Natal, Rio Grande do Norte, 19 de Março de 2024

OPERAÇÃO SHAMAR: 10 homens são presos por violência doméstica no RN em uma semana de atividades

Até o momento, 203 mulheres vítimas de violência doméstica foram atendidas

Redação   25/08/2023 às 17h58  

Foto: PCRN

A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (SESED) divulgou nesta sexta-feira (25) um balanço dos primeiros cinco dias da Operação Shamar – cuja missão é combater os crimes conta a mulher, em especial a violência doméstica e o feminicídio. Desde o início da semana, quando foi deflagrada a operação, 10 homens já foram presos no estado. Até o momento, 203 mulheres vítimas de violência doméstica foram atendidas durante as ações desenvolvidas.

A palavra “Shamar” tem origem hebraica, e significa cuidar, proteger. Trata-se de ação conjunta, que vem sendo realizada em todo o país. No RN, participam das ações ostensivas, de fiscalização, conscientização, educacional e de prevenção, a Polícia Militar (por meio da Patrulha Maria da Penha), Polícia Civil (através de delegacias distritais e das Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher, as DEAMs), o Corpo de Bombeiros Militar e Guardas Municipais.

*Números da operação*

• 1 arma de fogo foi apreendida

• 10 homens presos (sendo 1 flagrante e 9 cumprimentos de ordens judiciais)

• 18 municípios atingidas pelas ações deflagradas

• 47 palestras foram realizadas

• 47 ações de panfletagem foram realizadas

• 118 boletins de ocorrência foram realizados

• 141 policiais civis e militares, bombeiros militares, agentes de segurança e/ou guardas municipais participaram das atividades

• 152 diligências foram realizadas

• 158 medidas protetivas foram acompanhadas

• 203 mulheres vítimas de violência doméstica foram atendidas

Todas as atividades são supervisionadas e acompanhadas em conjunto pela SESED e pela Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH).

*Operação Shamar*

A Operação Shamar é uma ação nacional que ocorre no mês da conscientização pela defesa da mulher, o Agosto Lilás, e é desenvolvida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Em todo o país, a coordenação é da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Diopi/Senasp), e conta com o apoio do Ministério das Mulheres (MM) e do Colégio de Coordenadores das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar dos Tribunais de Justiça Estaduais (COCEVID).

O investimento do MJSP na operação é de mais de R$ 2 milhões, sendo o recurso direcionado às Secretarias Estaduais de Segurança Pública dos 26 estados e do Distrito Federal, para o pagamento de diárias de policiais militares e civis, visando o reforço de efetivo para a execução das ações policiais no âmbito da operação – que incluem ações preventivas, educativas, ostensivas e repressivas no enfrentamento da violência doméstica. As diárias incluem o deslocamento das equipes a cidades onde não há delegacia especializada, para que sejam promovidas a divulgação de informações sobre canais de denúncia e leis de proteção à mulher vítima de violência.

*Lei Maria da Penha*

A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que completou 17 anos na segunda-feira, define a violência doméstica e familiar contra a mulher como qualquer ação ou omissão baseada no gênero, que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.

Segundo a legislação, estes tipos de violência se enquadram quando praticadas nas seguintes situações:

1) no âmbito da unidade doméstica, compreendida como o espaço de convívio permanente de pessoas, com ou sem vínculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas;

2) no âmbito da família, compreendida como a comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa;

3) em qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitação.

*Canais de denúncia*

Em caso de suspeita ou violação dos direitos da mulher, a orientação é procurar uma delegacia de polícia especializada ou ligar para o 190 ou para a Central de Atendimento à Mulher do Ministério das Mulheres, através do 180. No Rio Grande do Norte, a Polícia Civil também disponibiliza o Disque Denúncia 181, sempre resguardando o anonimato de quem procura ajuda. Todos os números disponíveis funcionam gratuitamente, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Comentar

Vídeo: Delegada fala da prisão de bandido que agrediu idoso que sofre da doença de Parkinson

Outros indivíduos estão sendo procurados pela polícia; um deles usa chapéu de vaqueiro durante as ações criminosas.

