Natal, Rio Grande do Norte, 07 de Maio de 2024

Forças de segurança reduzem em 4,3% total de furtos e roubos de veículos no RN

Dados foram contabilizados e consolidados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais da SESED

Redação   07/05/2024 às 10h47  

Foto: SESED

O primeiro quadrimestre foi de resultados promissores para a segurança pública potiguar. Após registrar reduções nos números de mortes violentas (-13,2%), roubos a estabelecimentos comerciais (11,8%), residências (16,3%) e assaltos em via pública (7,6%), a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) acaba de revelar que também houve menos roubos e furtos de veículos no estado, com redução média de 4,3%.

No total de roubos de carros, motos e outros veículos de maior porte, foram contabilizadas 983 ocorrências nos quatro primeiros meses do ano passado, contra 939 crimes da mesma natureza no mesmo período deste ano, o que representa um total de 44 roubos a menos, ou seja, queda de 4,5%.

Já nos casos de furtos de veículos, foram registrados 769 crimes no primeiro quadrimestre de 2023, contra 738 casos em 2024, totalizando 31 ocorrências a menos, o que significa uma redução de 4%.

É importante ressaltar que os dados acima foram contabilizados e consolidados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais da SESED. Após o processo, a COINE repassa as informações ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) e ao Ministério Público Estadual (MPRN).

Comentar

Operação Caminhos Seguros" prende homem em flagrante por descumprimento de medida protetiva no litoral Sul

A prisão em flagrante aconteceu no município de Tibau do Sul

Redação   07/05/2024 às 09h16  

Foto: PCRN

Policiais civis da 103ª Delegacia de Polícia Civil de Tibau do Sul, com apoio do Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV), prenderam um homem, de 36 anos, por descumprimento de medida protetiva. A prisão em flagrante aconteceu no município de Tibau do Sul.

O suspeito era investigado pelos crimes de lesão corporal em face da ex-companheira e estupro de vulnerável contra a ex-enteada. No âmbito da Operação Caminhos Seguros, a equipe da Polícia Civil diligenciou na residência das vítimas, tendo constatado que o investigado estava dentro da casa, contra a vontade das ofendidas, descumprindo decisão judicial anteriormente deferida.

Além do descumprimento, o homem teria lesionado a ex-companheira no último domingo, jogando óleo quente em seu corpo, causando diversas lesões.

Ante a situação fragrancial, o investigado foi conduzido à Delegacia de Polícia e autuado em flagrante delito. Ele foi encaminhado para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A prisão faz parte da "Operação Caminhos Seguros", deflagrada em âmbito nacional para combater os crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Comentar

ITEP afirma que incêndio no Morro do Careca pode ter sido causado por ação humana

Diversos vestígios de resíduos sólidos de atividade humana foram identificados, como latas, garrafas, copos plásticos e palitos de fósforo riscados

Redação   07/05/2024 às 08h47  

Foto: ITEP

O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN) detalhou o laudo sobre o incêndio que atingiu o Morro do Careca, em Natal, durante o mês de fevereiro de 2024.

O documento, produzido pelo Setor de Engenharia Ambiental e Meio Ambiente (Selma) do Órgão, foi finalizado ainda no mês de março e traz informações sobre o que foi encontrado no local e a dinâmica do ocorrido.

De acordo com a perícia do Itep, diversos vestígios de resíduos sólidos de atividade humana foram identificados, como latas, garrafas, copos plásticos e palitos de fósforo riscados.

Embora o laudo tenha sido concluído como ‘incêndio florestal de origem indeterminada’, considerando a presença de elementos, e em especial dos palitos de fósforo riscados próximos ao local em que possivelmente o incêndio teve origem, sugere-se como hipótese mais provável que tenha ocorrido um incêndio não natural, ou seja, que teve origem por ação humana, embora não se possa fazer inferências quanto à intencionalidade do ato.

Uma vez iniciado, no ponto mais elevado da área atingida, o fogo se deslocou a favor do vento, em direção à praia de Ponta Negra, atingindo mais intensamente uma área estimada de 730 metros quadrados e outras áreas da vegetação abaixo da copa das árvores. As áreas afetadas pelo incêndio sofreram diferentes intensidades de deterioração, desde completa carbonização à leves chamuscamentos.

