Natal, Rio Grande do Norte, 18 de Março de 2024

Policia Civil do RN prende homem por feminicídio em Ceará-Mirim

Redação   27/12/2023 às 07h45   -  Atualizada em 27/12/2023 às 08h11

Policiais civis da 14ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP/Ceará-Mirim) cumpriram, na manhã desta terça-feira (26), um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 32 anos, suspeito de ter praticado feminicídio contra sua companheira, Vanessa dos Santos Estevão, de 20 anos, no município de Ceará-Mirim/RN, na Grande Natal.

Segundo a investigação, no dia 10/12/2023, em um domingo, após uma discussão entre o casal, o suspeito ateou fogo, usando gasolina na vítima, que teve 50% do corpo queimado. Ela foi socorrida ao Hospital Walfredo Gurgel, em Natal/RN, mas faleceu em decorrência dos ferimentos, no último dia 15. Eles estavam juntos há cerca de quatro anos e possuíam uma filha de dois anos.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

*Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (SECOMS)*

Comentar

Homem "Fura", barreira da Lei Seca, mas acaba preso

Redação   23/12/2023 às 09h15  

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual(CPRE), por meio da *SEÇÃO LEI SECA*, realizou, na noite desta sexta-feira e início da madrugada de hoje, fiscalização no bairro de Ponta Negra e autuou mais 15 (quinze) condutores por dirigir sob a influência de álcool.

Um dos autuados já estava com a carteira de habilitação SUSPENSA por 01 ano por dirigir alcoolizado, sendo mais uma vez notificado, ocasião em que deverá ser aberto processo de CASSAÇÃO da referida carteira.

Já o condutor de um Fiat Punto desobedeceu a ordem de parada e “furou” a blitz, sendo interceptado nas mediações da Rota do Sol. Ao ser submetido ao teste de alcoolemia foi apontado valor de 0.38 mg/l, configurando crime. O infrator de 44 anos recebeu voz de prisão e foi encaminhado à central de flagrantes. Já o seu veículo foi removido ao depósito por se encontrar com o licenciamento em atraso.

Comentar

Polícia Civil prende homem por estuprar adolescente em Parnamirim

Redação   21/12/2023 às 07h20   -  Atualizada em 21/12/2023 às 08h05

Polícia Civil prende homem por estuprar adolescente em Parnamirim

Policiais civis da Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA/Parnamirim) deram cumprimento, nesta quarta-feira (20), a um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 26 anos, apontado como autor de um estupro de vulnerável contra uma adolescente do seu cerco familiar. A prisão aconteceu no bairro Cidade da Esperança, Zona Oeste de Natal.

De acordo com as investigações da DPCA, no dia 31 de julho de 2023, o investigado estuprou a adolescente em uma área de mata, na cidade de Parnamirim. A Polícia Civil tomou conhecimento do fato no mês de novembro, quando as diligências foram iniciadas.

A vítima estava sob efeito de bebida alcoólica e o agressor usou a força física para cometer o estupro. Durante as investigações, descobriu-se que o investigado já havia abusado sexualmente de outras mulheres da família. A Polícia Civil, por meio da DPCA Parnamirim, representou pela prisão preventiva, que foi decretada pelo Poder Judiciário.

O homem foi localizado, preso e encaminhado ao sistema penitenciário, onde ficará à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Comentar

RN é o estado que mais reduziu mortes violentas nos últimos três meses

Dados foram apresentados nesta quarta-feira (20) durante coletiva de imprensa em Brasília

Redação   20/12/2023 às 12h02  

Foto: PCRN

O Rio Grande do Norte foi o estado que mais se destacou na apresentação dos números gerais da "Operação Paz", em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (20), em Brasília. Os dados foram apresentados pelo Secretário Nacional da Segurança Pública, Tadeu Alencar.