Sérgio Costa   25/08/2023 às 15h38   -  Atualizada em 25/08/2023 às 15h56

A delegada Daniele Filgueira, titular da Defur, anunciou na manhã desta sexta-feira (25), a prisão de um dos assaltantes que invadiu uma residência no conjunto San Vale no último dia (16) de agosto. O criminoso confessou que na ocasião do roubo chegou a agredir um idoso que sofre da doença de Parkinson, porém se negou a entregar os comparsas. Veja vídeo; 

Comentar

Segurança é executado em Felipe Camarão enquanto trabalhava

Francisco Manoel foi surpreendido por dois homens que atiraram e fugiram em seguida; o fato ocorreu na noite desta quinta-feira (24)

Sérgio Costa   25/08/2023 às 11h37   -  Atualizada em 25/08/2023 às 11h40

Um segurança de 53 anos foi assassinado na noite desta quinta-feira (24), na rua Santa Maria Madalena, no bairro Felipe Camarão, zona Oeste de Natal.

De acordo com a polícia, Francisco Manoel Silva da Costa trabalhava em uma pastelaria no mesmo endereço do fato quando ocorreu o fato. Dois homens armados se aproximaram da vítima e atiraram na cabeça de Francisco que morreu na hora.

A Polícia Militar foi acionada para os procedimentos cabíveis, no entanto os indivíduos autores do crime conseguiram escapar sem serem identificados. A DHPP investigará o caso.

Comentar

O crime assusta: Homem é preso com drogas, arma e máscara para esconder a identidade

O indivíduo já respondia por tráfico de drogas e foi alvo de policiais militares durante uma abordagem em Ceará-Mirim, nesta quarta-feira (23).

Sérgio Costa   24/08/2023 às 07h32   -  Atualizada em 24/08/2023 às 10h00

Um homem de 28 anos foi preso, na tarde desta quarta-feira (23), no bairro Quebra Fuzil, no município de SãoJoséde Mipibu, região Metropolitana de Natal. Com o suspeito os policiais militares encontraram uma arma de fogo municiada, além de porções de maconha e uma máscara usada para esconder a identidade dele em ações criminosas.

A prisão aconteceu durante uma abordagem realizada por uma equipe da 8° CIPM, imediatamente o indivíduo confessou que respondia por tráfico e não reagiu a prisão em flagrante. Ele foi conduzido para a delegacia da cidade e autuado.

Comentar

Dupla é flagrada com maconha durante blitz Lei Seca em Natal

A ação dos policiais ocorreu na avenida Antônio Basílio na noite desta quarta-feira (23)

Redação   24/08/2023 às 07h13   -  Atualizada em 24/08/2023 às 08h15

O Batalhão de Policiamento Rodoviário/CPRE, por meio do TÁTICO OPERACIONAL RODOVIÁRIO (TOR), realizou, na noite desta quarta-feira, a prisão em flagrante de duas pessoas, sendo um deles adolescente de 16 anos, pelo crime de tráfico de entorpecentes.

Após receberem informações de intenso comércio de drogas na Avenida Antônio Basílio, bairro Dix Sept Rosado, os agentes se deslocaram até o local e lograram êxito, ocasião em que foi encontrado com os infratores a quantia de R$ 141,00 ( cento e quarenta e um reais) e porções de maconha

A dupla foi encaminhada à Central de Flagrantes onde foram autuados pelo crime de tráfico de drogas e sua associação. Contra o menor ainda existia mandado de busca e apreensão expedido pela 1ª Vara da Infância e juventude da comarca de Natal.

Comentar

Forças de Segurança simulam ataques a carros-fortes e resgate de presos em Natal

Treinamento tem como objetivo capacitar operadores de segurança pública

Redação   23/08/2023 às 10h25  

Forças de Segurança realizarão uma série de simulações de ataques extremos na capital potiguar e na Grande Natal nesta quinta-feira (24). Entre as situações, serão simulados ataques a empresas de transporte de valores, roubos a carros-fortes e resgates de presos em penitenciárias. O objetivo do simulado é preparar os operadores da segurança pública para respostas mais rápidas e eficientes aos atos criminosos conhecidos como "Novo Cangaço" e “Domínio de Cidades”.

A primeira simulação de ataque a carro-forte acontecerá pela manhã, na quinta (24), a partir das 08h, na saída de um aeroporto particular localizado na região da Lagoa do Bonfim, em Nísia Floresta. As demais simulações ocorrerão simultaneamente, a partir das 23h. Uma das ações acontecerá com uma tentativa de resgate de presos no complexo penitenciário de Alcaçuz, também em Nísia Floresta. A outra situação simulada será um ataque a uma empresa de transporte de valores no bairro de Cidade da Esperança, em Natal.

