Natal, Rio Grande do Norte, 24 de Abril de 2024

Alerta: "Alvará no terreiro"

Presos avisam presença da polícia com código de segurança.

Sérgio Costa   10/10/2012 às 09h34   -  Atualizada em 24/07/2017 às 11h52

Foto: Sérgio Costa

Em uma dessas noites eu e o repórter cinematográfico Francisco Câmera fomos até ao Núcleo de Custódia da Polícia Civil, no bairro da Cidade da Esperança, com a finalidade de entrevistarmos um jovem preso acusado de sequestro. Chegamos ao local e fomos recebidos como sempre com muita atenção por parte dos policiais militares e da chefe do Núcleo, Tânia Pereira. Fizemos a entrevista, que durou cerca de vinte minutos, e logo depois ficamos mais um tempo conversando com os colegas da unidade prisional.

Em certo momento, um dos policiais precisou deixar o entrevistado de volta na carceragem que acumula cerca de 70 presos em um espaço improvisado onde deveria ser um solária. Quando o agente abriu a porta de madeira e retirou uma espécie de trava ou cancela, ouvimos alguém do lado de dentro gritar: "ALVARÁ NO TERREIRO".

A frase para qualquer um não quer dizer nada, pode ter um tom de gíria ou apelido, mas na verdade tem outro propósito e significado. Segundo Tânia, "Alvará no Terreiro" quer dizer: "parem de serrar ou cavar que tem polícia na área". "Eles criaram esse código para que os outros presos que são encarregados de serrarem as grades e outros por fazerem buracos para fugas, seja avisados com antecedência da presença nossa no local", explicou.

Um dos policiais me convidou para entrar pela lateral do Núcleo onde ficamos de frente para a cela. Quando os presos perceberam a nossa aproximação um deles gritou alto: "Alvará no Terreiro" e todos se encostaram na grade para que a visão para o interior da cela ficasse comprometida. Outra expressão usada pelos presos é "Chegou Alvará".

Esta situação me fez rir muito e também refletir sobre as condições absurdas do cárcere, a realidade de presos que diante do caos da vida e da prisão criam todas as artimanhas para se ver livres de um mundo que não foi criado por eles.  

© 2011-2024. Portal BO - O 1º Portal Policial do RN - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

Título