Natal, Rio Grande do Norte, 20 de Outubro de 2017

Parlamentar quer unidades do ITEP no Vale do Açu e Alto Oeste

Atualmente, apenas Natal, Mossoró e Caicó têm que atender a todo o RN.

   01/04/2013 às 08h02   -  Atualizada em 24/07/2017 às 17h45

Foto: Daniel Morais / Portal BO

O deputado estadual Gustavo Carvalho (PSB) voltou a cobrar a instalação de unidades do Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (ITEP/RN) para as regiões do Alto Oeste e Vale do Açu. A reivindicação foi encaminhada à governadora Rosalba Ciarlini, ao diretor-geral do ITEP, Nazareno de Deus Medeiros Costa, e ao Delegado Geral da Policia Civil do RN, Fabio Rogério Silva, mostrando a importância e necessidade de unidades nas cidades das duas regiões como Pau dos Ferros e Assu.

O parlamentar já havia feito às cobranças junto ao Governo do Estado, mas o projeto ainda não saiu do papel. "As regiões do Vale do Açu e Alto Oeste são formadas por várias cidades. Infelizmente, hoje existe apenas o ITEP de Mossoró para atender todo esse universo, o que tem gerado transtornos, principalmente quando se trata da realização de pericia”, comentou o deputado.

Segundo Gustavo Carvalho, os números indicam que já existe uma necessidade real de um ITEP em Pau dos Ferros e um em Assu, diminuindo os transtornos tanto para os profissionais quanto para os cidadãos, que passaram a ser atendidos com mais eficiência e agilidade.

O Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP), sediado em Mossoró é responsável pelo atendimento a ocorrências em mais de 50 municípios do Médio, Alto Oeste e do Vale do Assu, vem enfrentando grandes problemas devido a sua estrutura não dispor de condições de atender a demanda e a cada dia o problema vem ganhando maiores proporções gerando prejuízos para a população. O problema é antigo e as reclamações surgem de todos os lados. O órgão dispõe de pouco estrutura e material humano para o recolhimento de corpos e realização de perícia técnica, a que existe é insuficiente para atender satisfatoriamente as ocorrências dos mais de 60 municípios da região.

Muitas vezes devido à demora da chegada da equipe do ITEP ao local do crime, o corpo fica por varias horas no local, causando uma grande revolta na comunidade.  “Acredito que somente com a instalação de um Posto do ITEP em Pau dos Ferros e em Assu, o órgão passaria a oferecer um serviço de melhor qualidade e assim evitar constrangimento e sofrimento de varias famílias das regiões do Alto Oeste e Vale do Açu”, finalizou o parlamentar.

Fora Natal, o ITEP dispõe de apenas duas Unidades Regionais no interior do Rio Grande no Norte, distribuídas nos municípios de Mossoró e Caicó. 

Encontre-nos no Facebook
Fechar
© 2011-2017. Portal BO - O 1º Portal Policial do RN - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

Título