*Treinamento*

Os simulados de ataques às instituições financeiras fazem parte do treinamento final realizado durante toda a semana em Natal, chamado de “Elaboração do Plano de Defesa Estadual”, com a participação de mais de 70 operadores de segurança pública do RN e de todo o Brasil.

O treinamento tem como objetivo capacitar operadores de segurança, instituições do Estado e voluntários civis a elaborarem planos de defesa contra ataques do Novo Cangaço e do Domínio de Cidades. Os planos de defesa envolvem estratégias para desarticulação dos planos das quadrilhas, evitando confrontos e empregando ações como bloqueios de vias, uso de drones para filmagem, pontos de observação e integração entre sociedade, judiciário, Ministério Público, Corpo de Bombeiros, hospitais e polícias.

O curso contou com o apoio do Ministério da Justiça, Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) e Polícia Militar do RN. Reuniu também os principais especialistas do Brasil, que ministraram instruções em Natal. O Rio Grande do Norte foi pioneiro na realização de um dos primeiros planos e simulados em 2019, e amanhã realizará o maior já feito no Brasil.

Os simulados serão conduzidos por meio de figurantes e, com o acionamento da Polícia Militar, terá início o plano de resposta a esse tipo de modalidade criminosa. Reforça-se que não se trata de uma ocorrência real, mas de um treinamento que incluirá explosões e tiros de festim.

Comentar

Homem é preso minutos após roubar motocicleta na zona Norte

A ação foi realizada por policiais do CPRE na tardendesta terça-feira (22)

Redação   22/08/2023 às 16h36   -  Atualizada em 22/08/2023 às 16h50

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio do *BATALHÃO RODOVIÁRIO* realizou, no início da tarde de hoje, a prisão em flagrante de indivíduo pelo crime de roubo na zona norte de Natal.

No momento em que empreendia fuga a bordo de motocicleta roubada na avenida Maranguape, o infrator foi interceptado pelo policiamento de trânsito que passava pelo local, sendo encontrado uma pistola calibre 380 com 18(dezoito) munições, como também o veículo que acabara de subtrair.

Ele foi encaminhado, juntamente com a vítima, à delegacia de polícia para as providências cabíveis.

Comentar

Cinco pessoas são presas no primeiro dia da Operação Shamar no RN

Ação nacional ocorre no mês da conscientização pela defesa da mulher

Redação   22/08/2023 às 16h14  

O primeiro dia da Operação Shamar no Brasil resultou na prisão de cinco pessoas no Rio Grande do Norte. De forma nacional, a ação conjunta iniciada nesta segunda-feira (21) tem por objetivo combater a violência contra mulheres.

De acordo com informações da Polícia Civil, das cinco prisões, três foram efetuadas na Grande Natal, uma no município de Umarizal, na região Oeste potiguar e uma no município de Apodi.

Ainda entre os dados, foram registrados 24 boletins de ocorrências, 15 medidas protetivas de urgência solicitadas, 47 inquéritos policiais instaurados, 20 inquéritos policiais concluídos, 41 vítimas atendidas.

*Operação Shamar*

A Operação Shamar (palavra em hebraico que significa cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar) é uma ação nacional que ocorre no mês da conscientização pela defesa da mulher, o Agosto Lilás, e é desenvolvida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Em todo o país, a coordenação é da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Diopi/Senasp), e conta com o apoio do Ministério das Mulheres (MM) e do Colégio de Coordenadores das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar dos Tribunais de Justiça Estaduais (COCEVID).

No Rio Grande do Norte, participam das ações ostensivas, de fiscalização, conscientização, educacional e de prevenção, a Polícia Militar, a Polícia Civil, através de delegacias distritais e das Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher (as DEAM), o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e Guardas Municipais. Mandados de prisão também estão sendo cumpridos.

Comentar

Forças de segurança do RN iniciam operação conjunta de combate à violência doméstica e feminicídio

Ação foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (21), em uma ação conjunta envolvendo as forças de segurança que atuam no estado

Redação   21/08/2023 às 08h43  

Foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (21), em uma ação conjunta envolvendo as forças de segurança que atuam no estado, uma série de atividades com a missão de combater a violência conta a mulher, em especial a violência doméstica e o feminicídio. Trata-se da operação “Shamar".