Comentar

RN reduz crimes contra estabelecimentos comerciais, roubos a residências e assaltos em via pública

Assaltos contra estabelecimentos comerciais caiu de 313 ocorrências registradas no primeiro quadrimestre de 2023 para 276 nos primeiros quatro meses deste ano, o que significa uma redução de

Redação   06/05/2024 às 20h52  

Foto: PMRN

Além da diminuição no total de mortes violentas ocorridas no Rio Grande do Norte (-13,2%), o Governo do Estado também está conseguindo reduzir os crimes contra o patrimônio. No quadrimestre, houve queda no total de roubos a estabelecimentos comerciais, redução nos roubos a residências e menos roubos a pessoas em via pública.

Em números absolutos, o total de assaltos contra estabelecimentos comerciais caiu de 313 ocorrências registradas no primeiro quadrimestre de 2023 para 276 nos primeiros quatro meses deste ano, o que significa uma redução de 11,8%. No mesmo período, o total de roubos a residências caiu de 313 para 262, queda de 16,3%. Já os assaltos a pessoas em via pública, a diminuição foi de 7,6%.

É importante ressaltar que os dados acima foram contabilizados e consolidados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do RN (SESED/RN). Após o processo, a COINE repassa as informações ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) e ao Ministério Público Estadual (MPRN).

Comentar

Polícia Civil prende homem em flagrante por vender filhotes de papagaios em Natal

Prisão ocorreu a partir de investigações da equipe da DEMAATUR, que conseguiu rastrear o suspeito e localizar o ponto de vendas

Redação   06/05/2024 às 19h38  

Foto: PCRN

Policiais civis da Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente e Assistência ao Turista (DEMAATUR) realizaram, nesta segunda-feira (06), a prisão de um homem, de 32 anos, que estava vendendo dois filhotes de papagaios pelas redes sociais. A prisão aconteceu no bairro Cidade da Esperança, Zona Oeste de Natal.

A prisão ocorreu a partir de investigações da equipe da DEMAATUR, que conseguiu rastrear o suspeito e localizar o ponto de vendas. Devido a capacidade do papagaio em imitar as pessoas, essa ave é alvo do tráfico de animais. Os principais alvos são os ovos e os filhotes, que são capturados e vendidos. Essa captura contribui para a diminuição das populações das espécies, o que pode comprometer a existência delas no território.

Além disso, muitas aves morrem durante a captura e o transporte. Essa combinação de fatores resulta no envelhecimento das populações de papagaios, o que pode levar à redução da capacidade de reprodução da espécie e, consequentemente, à sua extinção. Outra consequência desse ato é a proliferação de doenças das aves para humanos, as chamadas zoonoses.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Comentar

PRF prende quatro pessoas e recupera quatro veículos no RN

Ocorrências foram registradas em Mossoró, São Miguel, São Fernando e São José de Mipibu

Redação   06/05/2024 às 12h45  

Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal prendeu, neste fim de semana, nos municípios de Mossoró, São Miguel, São Fernando e São José de Mipibu, quatro homens e recuperou quatro veículos.

Na tarde da última sexta-feira (03), policiais rodoviários federais realizavam fiscalização no km 57 da BR 304, em Mossoró/RN, quando abordaram um homem de 44 anos, condutor de um automóvel Ix35, de cor branca. Após consultas aos sistemas, foi constatado que o condutor possuía contra si um mandado de prisão pelo não pagamento de pensão alimentícia. O homem foi preso e encaminhado à Delegacia de Plantão da Polícia Civil, em Mossoró/RN.

Na tarde do sábado (04), fora da BR, em São Miguel/RN, uma equipe PRF prendeu dois homens de 43 e 56 anos, que conduziam duas motocicletas adulteradas e que circulavam com placas de outros veículos de mesmas características. Eles irão responder pelo crime de adulteração veicular e foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, em Pau dos Ferros/RN.

Na mesma tarde, em São Fernando/RN, um homem de 29 anos compareceu na Unidade Operacional da PRF no município, solicitando que fosse realizada a verificação dos sinais identificadores de uma motocicleta NXR que ele havia adquirido, pois o mesmo suspeitava se tratar de um veículo roubado. Após verificação, os policiais constataram que a motocicleta possuía registro de furto no mês de março deste ano, na cidade de Recife/PE. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil, em Caicó/RN.

