A reportagem solicitada não foi encontrada.

Natal, Rio Grande do Norte, 29 de Abril de 2024

Presos fazem princípio de rebelião, queimam colchões e quebram grades no PEP

Eles reclamam da proibição na entrada de alimentos e roupas, em virtude da greve dos agentes.

Thyago Macedo   14/09/2011 às 14h43   -  Atualizada em 01/02/2015 às 05h11

O início de uma greve dos agentes penitenciários fez com que presos do Presídio Estadual de Parnamirim se rebelassem, no fim da manhã desta quarta-feira (14). Eles queimaram colchões, quebraram grades e pegaram alguns familiares para fazer como reféns. Os presos reclamam da suspensão da entrada de alimentos e roupas levadas a unidade pelas famílias.

A medida entrou em vigor hoje, a partir de uma determinação do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte. A categoria iniciou uma chamada greve branda, em que a revista aos familiares está suspensa e, com isso, os presos ficaram sem receber produtos.

O Sindasp-RN afirma que a obrigação de alimentar e vestir os detentos não é das famílias e sim do Governo do Estado. De acordo com o Coordenador da Administração Penitenciária (Coape), José Olímpio, o motim aconteceu no Pavilhão 1 da unidade prisional, que fica localizada no Pitimbu.

Para controlar a situação, a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) determinou o enviou do Grupo de Operações Especiais, formado exclusivamente por agentes penitenciários, que conseguiu impedir que os presos deflagrassem uma rebelião generalizada. Apesar do fogo e do clima tenso, ninguém ficou ferido.  

© 2011-2024. Portal BO - O 1º Portal Policial do RN - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

Título