No Rio Grande do Norte, participam das ações ostensivas, de fiscalização, conscientização, educacional e de prevenção, a Polícia Militar, a Polícia Civil, através de delegacias distritais e das Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher (as DEAM), o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e Guardas Municipais. Mandados de prisão também estão sendo cumpridos.

"A operação é de total importância para o combate à violência contra a mulher, principalmente para a conscientização de toda a sociedade de que é preciso, cada vez mais, estarmos unidos em defesa das mulheres e de seus direitos. E essa operação é isso, a integração de todas as forças de segurança com o objetivo de garantir mais segurança para as mulheres", destacou o titular da SESED, coronel Araújo Silva.

Todas as atividades são supervisionadas e acompanhadas em conjunto pela Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (SESED) e pela Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH).

*A Operação Shamar*

A Operação Shamar (palavra em hebraico que significa cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar) é uma ação nacional que ocorre no mês da conscientização pela defesa da mulher, o Agosto Lilás, e é desenvolvida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Em todo o país, a coordenação é da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Diopi/Senasp), e conta com o apoio do Ministério das Mulheres (MM) e do Colégio de Coordenadores das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar dos Tribunais de Justiça Estaduais (COCEVID).

O investimento do MJSP na operação é de mais de R$ 2 milhões, sendo o recurso direcionado às Secretarias Estaduais de Segurança Pública dos 26 estados e do Distrito Federal, para o pagamento de diárias de policiais militares e civis, visando o reforço de efetivo para a execução das ações policiais no âmbito da operação – que incluem ações preventivas, educativas, ostensivas e repressivas no enfrentamento da violência doméstica. As diárias incluem o deslocamento das equipes a cidades onde não há delegacia especializada, para que sejam promovidas a divulgação de informações sobre canais de denúncia e leis de proteção à mulher vítima de violência.

*Lei Maria da Penha*

A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que completou 17 anos na segunda-feira, define a violência doméstica e familiar contra a mulher como qualquer ação ou omissão baseada no gênero, que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.

Segundo a legislação, estes tipos de violência se enquadram quando praticadas nas seguintes situações:

1) no âmbito da unidade doméstica, compreendida como o espaço de convívio permanente de pessoas, com ou sem vínculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas;

2) no âmbito da família, compreendida como a comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa;

3) em qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitação.

*Canais de denúncia*

Em caso de suspeita ou violação dos direitos da mulher, a orientação é procurar uma delegacia de polícia especializada ou ligar para o 190 ou para a Central de Atendimento à Mulher do Ministério das Mulheres, através do 180. No Rio Grande do Norte, a Polícia Civil também disponibiliza o Disque Denúncia 181, sempre resguardando o anonimato de quem procura ajuda. Todos os números disponíveis funcionam gratuitamente, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Comentar

PF prende idoso com quase 5 kg de cocaína no aeroporto de Natal

Redação   21/08/2023 às 07h04   -  Atualizada em 21/08/2023 às 08h57

A Polícia Federal prendeu em flagrante na noite da última sexta-feira (18), no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal,

um homem de nacionalidade sueca, 78 anos, quando tentava embarcar com destino a Lisboa, Portugal, levando na bagagem 4,7 kg de cocaína. A droga estava camuflada em peças de roupas íntimas femininas.

A abordagem do estrangeiro ocorreu durante fiscalização de rotina ocasião em que foram

encontrados na sua mala, escondidos em modelos de sutiãs, um total de 36 pacotes arredondados envoltos em fita adesiva contendo a droga compactada em forma de pó e que serviam como “enchimento”.

De imediato o acusado recebeu voz de prisão e foi conduzido para autuação na Superintendência da Polícia Federal. Quando interrogado, ele declarou que na Europa,

onde vive, conheceu virtualmente um empresário e este teria se oferecido para custear suas despesas durante uma viagem de turismo ao Brasil. O contato era sempre feito através de aplicativo de mensagens.

Uma vez em solo brasileiro, minutos antes de deixar São Paulo/SP e seguir viagem para Natal, disse que foi procurado por um desconhecido no hotel em que estava hospedado e este teria custeado as despesas da sua viagem de volta, oportunidade que lhe entregou

também uma mala que deveria ser levada até Paris/França, onde seria procurado tão logo

desembarcasse.Indiciado na forma da lei, o suspeito vai responder por crime de tráfico internacional de

drogas. Ele foi submetido a exame de corpo de delito no Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e se encontra custodiado na sede da PF, à disposição da Justiça.

