Natal, Rio Grande do Norte, 29 de Março de 2024

CABO JEOÁS BUSCA RESPOSTAS SOBRE AS PROMOÇÕES

Para sanar dúvidas, entramos em contato com o Cel Ângelo – Comandante Geral da PM. Ele como responsável pela promoção dos praças reafirmou o compromisso do Governo com as promoções

   17/04/2015 às 23h45   -  Atualizada em 18/08/2017 às 13h51

Foto: Luana Neves

Conforme já tínhamos adiantado aqui no blog, as promoções previstas para o próximo dia 21 de abril não serão realizadas nesta data. O Governador Robinson declarou recentemente em uma rádio local que realizará a maior promoção da história e que irá manter seu compromisso de campanha com relação às promoções. Não podemos duvidar de sua intenção, mas é quase impossível que isso venha à ocorrer no dia 21.

Para sanar dúvidas, entramos em contato com o Cel Ângelo - Comandante Geral da PM. Ele como responsável pela promoção dos praças reafirmou o compromisso do Governo com as promoções, mas confessou que existem atrasos nos trâmites administrativos. "O volume de promoção é muito grande e o efetivo para cuidar disso é pequeno. Reafirmo nosso compromisso e garanto que a Comissão de Promoção de Praças tem se dedicado e trabalhado com responsabilidade, até ultrapassando seus horários normais de trabalho para garantir agilidade neste processo, mas não é simples." declarou o comandante afirmando que caso as promoções atrasem alguns dias, serão todas retroativas à 21 de abril.

O Comandante ainda afirmou que as atas que precisariam ser publicadas e os entraves administrativos estão sendo resolvidos.

No aditamento ao BG 070 de 17 de abril de 2015 será publicado o quadro de acesso de Cabo e Soldados, uma demonstração que a Comissão de Promoção de Praças tem se esforçado para cumprir o cronograma. Já no Corpo de Bombeiros a informação que todos os trâmites administrativos já foram cumpridos.

Segundo a Secretária de Segurança Kalina Leite, o Governo tem trabalhado de forma articulada para que as promoções sejam cumpridas. Ela explicou que o Comando da PM está concluindo os trâmites administrativos: "Estamos trabalhando com muito afinco e responsabilidade e temos como prioridade a valorização profissional. Não posso adiantar quantas promoções, mas estou bastante animada." declarou a Secretária. Quando perguntada se as promoções ocorrerão dia 21, Kalina garantiu que mesmo não ocorrendo no dia 21, será respeitado o período retroativo.

A nova realidade imposta pela Lei de Promoção de Praças garante que todos os policiais e bombeiros com interstício máximos figurem no quadro de acesso. Além daqueles que no interstício mínimo atenda as exigências legais, como as injustiças nas promoções que atravessam décadas com policiais e bombeiros beirando os 30 anos de serviço sem nenhuma promoção, a expectativa é de um número considerado de promoções e consequentemente um aumento no trabalho administrativo para finalizar os processos e deixar tudo pronto para as promoções.

Para termos ideia, antes dessa legislação não se falava em quadro de acesso para Cabos e 3° Sargentos. As promoções ocorriam automaticamente após a realização dos respectivos Estágios de Habilitação.

Neste sentido, as associações continuam mobilizando a categoria para dia 22 iniciarmos acampamento em frente à Governadoria.

No entanto, é necessário que as Associações fortaleçam o diálogo com o Governo, cobrem a finalização dos processos administrativos e ainda busquem articulação política junto a Assembléia Legislativa, Ministério Público, OAB e demais instituições e entidades parceiras da legalidade e valorização profissional.

Tópicos: LPP
© 2011-2024. Portal BO - O 1º Portal Policial do RN - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

Título