A reportagem solicitada não foi encontrada.

Natal, Rio Grande do Norte, 25 de Abril de 2024

Desembargador afirma que quantidade de presos em Alcaçuz é incerta

Cláudio Santos, corregedor geral de Justiça, vistou a penitenciária, na manhã de hoje.

Thyago Macedo   07/02/2012 às 14h15   -  Atualizada em 24/07/2017 às 07h16

Foto: Thyago Macedo
Desembargador Cláudio Santos, corregedor de Justiça

A situação na penitenciária estadual de Alcaçuz é pior do que se pensava. Na manhã desta terça-feira (7), após uma reunião com a direção da unidade, o corregedor geral de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Cláudio Santos, declarou que, atualmente, não se sabe quantos presos estão na penitenciária, nem muito menos quantos homens fugiram no dia 19 de janeiro, quando especula-se que 41 escaparam do Pavilhão Rogério Coutinho Madruga. 

Isso acontece porque, hoje, o presídio não tem um sistema atualizado com o nome de todos os detentos. A visita de hoje, de acordo com o desembargador, teve como proposta respaldar o trabalho do novo diretor, bem como do novo secretario estadual de Justiça e Cidadania, Fábio Hollanda, mas, principalmente: “fiscalizar o trabalho do Estado e cumprir com o que determina a lei. Por isso, estamos dispostos a ajudar no que for preciso para contornar essa situação”.

Cláudio Santos emendou sua fala dizendo que: “está na hora do governo sair do plano dos discursos para providenciar ações. Nosso propósito é colaborar com essa situação caótica possa ser sanada em poucos dias. Uma das medidas emergenciais que estamos cobrando é o reforço das guaritas, pois até hoje isso ainda não foi feito, mesmo após aquela fuga em massa”.

O secretario estadual de Justiça e Cidadania, Fábio Hollanda, acompanhou os representantes do Ministério Público e da Justiça e destacou as providências já adotadas desde que assumiu. “Nesse período, colocamos a iluminação dentro e fora de Alcaçuz, conseguimos fechar túneis que localizamos em volta dos pavilhões e também convocamos quatro novos agentes penitenciários. Além disso, já estamos providenciando a convocação de novos 57 agentes penitenciários”, comentou Fábio Hollanda.

A presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte, Vilma Batista, comemorou a notícia, mas ressaltou que isso é apenas um paliativo, diante das dificuldades enfrentadas pela categoria ao longo dos últimos anos.
 

© 2011-2024. Portal BO - O 1º Portal Policial do RN - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

Título