A Segurança Pública potiguar ficou em primeiro lugar na redução dos homicídios dolosos (-23,9%), em primeiro na redução das Condutas Violentas Letais Intencionais (-24,2%), e novamente em primeiro na redução das Mortes Violentas Intencionais (-27,1%). Os dados são referentes aos últimos três meses.

No link a seguir é possível assistir a apresentação dos dados gerais da Operação Paz na íntegra. Confira: ttps://www.youtube.com/live/nIW526aJ7ZU?feature=shared

*Operação Paz realiza Dia D; total de prisões no RN chega a 529*

A Operação Paz foi deflagrada em setembro com a missão de reduzir os crimes de homicídio em todo o país. Com a missão de intensificar as atividades, foi realizado nesta terça-feira (19) o Dia da D. Somente no Rio Grande do Norte, 19 pessoas foram presoas, sendo duas delas consideradas diretamente envolvidas com assassinatos cometidos em território potiguar. Cinco armas de fogo foram apreendidas.

Desde o início das ações, 529 suspeitos já foram presos no RN. Deste total, 106 são apontados como participante diretos dos chamados MVIs, que são as mortes violentas intencionais. Os demais, foram detidos por envolvimento indireto ou pelo cometimento de outros crimes, sendo flagrados durante o cumprimento de mandados judiciais ou durante as diligências.

*Dia D em números*

Prisões: 19

Armas de fogo apreendidas: 05

Barreiras montadas: 474

Veículos abordados: 6.234

Pessoas abordadas: 8.762

Ações ostensivas: 15.493

*Números gerais (1º de setembro a 19 de dezembro)*

Prisões: 529

Armas de fogo apreendidas: 63

Barreiras montadas: 2.143

Veículos abordados: 21.884

Pessoas abordadas: 41.788

Ações ostensivas: 65.951

*Integração das forças*

Para o secretário da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo Silva, os resultados obtidos pela Operação Paz no RN “são fruto da abnegação de todos os agentes de segurança envolvidos, integração entre as forças de segurança pública que atuam no estado, melhor desempenho dos núcleos de inteligência e investigação, intensificação nos patrulhamentos preventivo e ostensivo, melhor distribuição dos efetivos, mais e melhores viaturas, armamentos, equipamentos de proteção e comunicação, além da valorização dos profissionais que compõem o sistema”.

Somente em novembro deste ano, a redução no total de mortes violentas no Rio Grande do Norte foi de 42,5% – a maior desde 2011. Os dados foram contabilizados e consolidados pela SESED, por meio da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE).

*Operação Paz*

A Operação Paz é uma ação conjunta coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em 12 estados (AP, AM, BA, CE, GO, PA, PE, MA, RN, RR, RJ e TO) com o objetivo de agregar e colaborar com os esforços que já vêm sendo realizados pelos governos estaduais em reduzir as Condutas Violentas Letais Intencionais. Compõem as CVLIs os homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios, mortes por consequência de lesões corporais e em decorrência da intervenção de agentes de segurança pública.

No RN, a Operação Paz é supervisionada pela SESED, e envolve a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiro Militar, Instituto Técnico-Científico de Perícia, Polícia Penal, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Comentar

Operação da PF apura fraudes cometidas contra a Caixa Econômica Federal no RN

Redação   20/12/2023 às 11h20   -  Atualizada em 20/12/2023 às 11h26

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira, 20/12, a Operação Tarjetas visando apurar fraudes cometidas contra a Caixa Econômica Federal, Agência João Câmara/RN, e que consistia na utilização de documentos falsos para abertura de contas, contratação de cartões de crédito e tomada de empréstimos pessoais em detrimento da instituição financeira.

As medidas de busca e apreensão estão sendo cumpridas em endereços residenciais nas cidades de João Câmara e Parnamirim/RN.

A investigação constatou que foram utilizados dados cadastrais de seis estrangeiros de nacionalidade espanhola para a realização das fraudes e sem o conhecimento das vítimas. De posse das contas e cartões de crédito, foram simuladas operações financeiras para retirada dos valores contratados a título de cheque especial e empréstimos pessoais. Tais valores eram posteriormente transferidos para as contas bancárias das mentoras da fraude.

