Natal, Rio Grande do Norte, 28 de Abril de 2024

Presos do Comando Vermelho tiveram facilitação?

Redação   15/02/2024 às 07h03   -  Atualizada em 17/02/2024 às 11h20

Os presos Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça fugiram da penitenciária de segurança máxima de Mossoró, a 285 km de Natal. Os dois, agora foragidos, seriam da facção Comando Vermelho, a mesma de Fernandinho Beira-Mar, considerado um dos maiores traficantes da América Latina e que também está preso na mesma penitenciária.

Diferente do que foi divulgado inicialmente, a fuga não ocorreu durante o banho de sol e sim pelo local onde esse "banho" acontece. Isso porque a fuga aconteceu às 3h17 da madrugada, mas só quando amanheceu é que foi percebida.

Os fugitivos teriam escalado uma das luminárias e tido acesso ao teto. Depois disso, cortaram a cerca e pularam. Ao contrário da penitenciária de Brasília, o presídio de Mossoró não tem uma muralha para contenção, conforme apontou a CNN Brasil.

Os investigadores trabalham com a possibilidade de falha humana ou cooptação - resultado possivelmente de corrupção. Isso porque ainda não há respostas sobre como eles atravessaram pelo menos 3 portas – cela, corredor e pátio – e como burlaram o circuito fechado de câmeras de TV.

O Ministério da Justiça suspeita que uma obra no pátio do Presídio Federal tenha diminuído a segurança da unidade, acarretando a primeira fuga do Sistema Penitenciário Federal.

Segundo integrantes do Ministério, por conta da obra, um detector de metais estava desativado e os agentes penitenciários não estavam passando pelo procedimento, então poderia entrar com material que normalmente é proibido.

Segundo fontes do sistema penitenciário, eles não são líderes com alto poder aquisitivo e são criminosos do front, que têm, nas palavras dos interlocutores, "muita disposição" física e de estratégia. Por conta dessas características, o foco da força-tarefa é prendê-los nas primeiras 72 horas da fuga.

Fonte: 96fm

© 2011-2024. Portal BO - O 1º Portal Policial do RN - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

Título