Natal, Rio Grande do Norte, 04 de Maio de 2024

Salário pago aos PM's se configura como a pior remuneração da Segurança Pública do Estado

   23/08/2011 às 15h12   -  Atualizada em 21/07/2017 às 14h35

Foto: Adriano Abreu

 A Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte atualmente ocupa a 17ª posição no ranking das remunerações pagas aos policiais militares do Brasil, ficando atrás até de um dos Estados considerados mais pobres do país, o Maranhão.

Se entre as 27 Unidades Federativas, o Rio Grande do Norte se encontra na 17ª posição em relação aos salários pagos aos seus militares estaduais, na esfera da região nordeste a realidade é ainda pior. Entre as Corporações Militares dos nove Estados Nordestinos, a PMRN se enquadra na sexta posição, ficando à frente apenas do Ceará, Paraíba e Piauí - este último conseguiu um reajuste recentemente e espera-se que em maio de 2015 os policiais piauiense percebam R$ 3,1 mil.

Para piorar a situação dos policiais militares norte-riograndense, comparando-os às demais Instituições que compõem a Segurança Pública do Estado, como Polícia Civil, Agentes Penitenciários e Guardas-Municipais da Cidade do Natal, os milicianos ocupam a última posição do ranking das remunerações pagas aos profissionais da Segurança Pública potiguar.

Para se ter uma idéia o último aumento salarial concedido aos policiais e bombeiros militares do Estado foi realizado ainda em 2007, motivado por um movimento reivindicatório que provocou a prisão de centenas de policiais militares, os quais tiveram que recorrer ao Legislativo Federal para anistiar esses PM's.

No entanto, os policiais e bombeiros militares do RN esperam que o Governo do Estado se sensibilize com as disparidades salariais enfrentadas pela categoria frente às demais Instituições que compõem a Segurança Pública potiguar. Afinal, o próprio Governo do Estado anunciou em sua página oficial que a governadora Rosalba Ciarlini comparecerá no próximo dia 25, Dia do Soldado, no Quartel do Comando Geral para anunciar as medidas que a administração irá tomar diante das reivindicações da categoria militar.

No mesmo dia, porém, os policiais e bombeiros militares estarão realizando um Ato em Defesa da Valorização Profissional dos PM's e BM's do Estado.

Enquanto isso, ocupemos a 17ª posição no ranking nacional, a 6ª posição no ranking regional e a última posição no ranking estadual acerca das remunerações pagas aos profissionais de segurança pública.

Tópicos: PM, salário,
© 2011-2024. Portal BO - O 1º Portal Policial do RN - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

Título