Os prejuízos suportados pela Caixa Econômica chegam a R$ 470 mil reais e beneficiaram principalmente três mulheres apontadas como responsáveis pela falsificação de documentos e utilização dos cartões de crédito em diversas compras em estabelecimentos comerciais, de hotelaria ou em serviços.

Comentar

Mp

Redação   20/12/2023 às 09h10  

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) denunciou um policial militar pelo assassinato de um torcedor do ABC após um tumulto entre torcedores do time potiguar e do Sport Recife na noite de 15 de setembro passado, no bairro de Ponta Negra, em Natal. A materialidade do crime ficou comprovada através da análise das imagens de câmeras de segurança existentes na região do fato, depoimentos de testemunhas e perícia balística. O policial foi denunciado por homicídio. A denúncia já foi recebida pela Justiça potiguar e o PM é réu em uma ação penal.

Na investigação feita pela Polícia Civil, os indícios de autoria apontam para o PM como sendo o responsável pelo disparo do projétil que atingiu a cabeça e causou a morte de Leonardo Lucas Silva de Carvalho.

Na noite de 15 de setembro deste ano, na esquina da rua Palestina com a rua Leonora Armstrong bairro Ponta Negra, o PM matou Leonardo Lucas Silva de Carvalho ao tentar dissipar um tumulto que ocorria entre as torcidas organizadas do ABC e do Sport alvejando a vítima com projétil de arma de fogo.

Naquela noite ocorreu o jogo entre as duas equipes no estádio Maria Lamas Farache, conhecido como Frasqueirão, foi empregado um forte aparato policial para garantir a segurança dos torcedores. Mesmo assim, o efetivo utilizado não foi suficiente para evitar que houvesse confrontação entre os torcedores dos clubes.

Em determinado momento, um ônibus com os torcedores do Sport trafegava pela avenida Engenheiro Roberto Freire, quando houve um ataque promovido por torcedores do ABC, o que resultou numa verdadeira batalha campal. “Nesse ínterim, vários policiais militares diligenciaram para conter

Comentar

Moradores de Mãe Luiza realizam protesto após adolescente ser baleado

As ações ocorreram em dois pontos do bairro; o fato ocorreu na tarde desta segunda-feira (18).

Sérgio Costa   18/12/2023 às 15h46   -  Atualizada em 18/12/2023 às 15h50

O clima de tensão mais uma vez marcou o bairro de Mãe Luiza, na tarde desta segunda-feira (18). Moradores atearam fogo em pneus em duas avenidas pedindo justiça diante de uma ação policial que resultou em um suspeito baleado.

De acordo com o comandante do 1° Batalhão, o Tenente Coronel Marconde, a Polícia Militar reagiu a uma ação ameaçadora de pessoas armadas que atiraram, diante disso um indivíduo foi alvejado.

A pessoa foi levada para o hospital e equipes do Batalhão de Choque e do BOPE foram acionadas para realizar os procedimentos de contenção.

Comentar

Casal é assassinado em São José de Mipibu

Uma criança de oito anos foi poupada pelos criminosos; o fato aconteceu neste domingo (17).

Sérgio Costa   18/12/2023 às 11h35   -  Atualizada em 18/12/2023 às 11h53

Um casal foi assassinado na tarde deste domingo (17), na rua Rio Amazonas, na comunidade Gogo da Ema, em São José de Mipibu, região Metropolitana. João Paulo Corcino, de 39 anos e Francisca Rosilane Elias Lima, de 38 foram surpreendidos por homens que chegaram armados em um carro.

De acordo com a polícia, um dos cinco filhos do casal estava no local quando ocorreu o atentado, porém os criminosos pouparam a criança. João Paulo morreu na hora e Francisca ainda foi socorrida, mas não resistiu.

