Natal, Rio Grande do Norte, 21 de Agosto de 2019

Associação de Voluntários e hospital Walfredo Gurgel realizam campanha de prevenção contra queimaduras

O evento acontece neste sábado (15), no Parque das Dunas

Redação   13/06/2019 às 08h34   -  Atualizada em 13/06/2019 às 08h40

Ilustração

A Associação de Voluntários Pró-Queimados (AVPQ), com o apoio do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), em parceria com o Corpo de Bombeiros, Liga de Cirurgia Plástica do RN e servidores do CTQ, promovem uma série de atividades neste sábado (15), das 14h às 17h, no Parque das Dunas, sobre prevenção de queimaduras. Entre as ações programadas, haverá uma cozinha gigante onde adultos poderão ter a mesma sensação e perspectiva de uma criança naquele ambiente, atores maquiados reproduzindo casos reais com ferimentos de segundo e terceiro graus, palestras, distribuição de panfletos, apresentação cultural e muitas outras orientações do que fazer quando alguém sofre uma queimadura.

Serão também encenadas as situações mais corriqueiras de queimaduras em casa, especialmente, com crianças mexendo no fogão, puxando a toalha da mesa, colocando dedo na tomada e atravessando a cancela de acesso à cozinha. Outras informações terão como tema: fios desencapados, fio do ferro elétrico e líquidos inflamáveis.

Mas, como todo cuidado é pouco, as atenções a fim de evitar acidentes com queimaduras, devem estar voltadas também para locais fora do ambiente familiar. Por isso, durante toda a programação, serão ensinadas técnicas seguras de como empinar pipas, acender uma churrasqueira, onde e como fazer uma fogueira, como apagar o braseiro ao fim de uma festa, soltar fogos de artifício com segurança, suas classificações e quem deve usar que tipo.

Miliares do Corpo de Bombeiros mostrarão como acabar com um incêndio em um botijão de gás, fazer a instalação correta do fogão e do registro, mostrando ainda os tipos e o uso correto dos extintores de incêndio.

O chefe do CTQ do HMWG, Marco Almeida, é um dos integrantes da AVPQ e alerta que “em 2018 mais de um milhão de brasileiros foram vítimas de queimaduras. Destes, 400 mil eram crianças. Este dia de conscientização deve ser prestigiado pelo maior número possível de pessoas. Serão informações de extrema importância que serão repassadas e que, sem exagero algum, podem chegar a salvar uma vida”.

Encerrando a programação, haverá uma apresentação do Coral Saúde em Canto, do HMWG, no anfiteatro do Parque.

Para outras informações: Assessoria de Imprensa 3232-7530

Encontre-nos no Facebook
Fechar
© 2011-2019. Portal BO - O 1º Portal Policial do RN - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

Título