Natal, Rio Grande do Norte, 19 de Abril de 2024

Corpo de Bombeiros Militar completa 99 anos de atuação no RN

Atualmente, o CB é uma instituição com independência administrativa e orçamentária.

Redação   29/11/2016 às 19h26   -  Atualizada em 05/09/2017 às 09h12

Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) comemora nesta terça-feira 99 anos de existência no Estado. Os serviços da corporação no RN iniciaram em 29 de novembro de 1917, através da lei nº 424, sancionada pelo governador Joaquim Ferreira Chaves, quando foi criada uma Seção de Bombeiros, anexa ao Esquadrão de Cavalaria. Seu efetivo inicial era composto por 24 (vinte e quatro) praças, a comando do Capitão João Fernandes de Almeida, popularmente conhecido por “Joca do Pará”, que cumulativamente comandava a tropa cavalariana. Um grande incêndio, ocorrido no ano de 1916, na Estação Central de Trens na Ribeira, foi o que motivou o surgimento da instituição. Na ocasião o fogo destruiu inúmeros vagões carregados de algodão.

De acordo com o Comandante Geral, coronel Otto Ricardo Saraiva de Souza, a criação do Corpo de Bombeiros, ressalta que a Instituição sempre cumpriu o dever, com dedicação e empenho em fazer o melhor e ofertar o melhor serviço possível à população do Rio Grande do Norte.

“A despeito das dificuldades enfrentadas hoje pela corporação, potencializada para crise enfrentada pelo Estado e pelo país, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte segue firme e consciente de sua missão, pelo compromisso com a sociedade norte-rio-grandense, mantendo a tradição de bons serviços prestados ao longo de seus quase cem anos”, afirma o comandante.

Atualmente, o Corpo de Bombeiros é uma instituição com independência administrativa e orçamentária. Através da Lei Complementar nº 230, em 22 de março de 2002, o CBMRN foi emancipado da Polícia Militar, passando a denominar-se Corpo de Bombeiros Militar do RN, integrado ao Sistema de Segurança Pública do Estado.

“Comemorar 99 anos de existência é um marco significativo na vida de uma instituição e representa a consolidação de sua presença no seio da sociedade a qual serve. É um momento para que todos reflitam sobre a nossa importância e sobre as necessidades do nosso fortalecimento quanto corporação que atua nas urgências e emergências. Reconhecemos que estamos passando por um período de muitas dificuldades, em função da crise financeira vivenciada pelo país, mais não perdemos as esperanças que vamos dar a volta por cima e o Corpo de Bombeiros terá o reconhecimento que lhe é digno!”, destacou o subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros do RN, coronel Laurêncio Menezes de Aquino.

Diante dessa retrospectiva de quase cem anos, a história aponta para uma difícil consolidação do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, como a fênix, figura mitológica que representa a instituição, foi necessário chegar às cinzas para depois ser recriada.

Não só apagando incêndio, mas atuando no resgate e salvamento de pessoas e animais, na prevenção de afogamento, no desencarceramento de vítimas presas às ferragens de veículos envolvidos em acidente de transito, no apoio ao aleitamento materno, no acolhimento de crianças em situação de risco, e em mais um extenso leque de atividades voltadas à proteção da população, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte vem exercendo sua missão de servir por quase um século.

Centenário

O centenário da Corporação só será comemorado em 29 de novembro de 2017, porém o Corpo de Bombeiros Militar do RN deseja realizar uma série de eventos, ao longo do próximo ano, que possa evidenciar esse momento histórico para o estado. Além da tradicional Corrida Soldados do Fogo, considerada uma das melhores provas de rua do Norte e Nordeste do país, a instituição se planeja para realizar também seminários, competições, eventos sociais, caminhadas, travessias aquáticas, ações publicitárias, entre outras, visando ofertar para o público interno e externo uma programação festiva especial.

De acordo com o subcomandante geral do CBMRN, Coronel Laurêncio Aquino, a ideia é realizar ações que integrem ainda mais a corporação à sociedade, outras corporações do estado e do país e aos próprios familiares dos bombeiros potiguares.

“Estamos iniciando nosso planejamento para comemoramos da melhor maneira possível os 100 anos de atuação dos bombeiros no RN. É uma longa história dedicada a população potiguar que merece sim uma grande festa. A população e os bombeiros podem aguardar que virão boas surpresas em 2017”, disse o subcomandante geral do CBMRN.

© 2011-2024. Portal BO - O 1º Portal Policial do RN - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

Título