Comentar

Mãe e filho são assassinados dentro de casa em Nísia Floresta

Luciene de França e Luiciano Francisco, foram surpreendidos no início da manhã deste domingo (20)

Sérgio Costa   20/08/2023 às 15h12   -  Atualizada em 20/08/2023 às 15h46

O distrito de Gogó da Ema, no município de Nísia Floresta, foi palco de um duplo assassinato no início da manhã deste domingo (20), mãe e filho foram mortos a tiros enquanto dormiam em um dos quartos da casa onde moravam. De acordo com a polícia local, os criminosos chegaram em um carro, arrombaram a porta do imóvel e atiraram primeiro em Luciano Francisco de França Santos, de 15 anos e em seguida, a mãe do jovem tentou evitar o crime se colocalndo na frente do filho; Lucilene França da Silva, de 43 anos acabou sendo alvejada, os dois morreram na hora.

A Polícia Civil realizou o trabalho inicial de investigação, mas ainda não possui nenhuma linha sólida no tocante a motivação do crime. Diligências foram realizadas por equipes do 3º Batalhão, porém os autores não foram localizados.

 

Comentar

Homem mata a esposa a facadas e depois comete suicídio em Santa Cruz

O autor do assassinato gravou um vídeo pedindo a família para que os filhos fossem amparados; o fato ocorreu na manhã deste sábado (19).

Sérgio Costa   20/08/2023 às 14h52   -  Atualizada em 20/08/2023 às 15h30

Um homem identificado como Kleber Jodinaldo Confessor de morais, de 32 anos, matou a facadas a companheira, Jaine Kaila Pontes de Souza, de 21, na manhã deste sábado (19), na rua Natal, no barro Três a Um, na cidade de Santa Cruz, região Trairí do Estado. O autor do crime cometeu suicídio, mas antes gravou um vídeo pedindo para a família cuidar dos filhos.

De acordo com a polícia local, o casal estava em processo de separação, porém Kleber não aceitava a separação e vinha ameaçando Jaine há um tempo, no entanto a vítima do feminicídio não procurou nenhuma proteção policial, nem jurídica.

Jaine e Kleber eram primos legítimos, de acordo com os familiares e tinham dois filhos menores. A tragédia deixou a cidade de luto. 

Comentar

Homem de 24 anos é preso na Lei Seca com maconha e cocaína

A ação ocorreu na avenida Conselheiro Tristão na noite desta sexta-feira (18)

Redação   19/08/2023 às 05h00   -  Atualizada em 20/08/2023 às 14h28

O Batalhão de Policiamento Rodoviário/CPRE, por meio do TÁTICO OPERACIONAL RODOVIÁRIO (TOR), realizou, na noite desta sexta-feira, a prisão de um homem de 24 anos.

A ação se deu durante blitz na Av. Conselheiro Tristão, zona norte de Natal, ocasião em que ao se proceder com abordagem a ocupantes de automóvel, foi localizado 12(doze) porções maconha, cocaína e dinheiro.

O infrator foi encaminhado à Central de Flagrantes para os procedimentos criminais cabíveis.

Comentar

Vereador Preto Aquino participa de reinauguração da quadra Poliesportiva Hélcio Jacaré no conjunto Satélite

O equipamento foi 100% revitalizado com pelo mínimo com emendas impositivas do Parlamentar

Redação   19/08/2023 às 04h49  

Na tarda desta sexta-feira (18), o vereador Preto Aquino (PSD) participou da solenidade de reinauguração da Quadra Poliesportiva Hélcio Jacaré, localizada na rua serra da saudade, I etapa do Conjunto Cidade Satélite. O equipamento foi 100% revitalizado pelo município com emendas impositivas do parlamentar.

A cerimônia de entrega teve a presença de moradores do bairro, ex-jogadores, e do Prefeito de Natal, Álvaro Dias, que enalteceu a importância da obra, ao lado de secretários, servidores do município e vários desportistas da região.

O evento teve o momento de fé, comandando pelo Padre Luís Paulo da Silva, Pároco da Igreja Nossa Senhora dos impossíveis, e várias apresentações culturais. Participaram o grupo de dança Vitória Régia; os repentistas, Felipe Moreira e Chico Sobrinho; os cantores gospel, Mikéias Cruz e Marcos Jr; e o jornalista e cantor, Hugo Fernandes.