Por fim, na tarde deste domingo (05), durante fiscalização no km 118 da BR 101, em São José de Mipibu/RN, uma equipe PRF abordou um homem de 51 anos, condutor de uma carreta cujo o semi-reboque apresentava sinais de adulteração. O homem foi preso e a ocorrência encaminhada à 3ª Delegacia de Plantão da Polícia Civil, em Parnamirim/RN.

Comentar

PM apreende aves silvestres em cativeiro na cidade de Mossoró

Foram apreendidas 30 aves silvestres em diferentes endereços

Redação   06/05/2024 às 10h30  

Foto: PMRN

No último final de semana (04 e 05/05), militares da 3ª CPAmb durante patrulhamento, se depararam com diversas aves silvestres mantidas em gaiolas, em residências no município de Mossoró.

Nas referidas ações, foram apreendidas, 30 aves silvestres em diferentes endereços. Ao todo foram confeccionados quatro Termos Circunstanciados de Ocorrência e encaminhados aos órgãos competentes para medidas administrativas e criminais cabíveis.

O art. 29 da lei de crimes ambientais nº 9.605/98 tipifica como CRIME a criação de animais silvestres sem licença do órgão ambiental competente.

Comentar

Com mais de 850 prisões de motoristas bêbados, Leia Seca registra redução de 100% no número de mortes causadas por embriaguez em Natal

Último óbito ocorreu em dezembro de 2022, quando um idoso foi vitimado na Zona Oeste

Redação   06/05/2024 às 09h14  

Foto: PMRN

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio da SEÇÃO LEI SECA, realizou, somente nos últimos 24(vinte e quatro) meses, a prisão em flagrante de 852(oitocentos e cinquenta e duas) pessoas por dirigir em estado de embriaguez.

O alto número de prisões tem sido apontado como o principal responsável pela diminuição de 100% no número de óbito decorrente de acidente de trânsito com fator alcoolemia na capital do Estado.

O último óbito ocorreu em dezembro de 2022, quando um idoso foi vitimado na zona oeste de Natal por condutor embriagado.

Comentar

Governo do RN anuncia envio de equipes para ajudar nas buscas e salvamentos no Rio Grande do Sul

Estados do Nordeste disponibilizaram profissionais e equipamentos especializados para os serviços de salvamento e buscas

Redação   06/05/2024 às 05h30  

Foto: CBM

A governadora Fátima Bezerra autorizou o envio de equipes e equipamentos para ajudar nos esforços de buscas e salvamentos em razão dos temporais que atingem o  Rio Grande do Sul. A Defesa Civil gaúcha já confirmou 75 mortes, conforme boletim divulgado neste domingo (5).

No sábado (04), Fátima Bezerra, atual presidenta do Consórcio Nordeste, entrou em contato com o Ministro da Defesa do Brasil, José Múcio Monteiro, para solicitar apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) na logística de envio de efetivo e equipamentos dos estados do Nordeste ao Rio Grande do Sul.

"E na condição de presidenta do Consórcio Nordeste, estamos enviando bombeiros e equipamentos para ajudar nossos irmãos gaúchos, porque se a lição é amor ao próximo, união e solidariedade", disse a governadora do Rio Grande do Norte.

O pedido foi feito em nome do Consórcio Nordeste, que iniciou na última sexta-feira (03) uma ação para prestar auxílio ao estado da região do Sul do país. Ao todo, foram disponibilizados pelo menos 100 profissionais.

Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe se uniram para enviar equipes de Bombeiros Militares, mergulhadores, guarda-vidas e especialistas em salvamento em escombros.

Além disso, viaturas, embarcações infláveis, equipamentos de mergulho, binômios certificados em restos mortais, moto aquática, monóculo termal, lanternas, roupas de neoprene e outros recursos foram enviados para reforçar os esforços de resgate.

A governadora também já comunicou ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, sobre as providências em andamento e destacou a prontidão dos Comandantes dos Bombeiros em todo o Nordeste para prestar ajuda. A expectativa é de que a ajuda dos estados nordestinos seja enviada a partir desta segunda-feira (06).

“Estamos enviando bombeiros cursados e capacitados para atuarem nessa missão. Junto a eles, irão equipamentos, botes e viaturas que darão apoio no resgate das vítimas. Toda nossa Corporação está pronta caso seja necessário ainda mais militares”, afirma Coronel Monteiro, comandante-geral do CBMRN.