As razões para o duplo homicídio ainda são desconhecidas, no entanto a Polícia Civil irá investigar o caso.

Comentar

Polícia recaptura "Feijão", conhecido criminoso do bairro Mãe Luiza

O indivíduo ainda tentou escapar e apresentou documentação falsa para os policiais do 1°Batalhão.

Sérgio Costa   16/12/2023 às 15h53   -  Atualizada em 16/12/2023 às 15h57

Um homem identificado como Leandro Sulva Lucas Francisco, de 27 anos, foi recapturado na manhã deste sábado (16), na rua João XXIII, no bairro Mãe Luiza, zona Leste de Natal. Contra ele existia um mandado de prisão em aberto.

O indivíduo, que é mais conhecido como "Feijão", é um conhecido criminoso da polícia, por ter protagonizado vários casos delituosos em Natal. Ele estava em uma motocicleta quando uma equipe da Força Tática do 1° Batalhão fez um acompanhamento e reconhecendo o homem que ainda tentou ludibriar os policiais com uma documentação falsa, por esse motivo ele deverá também responder agora por falsidade ideológica.

Comentar

Governo do RN entrega mais 42 viaturas para as forças de Segurança Pública

São 39 Duster para a PM e três caminhonetes para a perícia do ITEP

Redação   14/12/2023 às 10h42  

Foto: SESED

O Governo do Rio Grande do Norte entrega na tarde desta quinta-feira (14), na Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), mais 42 viaturas para utilização das forças de segurança pública do estado. Todos os veículos são caracterizados.

Trinta e nove veículos são de modelo Duster, destinados à Polícia Militar. As viaturas foram locadas com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, e estão na conta dos 300 veículos locados ao custo de R$ 19 milhões (dentro dos R$ 100 milhões anunciados pelo ministro Flávio Dino no mês de março).

As outras três viaturas são caminhonetes destinadas para o o Instituto Técnico-Científico de Perícia. Os veículos foram adquiridos com recursos de emendas coletivas.

A entrega será feita pela governadora, professora Fátima Bezerra, com as presenças do secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, coronel Francisco Araújo, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo, e do diretor-geral do ITEP, Marcos Brandão.

*Serviço*

- Entrega de mais 42 viaturas para as forças de segurança pública do RN

- Nesta quinta-feira (14), às 16h

- Na Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social, que fica na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado

Comentar

Homem é preso com uma pistola durante operação Lei Seca em Felipe Camarão

Redação   14/12/2023 às 07h30   -  Atualizada em 14/12/2023 às 07h57

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual(CPRE), por meio da *SEÇÃO LEI SECA*, realizou, na noite desta quarta-feira e início da madrugada de hoje, fiscalização na zona oeste de Natal com os objetivos de garantir a paz pública e a segurança viária.

Durante blitz no bairro de Felipe Camarão, 02(duas) prisões foram registradas, sendo uma por porte ilegal de arma de fogo, onde um homem recebeu voz de prisão após ser encontrado sob seu poder uma arma de fogo tipo pistola com 22(vinte e duas) munições e outra por embriaguez ao volante, tendo um condutor sido preso após o teste de alcoolemia apontar valor de 0.82mg/l.

As ocorrências foram encaminhadas à Central de Flagrantes para os procedimentos cabíveis.

Outros 05(cinco) condutores foram notificados no âmbito administrativo por misturar álcool e direção.

Comentar

Mãe é morta e pai esfaqueado pelo próprio filho em Lagoa Salgada

Uma criança de oito anos escapou pedindo ajuda a vizinha; o fato ocorreu na noite desta terça-feira (12).

Sérgio Costa   13/12/2023 às 08h27   -  Atualizada em 13/12/2023 às 08h31

Uma mulher de 49 anos foi morta com golpes de faca e o marido dela ferido após o próprio filho usar uma faca para cometer o atentado. Josélia Paulino de Oliveira e Francsico Sena de 56, acabaram surpreendidos e feridos no início da noite desta terça-feira (12), dentro de casa. Uma criança de oito anos acabou sendo amarrada, porém conseguiu escapar e pedir socorro na casa vizinha.