Estiveram presentes no palco, o presidente do conselho comunitário da I etapa, Paulo Alexandre, e a família de Hélcio Jacaré, representada pelo filho, professor Bruno Xavier.

"Reitero meu agradecimento a Prefeitura de Natal e a todos que contribuíram para este belo momento de confraternização e valorização da vida, por meio do esporte. Espero que, muito em breve, novas praças esportivas sejam entregues através das nossas emendas impositivas, destinadas a Semsur e a SEL", disse.

O vereador sempre defendeu a criação de ações sociais ligadas ao esporte, educação e lazer três pilares importantes para a juventude ameaçada pela violência e insegurança. Preto Aquino também tem lutado por melhorias tocante ao sistema de saúde do município e as obras que são cobradas pelos natalenses.

Comentar

Mega traficante de Rondônia é preso em condomínio de luxo na Grande Natal

Carllos Eduardo não resistiu a prisão; a ação da Polícia Civil ocorreu na manhã desta sexta-feira (18).

Redação   18/08/2023 às 15h01   -  Atualizada em 18/08/2023 às 15h11

Policiais civis da Delegacia Especializada de Capturas e Polícia Interestadual (DECAP/POLINTER) deram cumprimento, nesta sexta-feira (18), a um mandado de prisão definitiva em desfavor de um homem, 39 anos, condenado por tráfico de drogas, associação para o tráfico e por tráfico interestadual de drogas. Ele foi preso no bairro Parque das Nações, em Parnamirim.

O homem é conhecido na região norte do Brasil pela prática de diversos crimes. Inclusive, foi um dos alvos da Operação “Apocalipse”, deflagrada em 2013 pela Polícia Civil de Rondônia (PCRO), a qual resultou na prisão de 27 pessoas pelos crimes de associação para o tráfico, estelionato e formação de quadrilha, dentre outros. A ação dos criminosos, à época, causou um prejuízo estimado em aproximadamente R$ 7.000.000,00 (sete milhões de reais) a instituições bancárias.

O mandado de prisão foi expedido pela 1ª Vara de Delitos de Tóxicos de Porto Velho, do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO). O homem foi encaminhado para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Comentar

Polícia Civil prende três homens em operação contra roubo de veículos em Natal

Redação   18/08/2023 às 11h57   -  Atualizada em 18/08/2023 às 12h57

Polícia Civil prende três homens em operação contra roubo de veículos em Natal

Policiais civis da Delegacia Especializada em Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (DEPROV/Natal) prenderam, nesta quinta-feira (17), três homens investigados por roubos e furtos de veículos. Três mandados de prisão foram cumpridos em Natal.

O primeiro mandado de prisão foi cumprido contra um homem, de 23 anos, conhecido como “Gago dos Coqueiros”, investigado pelo roubo de uma VW/Amarok, ano 2017, ocorrido na rua São José, em Lagoa Nova, na manhã do dia 20 de maio de 2023. Na ocasião, o investigado, utilizando um carro modelo Pálio, na cor branca, agiu na companhia de mais dois comparsas que também foram indentificados.

O segundo foi em desfavor de um indivíduo chamado pela alcunha de “Galo Cego”, de 26 anos, investigado pelo roubo de um veículo HYUNDAI/HB20, ocorrido no dia 31 de maio de 2023, no bairro de Candelária. Na ocasião, o investigado utilizou uma arma de fogo como forma de ameaçar as vítimas e as manteve reféns durante a ação criminosa, obrigando-as a realizarem transferências bancárias para contas indicadas. Ele também responde pela participação no homicídio praticado contra um policial penal no ano de 2017 e pelo roubo de um mercadinho na cidade de Macaíba.

Com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi cumprido também um mandado de prisão contra um foragido de 26 anos, conhecido como “Beiço”, que vinha sendo considerado um dos maiores furtadores de carros e motos da capital do estado. Ele é investigado pelo envolvimento em furtos de pelo menos dez motocicletas, ocorridos nos últimos meses em vários bairros da Zona Oeste de Natal.

As investigações terão continuidade no intuito de identificar e prender os demais envolvidos.

A Polícia Civil reitera a importância da colaboração da população, que pode trazer informações através do telefone 181.