A situação no Rio Grande do Sul continua preocupante. De acordo com o boletim da Defesa Civil da manhã do domingo, o número de mortes confirmadas já alcança 75, e outros seis óbitos estão sob investigação para determinar se estão relacionados com a tragédia. Além das vítimas fatais, há 103 pessoas desaparecidas e 155 feridas.

O impacto se estende para a população desabrigada e desalojada, com um total de 107,6 mil pessoas fora de suas casas. Deste número, 16,6 mil encontram-se em abrigos, enquanto 88 mil estão alojadas na casa de familiares ou amigos, buscando refúgio diante das circunstâncias adversas.

*Confira abaixo a contribuição de cada estado nordestino:*

*Alagoas:*

12 Bombeiros Militares

01 Binômio

*Bahia:*

22 Bombeiros Militares

01 Médico

01 Enfermeira

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

*Ceará:*

02 Viaturas tipo AS

01 Embarcação inflável

01 Embarcação de alumínio

02 Equipes de salvamento

02 Binômios certificados em restos mortais

01 Viatura do CBCães

*Maranhão:*

12 Bombeiros Militares

02 Viaturas pick-up

01 Van

01 Embarcação inflável

Equipamentos de mergulho

03 Binômios

01 Moto aquática

Monóculo termal, lanternas e roupas de neoprene

*Paraíba:*

02 Viaturas tipo ABS

02 Embarcações infláveis

02 Equipes de salvamento

02 Binômios certificados em restos mortais

02 Viaturas de canil

*Pernambuco:*

02 Viaturas tipo ABS

02 Botes infláveis de salvamento

08 Bombeiros Militares

01 Viatura com Cães

02 Binômios

*Piauí:*

10 Bombeiros Militares

02 Pick-ups

02 Barcos (caso necessário)

*Rio Grande do Norte:*

06 Bombeiros Militares especialistas em operações com embarcações

02 Pickups

02 Embarcações completas

*Sergipe:*

02 Viaturas Tipo Pick-Up

02 Botes Infláveis

01 Equipe de Salvamento

02 Binômios

Comentar

"Operação Monstro" prende integrantes de facção criminosa em São Tomé

Durante as buscas, foram encontrados drogas, celulares e munições

Redação   04/05/2024 às 13h02  

Foto: PMRN

Policiais civis da 34ª Delegacia de Polícia Civil (DP de São Tomé), com apoio da Polícia Militar do RN, deflagraram, nesta sexta-feira (03), a "Operação Monstro", que resultou no cumprimento a um mandado de prisão em desfavor de um homem, de 24 anos, apontado como umas das lideranças de uma facção criminosa recém-criada. A ação aconteceu no município de São Tomé, interior do RN.

Segundo as investigações, o homem suspeito, junto com seus comparsas, elaborava e realizava ações criminosas nos últimos dias na cidade. Os crimes praticados eram de extorsão, ameaça e roubos. Com o cerco policial na casa, em que um membro de um grupo criminoso também estava escondido, o principal suspeito empreendeu fuga com uma arma municiada, mas foi detido pela Polícia. Durante as buscas, foram encontrados drogas, celulares e munições. Um segundo homem que estava na casa também foi preso.

Já em outra casa, foi encontrada uma mulher, de 24 anos, integrante da facção criminosa e na posse de drogas. Em outras diligências, foi encontrado e abordado um homem, companheiro da mulher, que abandonou uma arma de fogo, tipo espingarda municiada calibre 12, na casa vizinha, que fora aprendida e apresentada à autoridade policial.

Após as prisões dos quatro suspeitos, algumas vítimas entraram em contato e reconheceram alguns celulares apreendidos. O nome da operação faz alusão à liderança presa, que foi presa hoje (03), e é visto como o vice-líder na hierarquia da facção.

Os quatro presos foram autuados por organização criminosa, tráfico de drogas, sendo também dois por porte ilegal de arma de fogo.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Comentar

Suspeito de agredir e estuprar criança de 8 anos é preso em Nísia Floresta

Diligências culminaram na captura do tio da vítima, na cidade de Várzea

Redação   04/05/2024 às 12h09  

Na tarde da sexta-feira (03), policiais militares do 3º BPM, em Nísia Floresta, responderam a um chamado urgente do COPOM para verificar uma denúncia grave de estupro de vulnerável e lesão corporal a uma criança de 8 anos no distrito de Mazapas.

