A reportagem solicitada não foi encontrada.

Natal, Rio Grande do Norte, 15 de Maio de 2024

Matar é menos trabalhoso do que tentar ser alguém na vida

Thyago Macedo   27/02/2013 às 09h31   -  Atualizada em 24/07/2017 às 17h43

Foto: Daniel Morais / Portal BO

Todos os dias noticiamos aqui no Portal BO casos de assassinatos. A maioria deles tem a mesma característica de execução por acerto de contas. Só nesta terça-feira (26), foram três mortes em Natal. Lembrei que dia desses o amigo fotógrafo Canindé Soares me perguntava via Twitter o motivo pelo qual todos os dias bandidos morrem ou são presos e mesmo assim os homicídios não diminuem.

A resposta para esse questionamento é complexa, no entanto, penso que o principal atrativo para jovens e adolescentes entrarem no mundo do crime é a “facilidade” que eles encontram nessa vida. Se questionarmos alguns presos por que eles decidiram praticar delitos, a resposta mais comum será a falta de oportunidade na sociedade.

Isso é verdade? Acredito que apenas em alguns aspectos. Claro que boa parte dos criminosos vem de comunidades carentes, de famílias desestruturadas e, realmente, nunca tiveram boas oportunidades do Estado. Porém, conheço várias histórias de pessoas que vieram das mesmas comunidades carentes, das mesmas famílias desestruturas e, mesmo assim, conseguiram estabelecer uma vida digna.

A diferença é que tentar ser alguém na vida quando se está à margem da sociedade é muito, muito mais difícil. É preciso força de vontade e, principalmente, ter um bom caráter. Por outro lado, entrar na vida de crimes é extremamente fácil. Geralmente, o começo é com aviãozinho do tráfico, depois pequenos roubos, até que se comece a matar e realizar grandes assaltos.

Ser bandido é fácil e pode render dinheiro rapidamente, mas, jamais será uma atitude inteligente, pois tudo que vem fácil, vai fácil também. E assim é o ciclo por trás das mortes que registramos diariamente.

© 2011-2024. Portal BO - O 1º Portal Policial do RN - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

Título