 de Abril de 2024

107 pessoas morreram no RN vítimas de violência letal intencional nos primeiros 30 dias de 2023

Natal e Mossoró lideram nos números; crimes por arma de fogo foram os mais praticados

Sérgio Costa   30/01/2023 às 09h52   -  Atualizada em 30/01/2023 às 10h21

Foto: Reprodução


No primeiro mês de 2023 as instituições da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte registraram 107 mortes violentas letais e intencionais. A capital, Natal, contabilizou 24 casos seguida de Mossoró com 13, sendo ao todo 41 municípios acometidos pela violência. De posse dos números a reportagem do PortalBO conversou com o secretário de segurança pública, o Coronel Francisco Araújo que destacou uma redução significativa desses números se comparado ao mesmo período do ano anterior. “o investimento do governo do Estado na segurança está sendo fundamental para a diminuição, ainda temos muito por fazer, mas as ações estão acontecendo”, disse.

Ainda de acordo com o chefe da pasta, uma das razões para essa realidade é a atuação das facções criminosas que usam da crueldade e da violência para manterem o domínio do tráfico de drogas. O combate ao crime organizado culminou em centenas de pessoas presas no ano de 2022 e toneladas de drogas foram apreendas durante um trabalho integrado com todas as forças de segurança. O entanto, parte dos servidores ligada a segurança, critica a política do governo que mantém atrasadas diárias operacionais, muitos se mostram revoltados e questionam como será o Carnaval onde o efetivo da PM, por exemplo, se desloca para o interior com o pagamento de diárias.

A interiorização do crime vem provocando uma nova dinâmica na distribuição do efetivo para as cidades do Estado, o problema é exatamente esse, o efetivo que lamentavelmente ainda é motivo de dor de cabeça para os gestores da segurança. Mesmo com o anúncio de novos concursos públicos o número de agentes para combater o crime ainda é muito pouco, trocando em miúdos, os que entram suprem aqueles que por questões médicas ou de aposentadoria se desligam dessas instituições.
 

© 2011-2024. Portal BO - O 1º Portal Policial do RN - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

Título