Após chegar ao local indicado, os militares conversaram com a mãe da vítima, que identificou o tio da criança como o suspeito dos crimes e informou que ele havia fugido para a cidade de Várzea ou cidades vizinhas.

As autoridades prontamente coordenaram um esforço conjunto com o efetivo das cidades de Várzea, Passagem e Jundiá, pertencentes ao 8º BPM, para localizar o suspeito.

As diligências culminaram na captura do indivíduo na cidade de Várzea.

O infrator foi conduzido à Delegacia Especializada para a realização dos procedimentos legais necessários.

Comentar

PM prende mulher foragida da Justiça na Zona Oeste de Natal

Foragida foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civi

Redação   04/05/2024 às 11h36  

Na tarde dessa sexta-feira (03), policiais militares do 9º BPM realizavam patrulhamento no bairro Bom Pastor, em Natal, quando visualizaram uma mulher que vinha em atitude suspeita.

Durante a abordagem, foi verificado que em seu desfavor existia um mandado de prisão em aberto.

Diante da constatação, a foragida foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil para a realização dos procedimentos legais e, posterior, retorno ao sistema prisional.

Comentar

PM prende dupla com drogas em São José de Mipibu

Prisão ocorreu quando os policiais realizavam um patrulhamento pela Fonte da Bica

Redação   04/05/2024 às 10h05  

Na tarde desta sexta-feira (03), os policiais militares da 8ª CIPM prenderam dois homens acusados de tráfico de drogas, em São José de Mipibu.

A prisão ocorreu quando os policiais realizavam um patrulhamento pela Fonte da Bica e indivíduos armados atiraram contra as viaturas e fugiram em direção a uma mata.

Os policiais revidaram e iniciaram as buscas, quando conseguiram deter dois suspeitos. Em posse dos suspeitos foram encontrado várias pedras de crack e duas porções de maconha.

Os dois homens foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.

Comentar

Polícia Civil prende foragido da “Operação Decreto II”

Uma mulher que dava assistência ao foragido foi conduzida e irá responder por favorecimento pessoal

Redação   03/05/2024 às 14h39  

Foto: PCRN

Na manhã desta sexta-feira (03), policiais civis da 3ª Delegacia Regional de Polícia de Caicó (3ª DR) prenderam um homem, de 23 anos, pelos crimes de roubo e organização criminosa. O mandado de prisão preventiva foi cumprido na Zona Norte do município de Caicó, região do Seridó.

O homem era foragido da 2ª fase da “Operação Decreto”, que resultou no cumprimento de cinco mandados de prisão e 15 mandados de busca e apreensão domiciliar, no município de Caicó, na região do Seridó, no dia 24 de fevereiro de 2024. Na oportunidade, cinco pessoas foram presas.

Uma mulher, que dava assistência ao foragido, foi conduzida e irá responder por favorecimento pessoal. A investigação da operação visou desarticular uma organização criminosa, envolvida em graves crimes como o tráfico de drogas.

O homem foi encaminhado para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Comentar

Foragido da Justiça é preso furtando fios em Natal

Prisão aconteceu durante patrulhamento na Av. Hermes da Fonseca, próximo à AABB, bairro Tirol

Redação   03/05/2024 às 11h50  

Policias Militares do 1º BPM, durante o patrulhamento na Av. Hermes da Fonseca, próximo à AABB, bairro Tirol, zona Leste de Natal, na madrugada desta sexta-feira (03), observaram um indivíduo de 44 anos transportando uma quantidade significativa de fios, ocultos sob uma camiseta preta.

Foi dada voz de parada e procedido de abordagem do indivíduo e, após verificação, constatou-se um mandado de prisão em seu desfavor pelo crime de roubo, previsto no artigo 157 da Lei 2848.

Diante dos fatos, a ocorrência foi registrada na Central de Flagrantes.

Comentar

Polícia Civil prende homem em flagrante por posse ilegal de munições em Arez

Detido foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça

Redação   03/05/2024 às 11h08  

Policias civis da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de Parnamirim (DEAM Parnamirim) prenderam, nesta quinta-feira (02), um homem, de 59 anos, pelo crime de posse ilegal de munições de uso restrito. A ação aconteceu no município de Arez, interior do RN.