Comentar

Jovem de 22 anos é executado dentro de casa no Igapó

Adson Siqueira foi surpreendido por dois homens que atiram no rosto; o fato ocorreu na tarde desta quinta-feira (17).

Sérgio Costa   18/08/2023 às 07h27   -  Atualizada em 18/08/2023 às 08h11

Um homem identificado como Adson Siqueira Jerônimo da Silva, de 22 anos, foi assassinado, na tarde desta quinta-feira (17), dentro de casa, na vila São João, na rua Santo Agostinho, no bairro Igapó, zona Norte de Natal.

De acordo com a polícia, a vítima foi surpreendida por dois homens que invadiram a residência e atiraram diversas vezes atingindo o rosto de Adson, que morreu antes da chegada do socorro. Os executores fugiram em uma moto com destino ignorado.

As razões para o homicídio ainda são desconhecidas, a DHPP investigará o caso.

Comentar

Polícia Civil prende suspeitos de comandar 'tribunal do crime' em Caicó; cinco pessoas foram presas

Redação   17/08/2023 às 10h02   -  Atualizada em 17/08/2023 às 10h20

Policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR/Caicó) deflagraram, nas primeiras horas desta quinta-feira (17), a "Operação Tormento", que resultou no cumprimento de cinco mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão, no município de Caicó. A ação teve como intuito desarticular uma célula de uma facção criminosa. Cinco pessoas foram presas por força de mandado de prisão preventiva. Outras duas pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas.

Os suspeitos são investigados pela prática de crimes de tortura, cárcere privado e corrupção de menores, no contexto da atuação do "Tribunal do Crime", no âmbito de uma organização criminosa.

A atuação policial contou com o apoio da Polícia Federal, por meio da FT-Susp/Natal, 3ª DRP, 47ª DP de Jardim de Piranhas e DEAM Caicó.

Diligências ainda em andamento. Em breve mais informações.

Comentar

Após ser solto na audiência de custódia, "Yuri Cego" é preso novamente no Salgado

O indivíduo é apontado como autor de assassinatos, roubos e tráfico de drogas; a ação ocorreu na tarde desta quarta-feira (16).

Sérgio Costa   17/08/2023 às 07h50   -  Atualizada em 17/08/2023 às 10h03

Um homem identificado como Yuri da Silva Martins, de 24 anos, mais conhecido como "Yuri Cego", foi preso na tarde desta quarta-feira (16), durante uma abordagem realizada por policiais do 9° Batalhão. O indivíduo é apontado pela polícia como autor de assassinatos, roubos e tráfico de drogas, contra ele existiam dois mandados de prisão em aberto.

Há dois meses Yuri foi detido em uma barreira da seção Lei Seca, conduzido a delegacia ele confessou possuir os mandados, mas na audiência de custódia acabou solto, mesmo assim. Sabendo que poderia ser novamente preso ele tentou se esconder no banco traseiro do carro onde estavam outros dois comparsas, mas os PMs perceberam e cercaram o veículo.

Contudo, "Yuri Cego", deverá cumprir a pena determinada pela justiça diante dos mandados de prisão que estavam em aberto.

Comentar

Polícia prende dois suspeitos durante operação contra as "Festinhas do crime"

A ação ocorreu o bairro das Rocas na manhã desta quarta-feira (16)

Redação   16/08/2023 às 15h38   -  Atualizada em 16/08/2023 às 20h11

Policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR), em ação conjunta com equipe da 2ª Delegacia de Polícia Civil (DP de Natal) e do Grupo de Operações Especiais (GOE), deflagraram, nesta quarta-feira (16), uma operação com o intuito de combater uma organização criminosa que estaria promovendo festas ilegais no bairro das Rocas, localizado na Zona Leste de Natal.

No decorrer das diligências, foram cumpridos mandados de busca e apreensão domiciliar e mandados de prisão em desfavor de dois suspeitos, 31 e 28 anos. Um deles seria o organizador dos eventos e ambos, durante uma das festas, teriam efetuado vários disparos de arma de fogo para o alto.

Nos eventos, vídeos foram gravados e postados em redes sociais, evidenciando que armas ilegais circulavam livremente entre participantes. As investigações prosseguem para a identificação e prisão dos demais suspeitos.

Os homens foram encaminhados para o sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Comentar
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 12 de 613
Fechar
© 2011-2024. Portal BO - O 1º Portal Policial do RN - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

Título