Queima de Arquivo

Natal, Rio Grande do Norte, 20 de Outubro de 2017

O jogo dos grilhões na terra dos cegos

Leia na coluna do repórter Sérgio Costa!

Sérgio Costa   18/07/2015 às 19h51   -  Atualizada em 22/08/2017 às 16h22

Foto: Sérgio Costa / Portal BO

Não é de hoje que essa ladainha de tira preso bota preso em salas improvisadas de delegacias de Natal acontece, esse jogo de empurra, empurra ou toma que o filho é teu, já vem malhado antes de eu nascer, como dizia Cazuza. Parece até que é por temporada, repete-se todos os anos, quando o sistema carcerário entope alguém tem logo uma solução: colocar os presos nos peitos da Polícia Civil até que um paliativo se transforme em projeto vindouro.

Pois bem, em minha opinião é exatamente o que esta acontecendo agora, o êxodo obrigatório de presos da carceragem improvisada da Plantão Sul para a Norte é o maior exemplo de que esse tipo de assunto não interessa para gestor nenhum, aliás, é tão renegado que mesmo a imprensa estampando a masmorra medieval com condenados a morte ainda tem gente solicitando laudo para saber o que de fato está acontecendo.

Nesses dias acompanhei de perto o problema, vi presos autuados por roubo, furto, estelionato e homicídio dividindo um único espaço, defecar em sacos plásticos, urinar em garrafas pet, dividir quentinhas azedas e passar cinco dias sem tomar banho. Alguém pode até dizer a seguinte frase: “É isso que eles merecem, são bandidos e capazes de matar um cidadão de bem”. Porém, a questão é que essa situação não agride somente esses infelizes. Entra em cena o policial civil que acaba assumindo uma função que não é a dele e o que é pior, deixa de proteger nós cidadãos e investigar crimes para cuidar perigosamente de presos.

A diretoria de administração da Degepol informou através de nota que está aguardando um lado da vigilância sanitária para saber o que realmente está ocorrendo e tomar as devidas medidas e em seguida dar um destino aos presos que já lotam a cela da Plantão Norte. Paralelo a isso, diz a nota, já existe um projeto na secretaria de infraestrutura para demolir o prédio onde funciona a Plantão Sul e construir lá a 5ª DP e a nova Plantão.

Mas enquanto isso não acontece mais delinquentes serão presos, para algum lugar eles deverão ser levados depois de autuados em seus devidos crimes, certamente ainda iremos testemunhar muitas desculpas, satisfações e promessas de cunho unicamente político que não chegarão a nada. O que estamos vendo não é um problema antigo que o inoperante e ineficiente sistema penitenciário e a secretaria de segurança insistem em classificar como simples. É amigo, pimenta nos dos outros...
 

Encontre-nos no Facebook
Fechar
© 2011-2017. Portal BO - O 1º Portal Policial do RN - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

Título