A ação ocorreu durante um cumprimento de mandado de busca e apreensão na residência do suspeito, expedido no contexto de um processo investigativo relacionado a crimes praticados no ambiente doméstico. Durante a busca, os agentes encontraram diversas munições, incluindo de uso restrito, resultando na autuação em flagrante do investigado.

O homem foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça para os devidos procedimentos legais.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Comentar

RN fecha quadrimestre com redução de 13,2% no total de mortes violentas

Quadrimestre também registrou redução no total de homicídios dolosos (- 16,7%), mortes em decorrência de enfrentamento policial (-15,2%), latrocínios (-9,1%) e feminicídios (-11,1%)

Redação   03/05/2024 às 09h27  

Foto: PMRN

A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte divulgou nesta sexta-feira (03) estatísticas referentes às Mortes Violentas Intencionais (MVI) ocorridas em território potiguar ao longo dos primeiros quatro meses do ano. Comparando com igual período do ano passado, foram 48 assassinatos a menos, o que representa uma redução de 13,2% no geral.

Em números absolutos, 364 pessoas foram mortas no estado entre janeiro e abril de 2023, contra 316 mortes registradas em 2024. Os dados foram contabilizados e consolidados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais da SESED. Após o processo, vale ressaltar que a COINE repassa as informações ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) e ao Ministério Público Estadual (MPRN).

Ainda de acordo com a COINE, o quadrimestre também registrou redução no total de homicídios dolosos (- 16,7%), mortes em decorrência de enfrentamento policial (-15,2%), latrocínios (-9,1%) e feminicídios (-11,1%). Houve aumento de 30,4% nos casos de lesão corporal seguida de morte (30,4%). As cinco tipologias compõem o MVI, que são as mortes violentas intencionais.

Comentar

Juiz aponta falhas e sistema prisional promete punir responsáveis por fuga do Complexo Penal de Alcaçuz

Titular da Vara de Execuções Penais de Natal criticou o processo de videomonitoramento

Redação   03/05/2024 às 08h17  

Foto: Reprodução

S fuga de dois presos da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta, ainda está dando o que falar. O juiz titular da Vara de Execuções Penais de Natal, Henrique Baltazar dos Santos, fez questionamentos ao processo de seleção dos presos para o trabalho nas unidades penais do Rio Grande do Norte. A observação do magistrado se deu pelo fato de que os dois apenados que fugiram da unidade estavam trabalhando numa oficina e aproveitaram o caminho livre para fugir da prisão. Baltazar também criticou o processo de videomonitoramento e disse que a fuga é consequência de uma “série de fatores”. Nesta semana, a Secretaria de Estado da Administração Penitenciaria (Seap) afastou quatro policiais penais e não descarta novos afastamentos.

“A primeira falha é a escolha dos tais presos classificados. O Estado tem procurado colocar presos para trabalhar, o que é correto e recomendado pelo CNJ, mas a escolha me parece que não foi muito bem feita, tanto que colocaram dois presos com penas altíssimas para trabalharem. E o preso que trabalha tem certas facilidades que podem facilitar a fuga. Segundo: houve algum problema no sistema de vigilância eletrônica, pois o Estado optou por isso nos presídios. As guaritas raramente há policiais nelas, com a vigilância sendo feita por câmeras. E ninguém viu. Teoricamente deveria haver policiais tanto no presídio como na central de monitoramento vendo essas câmeras e identificado essa situação”, apontou Baltazar.

Nesta quinta-feira (02), a Secretaria de Estado da Administração Penitenciaria do Rio Grande do Norte (Seap-RN) anunciou que abriu uma sindicância para apurar eventuais negligências de policiais penais na fuga dos dois presos na Penitenciaria Estadual Rogério Coutinho Madruga, localizada em Nísia Floresta, no Complexo de Alcaçuz. A pasta disse ainda que antes da fuga já havia identificado a entrada de celulares na unidade, mesmo com aparelhos body-scans funcionando. Foram pelo menos três aparelhos apreendidos durante uma “revista estrutural” no intervalo de um mês.

Radar

Comentar

Suspeito nutria ódio por personal, que incentivou ex-companheira dele a denunciar violência e perseguição

Homem preso foi identificado como Gabriel Arcanjo, também conhecido como ‘Gagá’.