O fato aconteceu no sítio Mata, no município de Lagoa Salgada, distante 60 quilômetros de Natal. O autor do crime foi identificado como José Camilo, de 28 anos. De acordo com a polícia o indivíduo fugiu em uma moto após cometer a tragédia.

Comentar

Casal é preso com 150 quilos de cocaína em Macaíba

A ação aconteceu em uma barreira da PRF na noite desta terça-feira(12); a droga está avaliada em 27 milhões de reais.

Redação   13/12/2023 às 07h07   -  Atualizada em 13/12/2023 às 07h12

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu, na noite desta terça-feira, no km 295 da BR 304, em Macaíba/RN, aproximadamente 150 quilos de cocaína e prendeu um casal por tráfico de drogas. A carga do entorpecente é estimada no valor de 27 milhões de reais.

Durante abordagem a um caminhão policiais rodoviários federais encontraram escondidos no compartimento de carga 150 tabletes de cocaína. O casal que transportava a droga foi preso por tráfico e a ocorrência foi encaminhada para a Superintendência da Polícia Federal.

Comentar

Investigação da FICCO Mossoró resulta em prisão na Paraíba de fugitivo da Justiça

Redação   12/12/2023 às 16h34   -  Atualizada em 12/12/2023 às 16h42

Após investigação conduzida pela FICCO Mossoró/RN, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado na Paraíba (FICCO/PB), através da Polícia Civil/DRACO/PB, efetuou a prisão, nesta terça-feira, 12/12, em um condomínio residencial no bairro de Valentina, na cidade de João Pessoa/PB, de um homem suspeito de integrar um grupo criminoso no Rio Grande do Norte. Ao ser abordado, ele apresentou documentos falsos.

O indivíduo estava sendo procurado devido a um mandado de captura expedido pela justiça do estado de São Paulo, uma vez que não retornou à cadeia após usufruir de uma saída temporária que lhe fora concedida.

A FICCO Mossoró, sob coordenação da Polícia Federal, é composta, ainda, pela Polícia Rodoviária Federal

(PRF), Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENNAPEN) e Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte (SESED), por intermédio dos seus entes vinculados.

Comentar

Dois assaltantes morrem em confronto com a PM na zona Sul

Os criminosos estavam realizando uma série de roubos em Capim Macio; o fato ocorreu na noite desta segunda-feira (11).

Sérgio Costa   12/12/2023 às 07h22   -  Atualizada em 12/12/2023 às 07h46

Dois homens ainda não identificados morreram em confronto com a Polícia Miitar, na noite desta segunda-feira (11), no bairro Capim Macio, zona Sul de Natal. De acordo com informações apuradas pelo PortalBO, a dupla estava realizando uma série de assaltos na região, mas acabou surpreendida por uma equipe da Cavalaria.

Uma das vítimas que estava em um ponto de ônibus acionou a PM através do número 190 e a equipe de maneira imediata se deparou com os indivíduos. Os dois atiraram contra a guarnição quando perceberam que estavam sendo monitorados, porém os policiais revidaram a agressão. A dupla foi baleada, socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.

Comentar

Empresário potiguar é assassinado no Ceará

Redação   09/12/2023 às 08h01   -  Atualizada em 09/12/2023 às 08h06

Um homem foi assassinado a tiros e outra pessoa foi atingida pelos disparos na noite desta sexta-feira (8), por volta das 22h, durante uma festa no Parque de Vaquejado José Germano Vianna, no Município de Iracema, no interior no Ceará. O Parque de Vaquejada é do cantor Junior Vianna.

De acordo com as primeiras informações, a vítima foi identificada apenas como o empresário “Janeudo”, conhecido no ramo de comercio alimentícios. Ele estava nas proximidades do caminhão dentro das dependências do parque, quando criminosos chegaram e começaram a efetuar diversos disparos de arma de fogo, onde ele foi atingido com pelo menos 7 tiros.

