Publicada: 11/11/2015 às 18h44

AL aprova Emenda Constitucional e Estado terá que oferecer escola em tempo integral na rede pública

Por Thyago Macedo

 A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte deu um importante passo na educação estadual, nesta quarta-feira (11). A proposta de uma Emenda Constitucional foi votada e aprovada em dois turnos, garantindo que, a partir de agora, o Estado vai ter que incluir, progressivamente, o horário integral para os alunos da rede do ensino fundamental, na rede estadual, em Natal e no Interior.

A Emenda Constitucional 17/2015 foi promulgada em sessão solene presidida pela deputada Márcia Maia (PSB), autora da Proposta de Emenda. Ela acrescenta ao artigo 138 da Constituição do Rio Grande do Norte o inciso VIII que regula a opção pela Escola de Tempo Integral, como forma de resgatar a qualificação do processo educacional.

“O governo terá que oferecer os meios para a implantação progressiva do horário de tempo integral para os alunos do ensino fundamental. A medida vai manter a criança e o adolescente mais tempo na escola, com múltiplas atividades, evitando que fiquem na rua”, disse Márcia Maia, logo após a promulgação da Emenda.

Em tempos de guerra contra as drogas, manter nossas crianças e adolescentes longe das ruas é uma ferramente fundamental para o futuro do Estado e do país. E, claro, educação nunca é demais.