Redação   03/05/2024 às 06h14   -  Atualizada em 03/05/2024 às 06h16

Foto: PCRN

Na tarde desta quinta-feira (02), policiais civis da 49a DP, 3ª DRP e NIQ, todos de Caicó (RN), prenderam o suspeito de assassinar o personal Whadson Whonam Silva de Araújo, de 35 anos. O crime aconteceu por volta das 04h50min de segunda-feira, dia 29 de abril, no interior da academia pertencente à vítima, no Bairro Barra Nova.

O homem preso foi identificado como Gabriel Arcanjo, também conhecido como ‘Gagá’. Os policiais o detiveram, por força de um mandado de prisão temporária, no estabelecimento comercial onde trabalha, na Rua Manoel Gonçalves de Melo, e depois, o conduziram à sua residência na Rua José Q. de Medeiros, nas imediações da Escola Zuza Januário. Lá, foi cumprido o mandado de busca e apreensão.

Na casa, foram recolhidos vários objetos e roupas. A arma, usada no crime, não foi localizada.

Depois de cumpridos os mandados, Gabriel Arcanjo foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil, onde inicialmente se negou a falar. Disse que só falaria na presença de um advogado. Ele constituiu Ariolan Fernandes.

A Polícia Civil de Caicó tinha informações de que: “o suspeito estava num processo de violência doméstica contra uma senhora”, disse o delegado Leonardo Germano.

O Delegado Luiz Leopoldo, contou que o caso está sendo investigado a partir da linha de que Whadson foi morto por estar ajudando a ex-companheira de Gabriel, incentivando que ela denunciasse as agressões e a perseguição que vinha sofrendo.

“Se trata de um crime em que a motivação é passional e não se trata de uma relação extraconjugal, como se ventilou nas redes sociais. O Whadson Silva ajudava essa senhora que era perseguida pelo suspeito, a denunciar a questão de violência doméstica, procurar a polícia. O suspeito, nutriu um profundo ódio contra o Whadson. Ele não aceitava também o término do relacionamento. Ela não convivia mais com Gabriel, mas ele tem um histórico de perseguição. Houve uma situação em que ele até articulou o roubo do celular dela, para ter acesso ao aparelho”, disse o delegado Luiz Leopoldo.

Na ação realizada na tarde desta quinta-feira, os policiais civis tiveram o apoio de peritos do Instituto Técnico-Científico de Perícia – ITEP. As roupas serão comparadas com as que estavam sendo usadas pelo assassino no dia do crime. Exames irão dizer se tem resquícios de pólvora ou de sangue da vítima nas peças encontradas.

A Polícia Civil já está de posse de imagens de câmeras de segurança instaladas nas imediações da academia da vítima, onde ocorreu o crime. O delegado Luiz Leopoldo contou que com isso, foi possível traçar a dinâmica do fato. “Pudemos identificar, por exemplo, que o indivíduo chega à pé e foge à pé, sozinho. Ele ficou por 1 hora aguardando que a vítima entrasse na academia para poder ceifar-lhe a vida”, revelou.

O delegado Leonardo Germano, ainda disse que a motivação do roubo do celular da ex-mulher de Gabriel, está intrinsecamente ligada à violência doméstica. “O fato ocorreu no início deste ano. Ele articulou o roubo para ter acesso ao celular dela. Isso já está documentado, com o inquérito relatado, com ele indiciado por roubo majorado, em razão dessa circunstância, ciúmes. Ele ainda responde por violência doméstica, praticada por não aceitar o fim da relação e nutria ódio e ojeriza a todas as pessoas do entorno dela”.

Comentar

Condenado por homicídio na Paraíba é preso na Zona Norte de Natal

Homem preso cometeu o crime no ano de 2002 na cidade de Campina Grande

Redação   02/05/2024 às 19h58   -  Atualizada em 02/05/2024 às 20h03

Policiais civis da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP/Natal), com o apoio da Polícia Civil de Campina Grande/PB, deram cumprimento, nesta quinta-feira (02), a um mandado de prisão em desfavor de um homem condenado pelo crime de homicídio. Ele foi preso no conjunto Parque dos Coqueiros, na Zona Norte de Natal.

De acordo com o inquérito, o homem cometeu o crime no ano de 2002 na cidade de Campina Grande, na Paraíba, e estava foragido desde então.

O homem foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Comentar
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 < Anterior 1 de 621
Fechar
© 2011-2024. Portal BO - O 1º Portal Policial do RN - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

Título