Janeudo, foi socorrido por populares, no entanto, já deu entrada no hospital local sem vida. As primeiras informações que chegam, são que o empresário era da cidade de Baraúna no Rio Grande do Norte, mas no local da festa muitos informaram que a vítima seria da Cidade de Alto Santo e outros da cidade de Jaguaribara.

Durante o tiroteio, outra pessoa identificada apenas como “Djanir” foi atingida pelos disparos de arma de fogo, foi socorrida para o Hospital e Maternidade Maria Roque de Macedo, em Iracema, onde recebeu atendimento médico e após ser regulado foi transferido para o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ) e de acordo com informações, o quadro de saúde é considerado estável e aparentemente não corre risco de morte.

Informações do site FOCOELHO

Comentar

Bairro Lagoa Nova foi o alvo da operação Lei Seca nesta madrugada

Dezesseis pessoas autuadas e três acabaram presas; as ações foram intensificadas devido as festividades de final de ano.

Redação   09/12/2023 às 07h33   -  Atualizada em 09/12/2023 às 07h39

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual(CPRE), por meio da *SEÇÃO LEI SECA*, realizou, na noite desta sexta-feira e início da madrugada de hoje, mais uma operação com os objetivos de garantir a segurança viária e paz pública.

As blitzen foram montadas no bairro de Lagoa Nova culminando com a autuação administrativa de 16(dezesseis) condutores por misturar álcool e direção.

Destes, 03(três), sendo 02(dois) homens e 01(uma) mulher, foram presos em flagrante e conduzidos à delegacia após os testes de alcoolemia apontarem valores superiores a 0.33mg/l, configurando crime.

Comentar

Mulher é presa pela PF com quase 4 quilos de drogas no aeroporto Aluízio Alves

Redação   08/12/2023 às 05h29   -  Atualizada em 08/12/2023 às 08h03

A Polícia Federal prendeu na tarde desta quinta-feira, 7/12, no aeroporto Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Natal, uma dona de casa, potiguar, 24 anos, acusada de tráfico de drogas. Com ela foram encontrados 3,32 kg de maconha prensada ocultos na bagagem e no corpo.

A ação aconteceu quando os policiais, utilizando cães farejadores, realizavam inspeção de rotina junto aos passageiros, ocasião em que flagraram a mulher transportando a substância entorpecente. Ela havia embarcado na cidade de Manaus/AM e fez conexão em Brasília/DF. Ao desembarcar, durante a sua abordagem, ainda no finger que estava sendo utilizado no desembarque de voos domésticos, ao se aproximar da referida viajante, um dos cães indicou a presença de droga na bagagem de mão, bem como no seu corpo.

De imediato, ela foi levada para a sala de inspeção da PF e durante a revista foram encontrados também tabletes de tamanho reduzido, ocultos em seu sutiã, tendo a aplicação de reagente (Narcoteste) indicado se tratar de maconha.

A suspeita então recebeu voz de prisão e foi encaminhada para a formalização do flagrante na sede da Polícia Federal, no bairro de Lagoa Nova.

Durante o seu depoimento, ela disse que começou a se relacionar com uma pessoa em Manaus e este teria lhe feito a proposta de custear a sua passagem e ainda lhe daria gratificação de R$ 2 mil para que levasse a droga até Natal. Desempregada, ela disse que ficou bastante nervosa, mas aceitou, sendo descoberta pelos cães no momento da chegada.

Indiciada por tráfico interestadual de drogas, a mulher passou por exame de corpo de delito no Instituto Técnico-Científico de Perícia-ITEP e se encontra custodiada na PF, à disposição da Justiça.

Esta foi a 5ª apreensão de drogas feita pela Polícia Federal este ano no aeroporto Aluízio Alves.

Comentar

Polícia Civil prende homem por tráfico de drogas em Mossoró

Redação   07/12/2023 às 07h09   -  Atualizada em 07/12/2023 às 07h11

Policiais civis da Delegacia Especializada de Narcóticos de Mossoró (DENARC/Mossoró) prenderam em flagrante, nesta quarta-feira (06), um homem, suspeito por tráfico de drogas. A prisão foi realizada no bairro Dom Jaime Câmara, no município de Mossoró.

De acordo com os agentes da DENARC, a investigação durou cerca de um mês. Após esse período, o suspeito foi abordado e estava em posse de três armas de fogo, sendo duas de calibre doze e uma de calibre 22, além de munições para ambos os calibres. Também foram encontradas cocaína, crack, porções de maconha, uma balança de precisão e dinheiro fracionado, objetos que corroboram com o crime de tráfico de drogas.

Ele foi detido e levado à sede da delegacia especializada, onde prestou depoimento e logo foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.

O homem foi encaminhado para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Comentar

OPERAÇÃO PAZ: Ações de combate a homicídios no RN completam três meses com 460 pessoas presas

Deste total, 92 detidos são considerados diretamente envolvidos com assassinatos cometidos em território potiguar.

Redação   06/12/2023 às 09h45  

A Operação Paz, deflagrada com a missão de reduzir os crimes de homicídio em todo o país, completou três meses ao final de novembro. Neste período, somente no Rio Grande do Norte, 460 pessoas foram presas. Deste total, 92 detidos são considerados diretamente envolvidos com assassinatos cometidos em território potiguar.

Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), os resultados obtidos pela Operação Paz no RN são fruto da integração entre as forças de segurança pública que atuam no estado, melhor desempenho dos núcleos de inteligência e investigação, intensificação nos patrulhamentos preventivo e ostensivo, melhor distribuição dos efetivos, mais e melhores viaturas, armamentos, equipamentos de proteção e comunicação, além da valorização dos profissionais que compõem o sistema.

“Estamos falando de menos criminosos e menos crimes de homicídio nas ruas da capital, da Grande Natal e do interior. Isso significa que são mais vidas salvas”, destacou o titular da SESED, coronel Francisco Araújo Silva. “Em cinco anos, são 3.271 vidas poupadas, o que representa uma redução de mais de 33% na quantidade de mortes violentas no estado”, acrescentou o secretário.

Somente em novembro deste ano, a redução no total de mortes violentas no Rio Grande do Norte foi de 42,5% - a maior desde 2011. Os dados foram contabilizados e consolidados pela SESED, por meio da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE).

A redução da violência é reflexo também nas maiores cidades do estado. Em Natal, por exemplo, a queda foi de 69,2% em novembro. Em Mossoró, a redução foi de 61,9% no mesmo período. Em Parnamirim, a diminuição foi de 37,5%. Em São Gonçalo do Amarante, o total de mortes violentas caiu 20%. Já em Macaíba, não houve nenhum registro de homicídio no mês passado.

Operação Paz

A Operação Paz é uma ação conjunta coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o objetivo de agregar e colaborar com os esforços que já vêm sendo realizados pelos governos estaduais em reduzir as Condutas Violentas Letais Intencionais. Compõem as CVLIs os homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios, mortes por consequência de lesões corporais e em decorrência da intervenção de agentes de segurança pública.

No RN, a Operação Paz é supervisionada pela SESED, e envolve a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiro Militar, Instituto Técnico-Científico de Perícia, Polícia Penal, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Números gerais (setembro/outubro/novembro)

Prisões: 460

Armas de fogo apreendidas: 49

Explosivos apreendidos: 17

Munições apreendidas: 408

Barreiras policiais realizadas: 1.335

Pessoas abordadas: 24.441

Veículos abordados: 11.438

Mandados de prisão cumpridos: 287

Ações ostensivas realizadas: 37.307

Comentar
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 5 de 613
Fechar
© 2011-2024. Portal BO - O 1º Portal Policial do RN - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

Título